Questões de Psicologia do ano 2016

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Para que um estudo seja reconhecido como genuinamente experimental, é necessário que

  • A. o pesquisador se utilize de fontes para a coleta de dados nas quais constem contribuições de diversos autores.
  • B. um único grupo seja estudado apenas uma vez, após a utilização de algum agente ou tratamento capaz de provocar alterações.
  • C. a estratégia utilizada seja desenvolvida com rigor metodológico, embora não haja distribuição aleatória de sujeitos.
  • D. os indivíduos que participam do experimento componham dois grupos: o experimental e o de controle.
  • E. os participantes sejam interrogados diretamente sobre o comportamento ou fenômeno que se deseja conhecer.

Crianças pequenas emitem espontaneamente sons sem sentido, o que é reforçado pelos pais com risadas e conversas. Depois de um tempo, os pais recompensam esses balbucios infantis de modos diferentes, oferecendo recompensas mais interessantes para aqueles sons que se aproximam das palavras. À medida que o processo continua, o reforço paterno torna-se mais restrito, dado somente quando a palavra é pronunciada corretamente. De acordo com os princípios da abordagem comportamental, esse exemplo ilustra o

  • A. esquema de razão fixa.
  • B. procedimento de modelagem.
  • C. reforçamento em intervalo fixo.
  • D. esforço de autoeficácia.
  • E. reforçamento vicário.

Em qualquer grupo constituído se forma um campo grupal. Esse campo é composto por múltiplos fenômenos e elementos do psiquismo. No contexto da psicoterapia de grupo,

  • A. o plano da intencionalidade consciente e o plano da interferência de fatores inconscientes atuam de forma estanque na dinâmica grupal.
  • B. as identificações, tanto as projetivas quanto as introjetivas e adesivas, impedem a formação de um senso de identidade no grupo.
  • C. a comunicação, nas suas múltiplas formas de apresentação, as verbais e as não verbais, representa um papel secundário na dinâmica do grupo.
  • D. as fantasias e conflitos percebidos sensorialmente pelos integrantes do grupo não podem ser explicitados na dinâmica grupal.
  • E. os fenômenos como os de resistência, transferência e contratransferência, actings e processos identificatórios sempre se processam.

Durante uma sessão de psicoterapia individual, uma psicóloga clínica recorta elos de uma sequência de fatos apresentados por seu paciente, chamando a sua atenção para componentes significativos dessa experiência que, habitualmente, não são identificados por ele. Esse tipo de intervenção é denominada

  • A. interpretação.
  • B. interrogação.
  • C. assinalamento.
  • D. validação empática.
  • E. confrontação.

Sullivan delineou seis estágios no desenvolvimento da personalidade antes do estágio final da maturidade. Esses seis estágios são típicos de culturas europeias ocidentais e podem ser diferentes em outras sociedades; assinale-os.

  • A. Pré-infância; infância; meninice; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.
  • B. Infância; meninice; idade juvenil; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.
  • C. Infância; meninice; pré-adolescência; adolescência inicial; adolescência; e, adolescência final.
  • D. Infância; meninice; pós-meninice; pré-adolescência; adolescência inicial; e, adolescência final.

Por toda carreira de 30 anos, Lewin dedicou-se à área amplamente definida da motivação humana, descrevendo o comportamento humano no total contexto social e físico. Seu conceito geral de psicologia era prático, concentrado nas questões sociais que afetam a nossa vida pessoal e profissional. Buscava humanizar as fábricas da época, de modo que o trabalho se tornasse mais uma fonte de satisfação pessoal do que apenas uma forma de ganhar a vida. De acordo com a Topologia de Lewin, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O espaço vital consiste na necessidade de as pessoas interagirem com o ambiente psicológico e exibe diversos graus de desenvolvimento em função da quantidade e do tipo de experiência acumulados.

( ) No mapa topológico, usado para criar o diagrama de algumas formas de comportamento e de fenômenos psicológicos, Lewin usava vetores para representar a direção do movimento do indivíduo em busca da meta. Todavia, não usava a noção de peso para se referir à valência positiva ou negativa.

( ) O conhecimento a respeito da teoria de campo da física fez com que ele imaginasse que as atividades psicológicas de um indivíduo também ocorrem em uma espécie de campo psicológico, chamado espaço vital – que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam.

( ) Lewin tentou criar um modelo matemático para representar esse conceito teórico de processos psicológicos. Escolheu a topologia, uma forma de geometria, para criar um diagrama do espaço vital, mostrando objetivos possíveis de uma pessoa e os caminhos que conduziam a essas metas em qualquer momento determinado.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. V, V, F, F.
  • D. V, F, V, V.

Em relação à teoria centrada no cliente de Carl Rogers, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A importância da relação mãe/filho afeta o senso de self em evolução da criança.
  • B. As pessoas psicologicamente saudáveis não necessitam maximizar o seu potencial.
  • C. A personalidade é moldada pelo presente e pela maneira como o indivíduo percebe a circunstância.
  • D. As pessoas plenamente funcionais são realizadoras e não realizadas, isto significa que a evolução do self está em constante andamento.

“A psicologia social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.” (Aroldo Rodrigues – Psicologia Social.)

Sobre os objetivos investigados por essa área da Psicologia, analise.

I. A interação social.

II. O encontro social.

III. A interdependência entre os indivíduos.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A teoria psicossocial de Erikson avança em oito estágios de desenvolvimento. Os primeiros quatro estágios ocorrem durante o período de bebê e de infância, e os três últimos durante os anos adultos e a velhice. Nos textos de Erikson, é dada uma ênfase especial ao período da adolescência, pois é nele que se faz a transição da infância para a vida adulta. O que ocorre durante esse estágio é da maior importância para a personalidade adulta. A partir dessa conceituação, é correto afirmar que a principal importância dos estudos de Erikson são formulados a partir de:

  • A. Adolescência, somente.
  • B. Infância, adolescência e idade adulta.
  • C. Relação primária do bebê com o mundo.
  • D. Identidade, crises de identidade e confusão de identidade.

Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, como também por meio de funções que consistem em formas de orientações seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo quanto do universo interior subjetivo. Analise as afirmativas.

I. O pensamento é o processo conceitual que proporciona o significado e a compreensão.

II. O sentimento é o processo subjetivo de ponderação e de avaliação.

III. A sensação é a percepção consciente dos objetos físicos.

IV. A intuição envolve a percepção de maneira inconsciente.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
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