Questões de Psicologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.

COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.

No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.

As avaliações impressionistas consideram uma variável de cada vez e, com estilo holístico interpretativo, viabilizam a compreensão mais abrangente de um fenômeno. As acomodações referentes à capacidade do avaliando e ao propósito da avaliação são essenciais para o uso dessas avaliações para efeitos diagnósticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.

COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.

No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.

As avaliações psicométricas possuem foco ideográfico, suas interpretações são focadas na combinação de dados individuais com contextuais e buscam a semelhança entre pessoas e não semelhanças entre variáveis. As acomodações necessárias aqui são referentes ao significado atribuído à pontuação do teste que, dependendo da deficiência, pode ser mudada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foi estimado que um sétimo dos norte-americanos têm uma deficiência que interfere na vida diária. Nos últimos anos, a sociedade tem reconhecido, mais que nunca, as necessidades especiais de cidadãos desafiados por deficiências físicas e (ou) mentais. Os efeitos desse crescente reconhecimento são visíveis: rampas de acesso especiais ao lado de lance de escadas, programação de TV legendada para surdos, livros e revistas com letras grandes para cegos, entre outras. Dependendo da natureza da deficiência de um testando e de outros fatores contextuais associados à deficiência, pode ser necessário um procedimento de mensuração com adaptações, a fim de que a avaliação psicológica seja possível.

COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medida. Porto Alegre: Artmed, 2014, com adaptações.

No que se refere aos estilos de avaliação psicológica e às acomodações diárias referentes às pessoas com deficiência, necessárias à testagem psicológica, julgue os itens a seguir.

As avaliações impressionistas possuem foco nomotético, e as respectivas interpretações são focadas na aplicação de regras gerais aos casos individuais derivados dos estudos de validade e auxiliam o desenho de testes projetivos na área clínica. Esse tipo de avaliação requer acomodação no tocante às capacidades do avaliador, que deve estar preparado para lidar com as situações da deficiência do testando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se, em uma entrevista de seleção, o psicólogo pedir ao entrevistado que faça um relato de como agiria em uma dada situação profissional vivenciada, o psicólogo terá realizado uma entrevista do tipo

  • A. situacional, que foca no relato para avaliar a possível reação do entrevistado diante de uma situação hipotética de trabalho.
  • B. estruturada, que foca em perguntas padronizadas direcionadas ao entrevistado.
  • C. não diretiva, que prioriza a liberdade do entrevistado em relatar conteúdos de seu interesse.
  • D. semiestruturada, que, embora seja organizada com base em perguntas padronizadas, permite que o entrevistador faça diferentes tipos das perguntas ao entrevistado.
  • E. descrição comportamental, que focaliza situações reais de trabalho enfrentadas pelo entrevistado.

Caso o psicólogo avalie, após a contratação, que as pontuações de candidatos foram, em um processo de seleção, correspondentes ao critério esperado, como, por exemplo, o critério de assiduidade, terá ocorrido a

  • A. validade de predição.
  • B. validade simultânea.
  • C. validade cruzada.
  • D. validade de conteúdo.
  • E. validade de construto.

Para que um indivíduo seja considerado apto a conduzir veículo automotor, é necessário que ele apresente, na avaliação psicológica,

  • A. inteligência e traços de personalidade neurótica.
  • B. memória a curto e médio prazo.
  • C. atenção difusa, sustentada, concentrada e distribuída.
  • D. orientação espacial e temporal, juízo crítico e inteligência emocional.
  • E. capacidade de avaliação de suas ações no trânsito e coordenação visual e tátil-motora.

Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, já que as transformações sociais e individuais decorrentes do contexto do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da própria sociedade.

Em relação às informações apresentadas, e no que se refere às intervenções em processos de trabalho, saúde e bem-estar do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Desempenho no trabalho e produtividade são processos fortemente interligados, uma vez que se articulam tanto os fatores individuais de motivação, conhecimento e habilidades quanto os fatores contextuais e históricos vividos e as mudanças de valores da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seleção de testes e escalas psicológicas é algo complexo, e deve contemplar as características dos sujeitos, aquilo que se deseja medir, as características psicométricas dos instrumentos, verificar seus manuais para compreender sua aplicação. A construção de uma bateria psicológica deve

  • A. buscar instrumentos de naturezas diferentes, para que se obtenha um estudo amplo da dinâmica do sujeito.
  • B. usar um instrumento relevante, pois a amplitude da interpretação é dada pelo teste.
  • C. minimizar o uso de testes, buscando sempre que possível técnicas próprias, pois deste modo o psicólogo não fica limitado ao âmbito da estatística descritiva.
  • D. garantir que o uso de técnicas seja predominante na avaliação psicológica, pois os testes psicológicos “rotulam” o sujeito.
  • E. usar apenas dois testes psicológicos, sendo um de inteligência e outro de personalidade, pois são as instâncias psíquicas a serem mensuradas.

Uma vez compreendido que o laudo é uma comunicação de resultados ao sujeito e ao solicitante da avaliação psicológica, apresentar estes resultados com uma visão integrada das informações e dados é algo imperioso. Um laudo psicológico que não apresente uma visão integrada implicará em

  • A. maior esforço de interpretação do documento por parte do solicitante.
  • B. uma visão imparcial sobre o sujeito, pois a avaliação psicológica é sempre algo produtivo, independentemente da visão que se apresente.
  • C. uma visão parcial sobre o sujeito, podendo induzir o solicitante a erro de análise.
  • D. uma visão parcial sobre o sujeito, e que não altera o modo como o documento será interpretado.
  • E. uma visão imparcial sobre o sujeito, pois uma visão integrada é algo relativo, uma vez que depende do cabedal teórico do solicitante.

Fernando é psicólogo organizacional há dez anos e conhece os meandros de uma avaliação psicológica. Ao preparar a bateria de avaliação dos novos servidores escolheu um teste para mensurar coeficiente de inteligência, um teste gráfico e um teste de personalidade.

Fernando selecionou os seguintes testes:

I. H-T-P (Vetor Editora)

II. BPA

III. Teste da árvore de Koch

IV. TIG-NV V. MBTI

Segundo a SATEPSI, os testes válidos são APENAS os listados em

  • A. I, IV e V.
  • B. III, IV e V.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...