Questões de Psicologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Toda e qualquer ação humana é sempre e necessariamente política, pessoal, social e histórica. A nossa ação (profissional), portanto, está sempre comprometida, tenhamos consciência disso ou não, com um projeto de sociedade. Desse modo, necessária se faz a reflexão crítica constante sobre a nossa atuação. Assim,

“as perguntas críticas que os psicólogos devem se formular a respeito do caráter de sua atividade e, portanto, a respeito do papel que está desempenhando na sociedade, não devem centrar-se tanto no onde, mas no a partir de quem; não tanto em como se está realizando algo, quanto em benefício de quem; e assim, não tanto sobre o tipo de atividade que se pratica (clínica, escolar, industrial, comunitária ou outra), mas sobre quais são as consequências históricas concretas que essa atividade está produzindo

(MARTIN- BARÓ apud ZANELLA, 2009, p.225, 226).

Considerando-se estas questões e que a função do psicólogo não é somente técnica, analise as afirmações abaixo:

I- A prática do psicólogo baseia-se, fundamentalmente, na clínica, no psicodiagnóstico e no diagnóstico institucional.

II- A atuação focada no aluno e nas famílias deve ser prioritária, enfatizando-se o contexto e o ambiente familiar.

III- Tem como papel atuar e refletir com os indivíduos para conscientizar- se junto a eles das reais dificuldades da sua sociedade.

IV- Contribuir com a análise e com o redimensionamento das relações sociais que se estabelecem no contexto educacional.

V- O fazer psicológico, no contexto escolar, caracteriza-se como ação pautada pela indignação em relação a toda e qualquer forma de violência, como ação que se opõe aos processos de exclusão social e, nesse sentido, ao fracasso escolar.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e V.
  • C. II, III e V
  • D. III, IV e V.

O trabalho terapêutico em Psicoterapia Breve está ‘enfocado’ para determinada problemática do paciente, que adquire prioridade, dada sua urgência e/ ou importância, enquanto se deixam de lado as demais dificuldades. Trata-se de uma característica substancial desse tipo de terapia, também chamada de ‘Focal’, que permite distingui-la da técnica psicanalítica corrente.

Com base no exposto, a definição que melhor se ajusta ao elemento ‘Foco’ é

  • A. hipótese psicodinâmica inicial.
  • B. ponto de urgência ou situação psíquica inconsciente de conflito.
  • C. situação problema ou situação desencadeante, diante da qual, por motivo de ação descompensadora, surgem ou podem surgir no indivíduo dificuldades de índole psíquica que operam como obstáculo.
  • D. estrutura integrada pelos distintos fatores intervenientes na gênese da que foi escolhida como a problemática central do tratamento, constituindo, ao mesmo tempo, uma hipótese ou conjunto de hipóteses do terapeuta a respeito dos mecanismos operantes na problemática.

Analise o caso abaixo:

“Tenho dificuldade em trabalhar e em concentrar, caso contrário não teria vindo consultar-me; durmo mal e praticamente não vejo quem possa ajudar-me. Meu marido é um intelectual brilhante, tem sucesso em tudo; ele me falou sobre as diferenças entre psicanálise e psicoterapia. Eu o deixei há seis meses. Na ocasião em que o deixei, ele suportou mal a separação e propus que fosse ver um psiquiatra; agora ele está melhor. Deixei-o porque me sentia oprimida, ele não admitia contradições. Eu estava definhando, fiquei fisicamente doente.”

Desde os primeiros contatos, nas entrevistas iniciais ou preliminares, a paciente comunica seu sofrimento. O comportamento adotado pela paciente, em relação ao terapeuta, foi de

  • A. demanda, desconfiança (transferência negativa), conflito, sintoma (‘estava definhando, fiquei fisicamente doente).
  • B. sofrimento e pressão (‘diz que não vê quem possa ajudá-la’), queixa, demanda (‘meu marido tem sucesso em tudo’’), sufoco.
  • C. evocação dos sintomas (concentração, sono e dificuldades no trabalho), sofrimento e pressão (‘diz que não vê quem possa ajudá-la’), evocação da confiança no marido (o marido explicou, e não o psicoterapeuta), sufoco.
  • D. evocação dos sintomas (concentração, sono e dificuldades no trabalho), sufoco, sofrimento e pressão (‘diz que não vê quem possa ajudá-la’’), evocação da confiança no marido (o marido explicou, e não o psicoterapeuta).

Para as indicações e contraindicações em psicoterapia breve (de curta duração), são adotados os critérios

  • A. de desenvolvimento, psicodinâmicos (problemática edipiana ou pré-edipiana), objetivos (queixa e demanda).
  • B. de desenvolvimento, psicopatológicos (diagnósticos/ sintomas/ estruturas de personalidade, objetivos (queixa e demanda).
  • C. psicopatológicos (diagnósticos/ sintomas/ estruturas de personalidade), temporais (crises ou afecções cronicas), objetivos (queixa e demanda).
  • D. psicopatológicos (diagnósticos/ sintomas/ estruturas de personalidade), temporais (crises ou afecções cronicas), psicodinâmicos (problemática edipiana ou pré-edipiana).

A crise caracteriza-se por aqueles momentos em que o sofrimento mental torna-se insuportável para o sujeito e/ou para aqueles que o cercam.

