Questões de Psicologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando se fala em aspectos psicológicos da psicopedagogia se pensa basicamente no desenvolvimento e na aprendizagem do ser humano. Há nestas áreas nomes significativos de pesquisadores: David Ausubel, Jerome Bruner, Carl Ronson Rogers, dentre outros. Considerando os pesquisadores citados, analise as afirmativas a seguir.

“Para _______________, a estrutura cognitiva de cada indivíduo é extremamente organizada e hierarquizada, no sentido de que as várias ideias se encadeiam de acordo com a relação que se estabelece entre elas. Além disso, é nesta estrutura que se ancoram e se reordenam novos conceitos e ideias que o indivíduo vai progressivamente internalizando, aprendendo.”

 “Para _______________, deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado.”

“Para _______________, o aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Bruner / Ausubel / Rogers
  • B. Rogers / Bruner / Ausubel
  • C. Ausubel / Bruner / Rogers
  • D. Ausubel / Rogers / Bruner

Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.

“Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.”

Essa construção da pesquisa segue uma linha regular, organizada em três grandes períodos. São eles, EXCETO:

  • A. Distinção entre o modo de representação icônica ou não icônica.
  • B. Codificação e descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita.
  • C. Construção de formas de diferenciação, controle progressivo das variações sobre o eixo qualitativo e o eixo quantitativo.
  • D. Fonetização da escrita, quando aparecem suas atribuições de sonorização, iniciada pelo período silábico e terminando no alfabético.

Enquanto mediador dos processos de aprendizagem, o psicopedagogo deveria trabalhar com as competências e habilidades necessárias à sua profissionalização. Para tanto, Beauclair (2004) elenca algumas características formativo-pessoais que sustentam a formação profissional e a prática do psicopedagogo. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O psicopedagogo deve ser capaz de construir vínculos baseados na confiança recíproca e no respeito mútuo, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, tanto quanto possível.

( ) O psicopedagogo deve ser “continente” da ansiedade da criança; entretanto, quando se trata de outros membros da escola ou da família, deve manter-se indiferente, pois sua práxis não abrange o atendimento aos professores e familiares.

( ) O psicopedagogo deve ser capaz de desenvolver razoável tolerância às situações de frustração, algumas delas inevitáveis na prática.

( ) O psicopedagogo deve ter desenvolvido um bom nível operacional de pensamento que lhe possibilite flexibilidade para lidar com situações complexas e, muitas vezes, inesperadas.

( ) O psicopedagogo deve ter sensibilidade para captar aspectos emocionais expressos objetivamente ou não.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, V.
  • B. V, F, V, F, V.
  • C. F, F, V, V, V.
  • D. V, F, V, V, V.

“Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma ótica prospectiva, ou seja, não se deve focalizar o que a criança aprendeu, mas, sim, o que ela está aprendendo. Em nossas práticas pedagógicas, sempre procuramos prever em que tal ou qual aprendizado poderá ser útil àquela criança, não somente no momento em que é ministrado, mas para além dele. É um processo de transformação constante na trajetória das crianças. As implicações desta relação entre ensino e aprendizagem para o ensino escolar estão no fato de que este ensino deve se concentrar no que a criança está aprendendo, e não no que já aprendeu.” (Creche Fiocruz, 2004.)

Esta hipótese firma-se no conceito criado por Vygotsky conhecida por zona de desenvolvimento

  • A. real.
  • B. potencial.
  • C. proximal.
  • D. eminente.

“Em sentido geral, a ‘cognição’ é entendida como o ato ou processo de conhecer, que inclui estados mentais e processos como o pensamento, a atenção, o raciocínio, a memória, o juízo, a imaginação, o discurso, a percepção visual e auditiva, a aprendizagem, a consciência e as emoções. Assim, a cognição – cognitio, em latim – não se reduz a uma simples aquisição do conhecimento, ela é o processo pelo qual o ser humano, entendido na sua individualidade, interage psicologicamente com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem que haja qualquer perda da sua identidade.”

 (Revista Espaço Acadêmico nº 157; junho 2014.)

Embora abrangente, essa definição resultaria em algo impreciso aos olhos de Piaget (1975) por que:

I. A interação com os semelhantes ou com o meio é a única condição para explicar o que a mente conhece.

II. Além das relações, seja com semelhantes ou com meio, a mente se sujeita a processos específicos que formam estruturas mentais que se inter-relacionam no psiquismo como partes dentro de uma totalidade organizada.

III. Para a produção do conhecimento basta conhecer como a mente funciona; no entanto, nesse processo, deve-se considerar a existência de um sujeito que se baste a si mesmo consciente, ou seja, de um objeto já constituído.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.” (Weiss, 2012, p. 31.)

