Questões de Psicologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. De acordo com a abordagem psicanalítica proposta por Freud, os transtornos mentais estão associados a conflitos sexuais reprimidos durante a infância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Conforme a teoria psicossexual de Freud, o indivíduo é dominado por pulsões sexuais que buscam ser atendidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Segundo Lacan, a forclusão do nome-do-pai é fundamental para que a perversão se instaure no indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. Winnicott propõe que as interferências na relação mãe-bebê podem provocar distúrbios de personalidade e do desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes. De acordo com Skinner, os hábitos desenvolvidos pelo indivíduo estariam em conformidade com os resultados de experiências advindas da aprendizagem operante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A observação é uma técnica que faz parte do processo de avaliação psicopedagógica. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. A observação em sala de aula é necessária para a avaliação psicopedagógica porque oferece elementos para contextualizar o problema, possibilitando acesso direto ao processo de ensino-aprendizagem nas suas diversas dimensões.

II. A observação compreende planejamento, realização e análise, tanto da parte do psicopedagogo como partilhado com o docente.

III. A técnica de observação é o principal recurso da avaliação psicopedagógica.

A alternativa correta é:

  • A. V V V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. F F V.

Todas as alternativas abaixo, se referem às recomendações necessárias à realização da entrevista do psicopedagogo com o aluno, EXCETO:

  • A. Assegurar a confidencialidade do que for tratado.
  • B. Esclarecer os objetivos da entrevista.
  • C. Manter a indiferença com o aluno.
  • D. Fazer um planejamento prévio.
  • E. Mostrar atitude de escuta e respeito.

A entrevista com o aluno pode ser realizada em diversos momentos da avaliação psicológica e com diferentes finalidades. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo e responda:

I. A entrevista inicial proporciona informação imprescindível, considerando-se que o aluno é protagonista no processo de avaliação psicopedagógica.

II. Na entrevista com o aluno se tenta conhecer a percepção de suas próprias capacidades, limitações e possibilidades de superação.

III. O conteúdo da entrevista realizada com o aluno, não deve variar de acordo com a faixa etária, considerando-se que este instrumento é um interrogatório.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao aprender a aprender, EXCETO:

  • A. Focar atenção para captar informações.
  • B. Formular, estabelecer e planificar estratégias para lidar com a tarefa.
  • C. Monitorizar a performance cognitiva.
  • D. Aplicar procedimentos para resolver problemas e sua adequabilidade.
  • E. Memorizar.

A teoria da metacognição e autorregulação como facilitadora do processo de aprendizagem tem por objetivo compreender os componentes cognitivos que envolvem a aprendizagem. Em relação a esse tema todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A. De acordo com a perspectiva da metacognição, aprender pode ser confundido com o compreender.
  • B. O motivo da aprendizagem não é o que se aprende, mas as consequências de tê-lo aprendido.
  • C. O ser humano tem como condição essencial seu desenvolvimento pleno, e dentre suas expectativas está a cognição, como um ideal de desenvolvimento.
  • D. Compreender os determinantes da aprendizagem e da metacognição leva o sujeito à autoaprendizagem.
  • E. A autoconsciência e a busca da superação das limitações devem estar presentes no ato de aprender.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...