Analise os sinais de crise e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Desvitalização intensa e inquietude psicomotora acentuada.

( ) Infantilismo, puerilidade e baixa autoestima.

( ) Atividade delirante-alucinatória.

( ) Situações de risco para o paciente ou terceiros.

A sequência correta é

  • A. F, V, V, V.
  • B. V, F, V, V.
  • C. V, F, F, V.
  • D. F, V, F, F.

Com relação à Psicologia na saúde coletiva e ao(à) psicólogo(a) como profissional de saúde, na atenção primária à saúde (APS), analise as afirmativas e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A prática profissional do(a) psicólogo(a) deve ser pautada por questões teórico-práticas, limitadas às teorias terapêuticocurativas.

( ) O perfil do profissional deve ser eminentemente clínico, ancorado na Psicologia clínica.

( ) A representação e o perfil predominante dos profissionais da Psicologia, na atenção primaria à saúde (APS), em virtude da formação tradicional, levam à simplificação (reducionismo do processo saúde-doença), e não ao reconhecimento da Psicologia como uma disciplina de relevância social.

( ) Frequentemente, constata-se uma transposição da clínica particular tradicional para as instituições públicas.

( ) A Psicologia social, bem como a Psicologia comunitária, apresentam- se como campos teóricos-práticos muito importantes, pois possibilitam a discussão da dimensão social do fenômeno humano e uma maior aproximação das questões de relevância social das comunidades.

A sequência correta é

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. V, V, F, V, F.
  • C. V, F, V, F, F.
  • D. F, V, V, V, V.

Leia com atenção o extrato do texto de F. Basaglia:

“O psiquiatra dispõe de um poder que até agora não lhe serviu para compreender grande coisa do doente mental e de sua doença, mas que nem por isso deixou de usar para defender-se deles, utilizando como arma principal a classificação das síndromes e as esquematizações psicopatológicas. Por esta razão, o diagnóstico psiquiátrico assumiu o significado de um juízo de valor, de uma rotulação […] O psiquiatra, em seu diagnóstico, prevalece-se de um poder e de uma terminologia técnica para sancionar aquilo que a sociedade já executou, excluindo de si aquele que não se integrou ao jogo do sistema. Mas tal sanção não tem o menor caráter terapêutico, já que se limita a separar o que é normal do que não é, entendida a norma não como um conceito elástico e passível de discussão, mas como algo fixo e ligado aos valores do médico e da sociedade que ele representa” (1985, p. 125).

Depreende- se desta leitura sobre as instituições da violência, notadamente o manicômio e o hospital psiquiátrico, que se trataria de uma crise, pois que se estabelece um tipo de relação objetal com o doente. A crise referida é

  • A. da sociedade.
  • B. psiquiátrica e institucional.
  • C. da ciência, dos poderes constituídos e das instituições.
  • D. do sistema socioeconômico e da sociedade de consumo.

Analise as afirmativas abaixo com relação à avaliação e ao diagnóstico do paciente em Psicopatologia e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O exame psíquico é o único instrumento válido na avaliação do paciente, consistindo na avaliação do estado mental atual do paciente e seu histórico de sintomas.

( ) A entrevista psicopatológica inclui dois dos principais aspectos da avaliação: anamnese e exame psíquico.

( ) A anamnese consiste no histórico de sinais e de sintomas apresentados pelo paciente ao longo da vida, antecedentes pessoais, familiares etc.

( ) O diagnóstico psicopatológico repousa sobre a parcialidade dos dados clínicos, evolutivos (exame psíquico) e momentâneos (anamnese).

A sequência correta é

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, V, V.
  • D. V, V, V, F

Durante a primeira entrevista em saúde mental, é importante formular uma hipótese diagnóstica do tipo de transtorno psíquico, apresentado pelo paciente. Os passos que devem ser observados são:

O primeiro ponto a verificar é se o paciente apresenta algum transtorno psíquico ou_______________ .

Quando avaliamos que há um transtorno psíquico presente, perguntamos _______________ .

Quando suspeitamos de um quadro orgânico, avaliamos se há alterações primárias de ____________, ____________ e/ou _____________ .

Afastada a hipótese de quadro orgânico, o próximo passo é verificar se estamos diante de ______________ ou _______________.

Os termos que completam, respectivamente, os passos acima são

  • A. físico; se é psicose ou neurose; memória, atenção e/ou humor; um distúrbio de caráter ou de um psicótico.
  • B. físico; se é um fenômeno mórbido; inteligência, percepção e/ ou humor; uma simulação ou dissimulação.
  • C. dificuldades e insatisfações com a vida que se encontra em condições de enfrentar; se é causado por conflitos infantis; memória, inteligência e/ou percepção; uma psicose ou distúrbio de caráter.
  • D. dificuldades e insatisfações com a vida que se encontra em condições de enfrentar; se os sintomas psíquicos são derivados de alguma causa orgânica identificável; memória, atenção e/ou orientação; um neurótico ou de um psicótico.

Relacione os 03 grandes conjuntos de transtornos psiquiátricos às definições e/ou às características:

A sequência correta é

  • A. 1, 1, 3, 2, 3.
  • B. 1, 2, 3, 2, 3.
  • C. 2, 3, 1, 3, 2.
  • D. 3, 3, 2, 1, 2.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...