Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.
Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.
Cabe ao psicólogo responsável fazer uma avaliação particularizada do caso, priorizando a promoção de mudanças no repertório comportamental relacionadas à saúde de Carlos e utilização de comportamentos adquiridos ao longo do tratamento, o que pode ser útil em diversas situações de risco a que seja submetido.Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.
Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.
A terapêutica farmacológica, os efeitos colaterais e os riscos de recidiva são aspectos não ocupados pela psico-oncologia, uma vez que são atribuições do médico responsável pelo caso de Carlos.Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens. Promoção de saúde e prevenção de doenças, assim como participação em equipes interdisciplinares de instituições ou em trabalhos comunitários, constituem possibilidades de atuação no campo da psicologia da saúde.
Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens. As dimensões psíquicas e subjetivas devem ser consideradas no processo de adoecimento e na constituição da doença.
Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens. O paradigma positivista influenciou de maneira significativa o desenvolvimento da pesquisa e da prática profissional no campo da psicologia da saúde. Esse paradigma, contudo, por ser embasado em perspectiva microcategórica, dificulta uma construção teórica que ultrapasse os aspectos semiológicos do conceito de saúde e seus possíveis campos de trabalho.
No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. Burnout é a denominação dada a uma síndrome marcada pela presença de sintomas como ansiedade extrema, recordações aflitivas e sentimento de impotência, que se desenvolvem após a exposição do sujeito a um estressor traumático extremo.
No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. Na visão psicodinâmica, a natureza neurótica da depressão revela-se pela incapacidade de o sujeito utilizar a dor depressiva para fins de elaboração psíquica.
No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. A depressão, na visão da teoria cognitiva, deve ser compreendida como uma perturbação no pensamento; seus sintomas decorrem de um processamento cognitivo pessimista, de uma visão distorcida de si, do mundo e do futuro.
No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. Na estrutura neurótica, o conflito psíquico do sujeito situa-se entre o ego e as pulsões, sendo o recalque uma das principais defesas. Nesse caso, o processo primário conserva um papel eficaz, respeitando a noção de realidade. Na estrutura psicótica, uma recusa incide sobre parte da libido narcisista, ocorrendo o domínio do processo secundário.
No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. Nas psicoses, ocorre uma exteriorização reificante, presente no delírio e(ou) na alucinação. Trata-se de um efeito defensivo, no qual aquilo que deveria ter sido do sistema interno e subjetivo do pensamento e do afeto do sujeito é reificado e exteriorizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...