Questões de Psicologia do ano 2016

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Segundo Marsh e Terdd (1988), identificaram-se quatro finalidades para a avaliação psicológica que produzem diferentes tipos de laudos, dentre eles:

I. psicodiagnóstico

II. diagnóstico

III. prognóstico

IV. delineamento de intervenção

V. avaliativo-cognitivo

VI. avaliação da eficácia da intervenção

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, III, IV e V.
  • C. II, III, IV e VI.
  • D. I, IV, V e VI.
  • E. II, IV, V e VI.

As representações sociais são definidas como uma “rede” de ideias, metáforas e imagens sociais mais fluidas, são processos cognitivos e afetivos inacabados de apreensão do mundo, sendo constituídas pela comunicação com outros. Portanto, a criação das representações sociais se dá por:

I. Influência de outros ao tomarmos uma decisão no cotidiano.

II. Distorções de pensamento pautado no discurso de outros.

III. Processos científicos de pesquisa qualitativa da realidade.

IV. Comportamentos e emoções ancorados no cotidiano.

V. Processos de ancoragem e objetivação que circulam no cotidiano.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. III e V.
  • C. II e IV.
  • D. I, III e V.
  • E. I, II, IV e V.

Certa organização realizou uma profunda reestruturação estratégica, alterando radicalmente o seu negócio e o produto que entrega. De fornecedora de informações financeiras, passou a construir e vender soluções de software em finanças. Para tornar a mudança sustentável, a diretoria de RH deverá

  • A. adequar as competências corporativas à nova estratégia e reavaliá-las em 1 ano.
  • B. treinar toda a empresa no novo produto, em desenvolvimento de softwares.
  • C. reajustar todos os salários para motivar as pessoas e retê-las.
  • D. disseminar a nova visão e missão para a área de tecnologia.
  • E. fazer entrevistas de desligamento para os demissionários.

A frase pelo trabalho, ao mesmo tempo em que constrói, o homem se constrói, propõe uma reflexão dentro das organizações sobre a importância do trabalho

  • A. mesmo que desprovido de significado para o homem.
  • B. na construção da identidade do homem.
  • C. no sustento do homem no longo prazo.
  • D. como segurança da coletividade.
  • E. para si e para a organização.

Paulo é um bom funcionário, responsável, que corresponde às expectativas de sua função, no entanto, não contribui nas reuniões das quais participa, e não percebe o impacto negativo desse comportamento. A ação mais adequada para solucionar o problema será Paulo receber

  • A. treinamento sobre conceitos de comunicação.
  • B. mentoring do gestor para entender suas perspectivas na carreira.
  • C. orientação de carreira para redirecionar suas escolhas e trilha de ascensão.
  • D. feedback do seu gestor para ampliar a compreensão do impacto de suas atitudes.
  • E. avaliação negativa de desempenho.

Suponha que o RH da PGE realizou um projeto para expandir o trabalho em equipe em razão de questões éticas oriundas de competitividade interna predatória entre colaboradores, para conquistar uma gratificação individual por desempenho. A iniciativa do trabalho em equipe falhou, apesar da gratificação individual ter sido atribuída, porque

  • A. existem excessivos níveis hierárquicos e estes impedem a cooperação entre as pessoas.
  • B. a concessão de benefícios não foi alterada para promover o trabalho em equipe e privilegia indivíduos.
  • C. a estrutura organizacional por si só não estimula o trabalho em equipe e promove a competição.
  • D. os mecanismos de controle da auditoria são insuficientes para correlacionar a atribuição de gratificação e o desempenho organizacional.
  • E. o mecanismo de recompensas e sanções não foi alterado para apoiar o trabalho em equipe e reforça o trabalho individual.

O gerente de um departamento da Procuradoria Geral recebeu a informação antecipada de que as ações de determinada empresa iriam ter expressiva elevação de preço no dia seguinte e, por isso, adquiriu um grande lote de ações antes do aumento. A atitude do gerente foi

  • A. ética porque a oportunidade poderia não se repetir.
  • B. ética porque outros também poderiam comprar ações para si.
  • C. antiética porque deveria ter comunicado seu gestor sobre a compra.
  • D. antiética porque usar informação privilegiada em benefício próprio é crime.
  • E. ética porque não causou prejuízos a outros ou à empresa.

No processo de seleção de 900 profissionais para a escolha de um executivo da área de Planejamento, a área de RH definiu a utilização das seguintes técnicas ou testes: Zulliger, Dinâmica de Grupo e Atenção Concentrada. A decisão do Psicólogo do PGE na escolha das técnicas para a avaliação foi

  • A. totalmente correta e atendeu ao objetivo da seleção.
  • B. parcialmente correta porque deixou de mensurar competências conceituais.
  • C. parcialmente correta porque deixou de mensurar dimensões da personalidade.
  • D. totalmente incorreta porque deixou de mensurar competências comportamentais.
  • E. incorreta, pois o perfil de um executivo não é passível de mensuração.

Ao se criar uma Academia de Liderança para preparar gestores eficazes de pessoas dentro da organização, será essencial abordar os conteúdos:

I. Liderança como uma posição de comando.

II. O uso do poder como intrínseco ao exercício da liderança.

III. Ótimos gestores e suas capacidades de superar metas a qualquer preço.

IV. O estilo de liderança adotado como forma escolhida para exercício do poder.

V. O uso do poder como fator negativo para o exercício da liderança.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. I e V.
  • E. III e V.

Dois gestores de áreas afins entraram em rota de confronto porque discordaram fortemente em relação às ideias de como solucionar um problema que envolvia a área de ambos. O psicólogo da PGE foi chamado a intervir. Sua correta atuação para solucionar o conflito deve ser:

  • A. Reunir-se com ambos e ajudá-los no diálogo.
  • B. Contestá-los posicionando-se contra o conflito.
  • C. Aplicar o instrumento TKI em ambos para conhecer o perfil de negociação de cada um.
  • D. Ouvir cada um individualmente e solicitar que se entendam.
  • E. Informá-los de que conflitos são sempre improdutivos e não recomendáveis.
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