Questões de Psicologia do ano 2014

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O processo de comunicação é composto de cinco elementos. O decodificador é o equipamento situado entre o canal e o

  • A. facilitador.
  • B. transmissor.
  • C. codificador.
  • D. emissor.
  • E. destino.

As informações a respeito do cargo que se pretende preencher podem ser obtidas através de seis maneiras: descrição e análise do cargo; aplicação da técnica de incidentes críticos; requisição do empregado; análise do cargo no mercado; hipótese de trabalho; e

  • A. discrepância entre vagas existentes.
  • B. estrutura organizacional presente.
  • C. avaliação de desempenho.
  • D. competências individuais requeridas.
  • E. referências individuais apresentadas.

Segundo o Manual Prevenção do Suicídio (2006), dirigido a profissionais das equipes de saúde mental, lançado pelo Ministério da Saúde (Secretaria de Atenção à Saúde/Departamento de Ações Programáticas Estratégicas/Área Técnica de Saúde Mental), os estudos têm demonstrado que indivíduos que padecem de esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo ou transtorno afetivo bipolar possuem maior risco para suicídio. As equipes dos Centros de Atenção Psicossociais − CAPS são responsáveis pelo cuidado de pessoas que, em grande proporção, padecem de alguns desses transtornos. Por estarem em contato próximo e duradouro com os pacientes em risco de suicídio, seus familiares e sua comunidade estão em posição privilegiada para avaliação e criação de estratégias de reforço da “rede de proteção

  • A. mental”.
  • B. social”.
  • C. física”.
  • D. cognitiva”.
  • E. educacional”.

Consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais − DSM-IV-TR, que um indivíduo adulto, por exemplo, pode usar o álcool em situações fisicamente contraindicadas, como dirigir veículo ou operar máquinas. Neste contexto, o Manual aponta que deve ser considerado um diagnóstico de dependência de Álcool, em vez de Abuso de Álcool, quando esses problemas (relacionados ao uso de álcool) são acompanhados por evidências de tolerância, abstinência ou

  • A. comportamento compulsivo.
  • B. despersonalização.
  • C. fissura continuada.
  • D. sentimento de vazio.
  • E. bulimia.

Dois exemplos verídicos relatados em Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID//Escola Paulista de Medicina) ajudam a entender o efeito da maconha nas atividades diárias laborais: uma telefonista em um hotel (que ouvia um dado número pelo fone e no instante seguinte fazia a ligação), quando sob a ação da maconha, não era mais capaz de lembrar-se do número que acabara de ouvir; e um bancário que lia em uma lista o número de um documento que tinha de retirar de um arquivo, sob a ação da maconha já havia esquecido o número quando chegava em frente ao arquivo. Neste contexto, quanto aos efeitos na memória, eles se manifestam principalmente na chamada memória

  • A. focal.
  • B. instantânea.
  • C. repentina.
  • D. a curto prazo.
  • E. lenta.

Os sintomas apresentados no processo de Burnout podem ser subdivididos teoricamente em diferentes categorias. Encontramse dentre os sintomas defensivos:

  • A. incapacidade para relaxar; dificuldade na aceitação de mudanças; aumento no consumo de substâncias; e suicídio.
  • B. incapacidade para relaxar; dificuldade na aceitação de mudanças; aumento no consumo de substâncias; e suicídio.
  • C. tendência ao isolamento; sentimento de onipotência; perda do interesse pelo trabalho; e absenteísmo.
  • D. falta de atenção e de concentração; alterações de memória; sentimento de solidão; e dificuldade de autoaceitação.
  • E. astenia, desânimo, disforia, depressão; labilidade emocional; sentimento de impotência; e lentificação do pensamento.

O agente estressor pode ter aspectos diversos e até mesmo ser benigno. O que o caracteriza como estressor é a necessidade de adaptação que acarreta. Podemos encontrar estressores físicos, cognitivos e emocionais. Os estressores cognitivos

  • A. são provenientes do ambiente externo.
  • B. são avaliados como ameaçadores à integridade do indivíduo ou a seu patrimônio.
  • C. correspondem a sentimentos de perda, medo ou ira.
  • D. interferem predominantemente no corpo do indivíduo.
  • E. envolvem acontecimentos em que o componente afetivo se faz mais proeminente.

Um psicólogo do TRT da 2a Região foi solicitado a elaborar um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Era necessário apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando a dirimir dúvidas que estivessem interferindo na decisão. Tratava-se, portanto, de uma resposta a uma consulta na área de sua competência. Destacando os aspectos relevantes e opinando a respeito, e considerando os quesitos apontados, o psicólogo, com fundamento em referencial teórico e científico, e respeitando os critérios existentes no Manual de Elaboração de Documentos Escritos (Resolução CFP no 0007/2003, elaborou um documento composto por 4 (quatro) itens − 1. Identificação; 2. Exposição de motivos; 3. Análise; 4. Conclusão −, denominado

  • A. Relatório psicológico.
  • B. Atestado psicológico.
  • C. Laudo psicológico.
  • D. Parecer psicológico.
  • E. Declaração psicológica.

A Terapia Interpessoal é uma forma de psicoterapia limitada no tempo (breve), foi inicialmente desenvolvida para tratar a fase aguda da depressão unipolar não-psicótica e está estruturada em três fases: inicial, intermediária e final. A fase intermediária é composta por

  • A. 7 a 15 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos passados relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com experiências dolorosas e/ou traumáticas vivenciadas com as figuras significativas da infância.
  • B. 10 a 12 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos atuais relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com o humor atual do paciente.
  • C. 3 a 5 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos futuros relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as ansiedades vividas pelo paciente relacionadas com suas metas futuras.
  • D. 8 a 20 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos traumáticos relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as emoções a eles associados.
  • E. 6 a 18 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos relevantes vivenciados anteriormente e relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com os sintomas depressivos passados do paciente.

A alta em terapia cognitiva é dada quando o paciente se mostra capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos, e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças

  • A. distorcidas e substitui-los por outros mais críticos.
  • B. funcionais e substitui-los por outros mais adaptativos.
  • C. imediatistas e substitui-los por outros mais simbólicos.
  • D. concretas e substitui-los por outros mais fantasistas.
  • E. disfuncionais e substitui-los por outros mais realistas.
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