Questões de Psicologia do ano 2014

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. Na psicanálise, as três neuroses clássicas — histeria, neurose obsessiva e fobia — podem ser definidas de acordo com o modo particular que o ego tem de se defender. Na neurose obsessiva, ocorre o deslocamento; na fobia, a projeção; e, na histeria, a conversão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico, é utilizada como estratégia de mudança em diversas abordagens psicoterápicas e tem o objetivo de aumentar o conhecimento do paciente acerca de seu transtorno e de prevenir recaídas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. Em relação à psicodinâmica, há uma diferença importante entre os sintomas que ocorrem na histeria de conversão e nos doentes psicossomáticos. Na histeria de conversão, os conflitos inconscientes exprimem-se por sintomas que possuem significação simbólica; não há lesão orgânica. Nos doentes psicossomáticos, a neurose de órgão é desprovida de sentido e a patologia afeta a vida vegetativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao tratar da questão do pensamento, Piaget afirma a diferença entre o pensamento dirigido e o pensamento autístico, situando o pensamento egocêntrico em relação àqueles. Seus trabalhos iniciais são cuidadosamente lidos e criticados por Vigotski. As críticas às conclusões de Piaget ocorrem porque, para Vigotski, a(o)

  • A. fala egocêntrica compreende uma tentativa de comunicação.
  • B. desenvolvimento da linguagem e do pensamento partem do individual para o social.
  • C. desenvolvimento do pensamento e da linguagem não estão vinculados.
  • D. desenvolvimento ocorre da fala social para a egocêntrica, que se transformará em fala interior.
  • E. pensamento egocêntrico infantil deve ser enfatizado e não tomado como transitório e secundário.

Em uma escola de Ensino Médio, os alunos de uma das turmas de 1º ano apresentam alto grau de agressividade e de rebeldia em relação aos professores. Para tentar solucionar o problema, o psicólogo escolar foi chamado para elaborar algumas estratégias. Em relação às estratégias a serem sugeridas por esse profissional, considere as afirmativas a seguir.

I - Esse profissional deve viabilizar um debate com o objetivo de resgatar o valor social do educador.

II - A Escola deve implementar o Sistema de Medição Semestral.

III - A Escola deve criar regras bem defi nidas para sua adequada aplicação no ambiente da sala de aula.

É correto o que se afirma em

  • A. II, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

O psicólogo escolar atua em diversas situações cotidianas no âmbito da escola. Considere as situações 1 e 2 em que esse profissional atuou. Situação 1 O psicólogo propôs um plano de incentivo à qualidade de vida para os funcionários do colégio X. Situação 2 Em um colégio da zona norte da cidade, o psicólogo escolar, a partir das demandas da instituição, foi instado a elaborar um plano para fortificar a articulação entre as teorias da aprendizagem e as práticas de ensino utilizadas, além de implementar reuniões visando à orientação de pais e familiares sobre a dinâmica escolar. A partir da análise das situações, verifica-se que o foco da intervenção na situação

  • A. 1 recai sobre a comunidade.
  • B. 1 recai sobre a escola como administração.
  • C. 1 recai sobre os professores e a comunidade.
  • D. 2 recai sobre os alunos e a comunidade.
  • E. 2 recai sobre os alunos.

A teoria do Arco Normando de Super tem grande importância no desenvolvimento da Orientação Profissional. Nesse modelo, existem 2 pilares sustentados pelas bases geográficas e biológicas. Os aspectos contemplados no pilar esquerdo do Arco Normando são

  • A. emprego e self
  • B. inteligência e escola
  • C. família e mercado de trabalho
  • D. valores e aptidões
  • E. papéis dos auto-conceitos e self

Um psicólogo foi contratado por uma empresa para intervir institucionalmente. Esse consultor reúne-se com um grupo de gerentes da empresa. Seu trabalho consiste em identificar os parâmetros positivos observáveis na dinâmica organizacional, com o intuito de utilizá-los como ponto de partida para a melhoria do desempenho desses gerentes. Tendo-se em vista as diferentes táticas de desenvolvimento organizacional, a descrita na situação é classificada como tática de

  • A. construção de equipes
  • B. consultoria de processo
  • C. investigação apreciativa
  • D. treinamento de sensibilidade
  • E. desenvolvimento intergrupos

Considere as seguintes situações descritas a seguir:

Situação 1

O grupo de professores do curso de Física da Universidade X demonstra uma grande coesão em suas decisões sobre as vicissitudes do curso e uma forte proximidade relacional entre seus membros.

Situação 2

A empresa Y possui um grupo experiente de contadores. Esse grupo formou-se ao longo dos anos a ponto de sua funcionalidade estruturada encontrar-se estabelecida e consolidada, possibilitando ao grupo voltar seus esforços à compreensão de tarefas e aos objetivos a serem realizados.

A partir do modelo de 5 estágios de desenvolvimento de grupo, os grupos apontados nas situações 1 e 2 encontram- se, respectivamente, nos seguintes estágios:

  • A. normatização; tormenta
  • B. normatização; desempenho
  • C. formação; normatização
  • D. formação; interrupção
  • E. interrupção; tormenta

Com a influência não só dos movimentos de críticas aos paradigmas psicológicos no período posterior à ditadura, mas também do âmbito decorrente da esfera político-social brasileira, a psicologia escolar fortificou-se como campo de atuação, apresentando como diretrizes de trabalho a(o)

  • A. utilização da psicometria como principal instrumento do contexto escolar para a promoção social dos mais aptos.
  • B. investigação fechada em laboratórios anexados às escolas, com o objetivo de implementação de atividades de experimentação.
  • C. compreensão do contexto escolar a partir de uma perspectiva adaptacionista, percebendo os alunos como indivíduos que devem ser ajustados.
  • D. compreensão da realidade concreta do ambiente escolar à luz de uma interpretação multirreferencial, levando em conta a relação dialética entre individuo e sociedade.
  • E. desenvolvimento de práticas psicodiagnósticas com o intuito de fortalecer a construção de uma mão de obra de reserva para o modo de produção capitalista.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...