Questões de Psicologia do ano 2017

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Uma das premissas da teoria de Vigotsky é que o indivíduo é determinado nas interações sociais, ou seja, é por meio da relação com o outro, e por ela própria, que o indivíduo é determinado; é na linguagem, e por ela própria, que o indivíduo é determinado e é determinante de outros indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Para Piaget, a epistemologia genética objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos, sem tentar reduzir os últimos aos primeiros, o que justifica, e ao mesmo tempo delimita, a especificidade de sua pesquisa epistemológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Piaget destaca o desenvolvimento articulado com o conhecimento como função de atividades múltiplas em seus aspectos de exercícios, de experiência e de ação e afirma que o fator de regulação desempenha um papel preponderante no processo de desenvolvimento, colocando-se como alicerce de sua teoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue os itens a seguir. Para o behaviorismo, a aprendizagem ocorre por meio de contingências, surgimentos ao acaso e estímulos e respostas dos organismos; o comportamento, por sua vez, é observado como uma resposta às experiências (estímulos, ações) que podem ser percebidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao fracasso escolar e às abordagens comportamentalista, cognitivista, histórico-cultural, humanista e neuropsicológica na concepção das dificuldades de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. Abordagens mais recentes relacionadas à neuropsicologia caracterizam as dificuldades de aprendizagem apenas a partir de déficits sociais e lesões cerebrais que gerem prejuízos no funcionamento individual levando ao fracasso escolar.
  • B. Para os comportamentalistas, o fracasso escolar pode ser superado se as contingências ambientais forem modificadas e os indivíduos adequadamente estimulados e motivados.
  • C. Os cognitivistas atribuem o fracasso escolar ao mau funcionamento dos processos mentais superiores como reflexo, associação e autorrealização.
  • D. Os humanistas defendem a ideia de que a patologização e a medicalização das dificuldades de aprendizagem estão centradas no estudante e em sua família.
  • E. Na abordagem histórico-cultural, o processo de internalização e o de medicalização do indivíduo são fundamentais para o entendimento das dificuldades de aprendizagem.

Tendo as informações do texto precedente como referência e considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A. É importante considerar, na melhoria do desempenho acadêmico, um conjunto de ações voltadas para as políticas de permanência fundamentadas na insuficiência de condições financeiras e culturais dos alunos.
  • B. A evasão poderá ser reduzida ao ser realizado um acompanhamento efetivo das instituições de ensino superior, sem ênfase ao problema aluno-mercado de trabalho.
  • C. A articulação entre disciplinas, demandas dos alunos e mercado de trabalho é dispensável, uma vez que a evasão tem taxas semelhantes no ensino tanto presencial quanto a distância.
  • D. É importante a avaliação dos processos de ensino, uma vez que as semelhanças entre as taxas de evasão nas duas modalidades de ensino superior indicam a inexistência de falhas no tipo de serviço prestado.
  • E. A execução de programas de assistência e de orientação de alunos deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para serem detectadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Cada pessoa tem um ritmo e um estilo próprio para aprender e uma trajetória única de desenvolvimento. As experiências, as memórias, a construção de sentidos de cada sujeito são influenciadas por múltiplos fatores pessoais, socioculturais e históricos. A esse respeito, é correto afirmar que as dificuldades de aprendizagem dos alunos

  • A. estão relacionadas especificamente à indisciplina, por deficiências na educação recebida pela criança no ambiente familiar.
  • B. tendem a produzir menos efeitos ao longo do tempo, o que dispensa a necessidade de intervenção pedagógica.
  • C. são barreiras atitudinais, perceptivas ou afetivoemocionais frente às diferenças interindividuais.
  • D. requerem adaptações no currículo, na qualificação da equipe de educadores e nos processos avaliativos.
  • E. podem ser facilmente diagnosticadas pelos psicólogos por meio de testes psicométricos.

No que se refere às teorias da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. De acordo com Vigotsky, por envolverem a experiência ativa, as atividades de alta complexidade de realização são requisito para a criança adquirir novas habilidades e capacidades.
  • B. De acordo com Vigotsky, o funcionamento mental superior é possível apenas por meio da linguagem.
  • C. A teoria piagetiana é reconhecida pelo postulado de que a interação verbal entre a criança e o adulto possibilita o desenvolvimento cognitivo.
  • D. Edgar Morin foi o primeiro teórico a defender que a linguagem é fundamental para a capacidade cognitiva e para o processo maturacional da criança.
  • E. De acordo com Jean Piaget, as forças genéticas determinam o comportamento do indivíduo.

De acordo com a teoria proposta por Piaget, as quatro principais forças que moldam o desenvolvimento da criança e que trazem implicações importantes na educação são a equilibração,

  • A. a interiorização, a experiência pessoal e o meio social.
  • B. a maturação, a experiência ativa e a interação social.
  • C. as forças orgânicas, a consciência e a categorização.
  • D. o construtivismo, o desenvolvimento e a acomodação.
  • E. a assimilação, os aspectos genéticos e o crescimento.

Acerca da aprendizagem observacional, assinale a opção correta.

  • A. O processo de aprendizagem observacional inicia-se quando a criança começa a explorar objetos no seu ambiente e a perceber as particularidades de suas características.
  • B. O sucesso da aprendizagem observacional envolve atenção em um modelo, construção de representações simbólicas, memória e processos de recuperação e imitação.
  • C. Essa forma de aprendizagem resulta da ausência de resposta diante da apresentação repetida de estímulos.
  • D. A habilidade de decodificar comportamentos é dispensável na aprendizagem observacional.
  • E. A aprendizagem observacional ou imitação diferida é o processo pelo qual a estimulação externa é traduzida em representação mental.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...