Com relação ao diagnóstico psicopedagógico na escola é essencial que, EXCETO:

  • A. Observe as características organizacionais, bem como a abordagem da cultura da escola.
  • B. Faça uma “leitura” nas entrelinhas das narrativas, do currículo oculto, da dinâmica entre os atores da escola.
  • C. Fique atento frente às grandes mudanças que ocorreram nas propostas educacionais, questionando como se realiza a gestão na escola.
  • D. Considere os problemas de aprendizagem independentes do sujeito em sua totalidade, pois um sintoma não é produto de uma estrutura global.

Segundo Goldert (1985), “(...) O objeto de estudo da psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: o preventivo e o terapêutico (...)”. Sobre os dois enfoques citados, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O enfoque terapêutico considera como objeto de estudo da psicopedagogia a identificação, a análise, a elaboração de uma metodologia de diagnóstico e o tratamento das dificuldades de aprendizado.
  • B. No trabalho terapêutico, o objeto de estudo se dá na relação entre um sujeito com sua história pessoal, e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito; implica no não aprender.
  • C. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento enquanto educável. Seu objeto de estudo é a pessoa ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos.
  • D. No trabalho preventivo, a escola é o único espaço físico e psíquico da aprendizagem, e o objeto de estudo da psicopedagogia enquanto processo didático-metodológico e a dinâmica institucional, que interferem no processo de aprendizagem.

Analise as afirmativas abaixo com relação à psicanálise e ao tratamento psicanalítico e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A força motivadora primária na terapia é o sofrimento do paciente e o desejo de ser curado que deste se origina.

( ) A técnica deve ser mecanizada, dadas as condições de rigidez dos processos mentais e a limitação das constelações psíquicas envolvidas.

( ) O objetivo primeiro do tratamento é alcançado (adesão do paciente) se o terapeuta (analista) demonstra certa indiferença (proposital), se as resistências aumentam e se evita cometer certos equívocos.

( ) O tratamento analítico fornece as quantidades de energia necessárias para superar as resistências e favorece a mobilização das energias que estão prontas para a transferência.

A sequência correta é

  • A. F, V, F, F.
  • B. F, F, V, F.
  • C. V, V, F, V.
  • D. V, F, F, V.

A avaliação diagnóstica é fundamental para o estabelecimento do prognóstico em psicoterapia breve. Ela deve ser minuciosa e não se limita ao diagnóstico clínico. Inclui a hipótese psicodinâmica inicial, sendo que os elementos necessários para os distintos diagnósticos devem ser obtidos basicamente por meio de entrevistas clínicas e testes psicológicos, dentre outros, se necessários (exame médico geral, neurológico etc.).

Em relação à avaliação diagnóstica, é correto afirmar que

  • A. baseia-se na queixa, no motivo da consulta e na demanda apresentada.
  • B. funda-se no diagnóstico psicopatológico, na avaliação das condições egoicas, da tolerância à frustração, da regulação da autoestima, dos mecanismos de defesa, dos sintomas, do Id (impulsos, tendências, agressividade, sexualidade etc.) e do Superego (rigidez, culpa, moral etc.).
  • C. baseia-se na avaliação das funções egoicas, dos mecanismos de defesa, dos sintomas apresentados e do tipo de conflito apresentado. Inclui ainda a avaliação do superego (rigidez, culpa, moral etc.) e do Id (impulsos, tendências, agressividade, sexualidade etc.).
  • D. funda-se no diagnóstico nosográfico dinâmico. Inclui o diagnóstico do tipo de grupo familiar de origem, bem como uma avaliação das condições egoicas, das relações objetais, do controle de impulsos, da tolerância à ansiedade e à frustração, dos mecanismos defensivos, da regulação da autoestima, do grau de motivação para o tratamento (insight) e da determinação do foco.

As entrevistas preliminares (ou iniciais) têm papel fundamental no campo da Psicoterapia Breve.

Enumere as principais finalidades das entrevistas preliminares de acordo com a ordem em que se sucedem:

( ) A explicitação do método de trabalho e a fixação das demais normas contratuais.

( ) O contrato sobre metas terapêuticas e a duração do tratamento.

( ) A elaboração da história clínica.

( ) A avaliação diagnóstica e prognóstica.

( ) O estabelecimento da relação terapêutica.

( ) A devolução diagnóstico e prognóstica.

A ordem correta é

  • A. 1, 6, 3, 4, 2, 5.
  • B. 4, 5, 1, 2, 3, 6.
  • C. 5, 6, 3, 2, 4, 1.
  • D. 6, 5, 2, 3, 1, 4.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...