Questões de Psicologia do ano 2014

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As tarefas relativas a um eficiente Psicólogo Organizacional envolvem a análise de trabalho, gerando um longo relatório que inclui uma descrição dos atributos, das características para que o funcionário desenvolva com sucesso um determinado trabalho. Segundo Spector (2005), esta fase do relatório recebe a denominação de

  • A. Abordagem orientada à pessoa.
  • B. Ações ou elementos.
  • C. Procedimentos sistemáticos.
  • D. Métodos comparativos.
  • E. Objetividade para a ação.

No treinamento organizacional espera-se que os funcionários apliquem o que aprenderam no trabalho (Spector, 2005). É a chamada transferência de treinamento que, por sua vez, está submetida a cinco fatores. Um deles diz respeito ao ensino do por quê e como uma tarefa deve ser realizada. Esse fator é conhecido por

  • A. Princípios gerais.
  • B. Feedback.
  • C. Excedente de aprendizado.
  • D. Sequência de treinamento.
  • E. Elementos idênticos.

O Psicólogo Organizacional deve respeitar o comportamento ético e o bem-estar das pessoas. Spector (2005) cita alguns princípios éticos, entre eles, o de que o Psicólogo deve ser justo e honesto no trato profissional. Esse princípio é conhecido por

  • A. Competência.
  • B. Integridade.
  • C. Responsabilidade social.
  • D. Bem-estar dos outros.
  • E. Responsabilidade profissional.

A pesquisa é o fundamento da prática e da ciência organizacional (Spector). O Psicólogo muitas vezes é contratado por uma empresa por suas habilidades de pesquisa. Nesse caso, os conceitos são importantes para o projeto de pesquisa. Um desses conceitos refere-se a onde o fenômeno a ser pesquisado ocorre naturalmente, conhecido por

  • A. ambiente de laboratório.
  • B. controle externo.
  • C. alocação aleatória.
  • D. experimento variável.
  • E. ambiente de campo.

Para minimizar conflitos nas empresas, o Psicólogo deve adotar medidas iniciais que envolvam especificamente a

  • A. análise de tarefas.
  • B. causa do comportamento agressivo.
  • C. limitação do funcionário.
  • D. conduta contraproducente.
  • E. coleta de informações.

Pesquisas mostram que a saúde do trabalhador está diretamente envolvida com os cuidados no local de trabalho. Cabe ao Psicólogo Organizacional, segundo Spector (2005), pesquisar os fatores individuais do funcionário juntamente com os fatores organizacionais que se encontram associados ao primeiro. Assim, o funcionário fumante está associado ao fator organizacional conhecido por

  • A. Supervisão dirigida.
  • B. Projeto de equipamentos.
  • C. Baixa rotatividade e ausência.
  • D. Seleção de funcionários.
  • E. Treinamento sobre segurança.

Nas organizações de trabalho, o Psicólogo tem um amplo campo de atuação. Um desses campos será o de contribuir para a produção teórica sobre o comportamento humano no contexto organizacional (Zanelli, 2002). Para atingir esse objetivo, o Psicólogo deve

  • A. planejar programas de treinamento.
  • B. desenvolver pesquisas.
  • C. supervisionar atividades de registros.
  • D. acompanhar o processo de adaptação.
  • E. planejar e acompanhar as atividades.

Lindzey (1977) cita oito teorias da personalidade. Uma delas diz respeito ao papel dos complexos e seu aparecimento por intermédio dos indicadores de complexos e foi desenvolvida por

  • A. Kelly.
  • B. Horney.
  • C. Adler.
  • D. Jung.
  • E. Allport.

Muitos autores, segundo Lindzey, acreditam que o homem possui um instinto de agressão. O estímulo mais citado por esses estudiosos provocadores de ações agressivas é conhecido por:

  • A. Defesa.
  • B. Hostilidade.
  • C. Frustração.
  • D. Sofreguidão.
  • E. Angústia.

As técnicas de entrevista para avaliação diagnóstica permitem ao psicólogo perceber que tipo de vínculo o paciente deseja estabelecer com ele: seduzi-lo, evitá-lo, manter-se à distância, dependência. Para tal, o Psicólogo deve:

  • A. depositar atenção aos conteúdos que o atingem.
  • B. estabelecer os graus de coerência ou discrepância do discurso.
  • C. perceber a primeira impressão que o paciente desperta.
  • D. atentar ao quanto o paciente verbaliza, e o seu ritmo.
  • E. planejar a entrevista com objetivo estrutural.
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