Questões de Psicologia do ano 2014

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas são contribuições da psicologia para a aprendizagem como estratégia organizacional. Boog (2006) salienta a importância de uma educação corporativa mais séria no engajamento entre o objetivo desejado e a práxis aplicada à educação corporativa. Cita um exemplo da Faculdade de Medicina da Bahia, que concedia o Grande Prêmio de Honra ao Mérito ao melhor aluno de cada turma. Décadas depois, perceberam que não havia correlação entre os premiados e o sucesso na vida profissional. Criaram-se então mais duas qualidades avaliativas além do conhecimento: melhor amigo e contribuição social à comunidade, situações que se referem respectivamente a inteligências que complementam o perfil do ser humano integral, neste caso denominada por Goleman de inteligência

  • A. afetiva e criativa.
  • B. interpessoal e emocional.
  • C. intrapessoal e corporal.
  • D. emocional e de valores.
  • E. linguística e pessoal.

Porter, em 1950, utilizou a técnica do aconselhamento não diretivo, adotando o centro de referência interno de indicação rogeriana, classificado em categoria de respostas. No exemplo, onde a orientanda diz: “Na verdade não sei o que fazer, se devo ou não continuar a ser professora do ensino superior. Não suporto mais esse trabalho que me põe tão nervosa... É verdade que tenho uma posição estável e um salário razoável. Mas é possível que o mais certo seja largar tudo e me dedicar àquilo de que mais gosto. Porém isso significaria começar da estaca zero.” O aconselhamento não diretivo, voltado para a adoção do centro de referência interno, isto é, na contínua tentativa de penetrar no mundo psíquico da orientanda, pode ser encaminhado com a seguinte resposta do orientador: “Sua indecisão é muito compreensível.” Essa resposta utiliza que categoria de aconselhamento?

  • A. Interpretativa.
  • B. Apoiadora.
  • C. Permissiva.
  • D. Avaliativa.
  • E. Inquisitiva.

Para Karasek (2000), o estresse no trabalho é visto como respostas físicas e emocionais prejudiciais que ocorrem quando as exigências do trabalho não estão em equilíbrio com as capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador. Portanto, um dos componentes do processo de estresse no trabalho, entre outros, pode ser ambiental, como no caso de jornadas de trabalho em turno, extensas, de risco e de sobrecarga, conhecida como categoria ambiental de

  • A. papel na organização.
  • B. relações de trabalho.
  • C. carreira.
  • D. estrutura e clima organizacionais.
  • E. fatores intrínsecos ao trabalho.

Dentre as teorias e técnicas de psicoterapias (Fiorini, 1978), a psicoterapia dinâmica breve tem sido a mais adequada para as instituições de grande demanda de atendimentos. Nesse caso, as ações do terapeuta compreendem uma grande diversidade de modelos e de abrangências, como no caso em que se procura dirigir a atenção do paciente para pontos nodais de sua comunicação, tratando-se de

  • A. Operações de enquadramento.
  • B. Interpretações de tipo.
  • C. Intervenções de esclarecimento.
  • D. Encaminhamento de informação.
  • E. Interpretações transferenciais.

A aprendizagem provoca mudanças relativamente permanentes no comportamento, resultantes da prática e decorrentes das capacidades humanas. No contexto educacional, o resultado da aprendizagem envolve operações cognitivas, psicomotoras e afetivas. O fator que irá demonstrar que um resultado foi adquirido, sendo incorporado pela primeira vez ao padrão de comportamento do aprendiz, segundo Klausmeier (1977), é o seguinte:

  • A. Atitude e valores.
  • B. Conceitos e princípios.
  • C. Informação e integração.
  • D. Retenção e transferência.
  • E. Motivação e medidas avaliativas.

Nos princípios e condições de aprendizagem, um modelo de desenvolvimento refere-se a conceitos que são a informação ordenada a respeito das propriedades de uma ou mais coisas (Klausmeier, 1977). Para que isso ocorra, é preciso adquirir condições internas relacionadas com os níveis de formação de conceitos, como quando o indivíduo reconhece um objeto que foi encontrado numa ocasião anterior. Assim, a formação desse conceito é conhecida como de nível

  • A. concreto.
  • B. identitário.
  • C. classificatório.
  • D. formal.
  • E. factual.

Os aspectos que caracterizam a síndrome de dependência de álcool são variados. Dentre eles há aquele em que o padrão de ingestão é cada vez mais estereotipado e repetitivo a que se denomina

  • A. relevância da bebida.
  • B. empobrecimento do repertório.
  • C. compulsão para beber.
  • D. negação.
  • E. aumento da tolerância.

Para Coll (1996), as vias de acesso na concretização das intenções educativas demandam a ação dos processos de ensino e aprendizagem, com a presença de três elementos básicos, sendo que um deles mostra o que ocorre entre o input e o output e é conhecido por

  • A. conteúdos.
  • B. atividades.
  • C. resultados.
  • D. esquematização.
  • E. terminalidade.

A orientação profissional tem por objetivo ajudar o indivíduo a escolher e a se preparar para entrar e progredir numa ocupação. Por sua vez, os adultos devem tomar decisões profissionais que, na atualidade, dependem de vários fatores já não mais atrelados a uma orientação profissional, o que torna a função do orientador bastante complexa, levando-o a trabalhar não somente com indivíduos e grupos. Segundo Super (1975), o orientador deve compreender e manipular, entre outros, as

  • A. condições profissionais.
  • B. possibilidades de integração.
  • C. mudanças conjunturais.
  • D. estruturas sociais.
  • E. decisões de carreira.

Bleger (1980) reduz a oito os momentos de aprendizagem, quando os integrantes de um grupo assumem determinadas condutas ou papéis. Um desses momentos refere-se a uma conduta que revela precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado. Essa conduta, nos grupos, refere-se ao momento tido como

  • A. confusional.
  • B. fóbico.
  • C. contrafóbico.
  • D. depressivo.
  • E. esquizóide.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...