Questões de Psicologia do ano 2017

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao processo de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. A habituação não constitui um processo favorável à aprendizagem.
  • B. A ideia de plasticidade cerebral associa-se à dinâmica da construção das funções mentais superiores ao longo da evolução da espécie humana.
  • C. O desenvolvimento neurológico é alheio aos estímulos do ambiente.
  • D. A relação estabelecida entre mãe e filho no período perinatal não tem efeitos sobre o desenvolvimento cerebral da criança.
  • E. Crianças em tenra idade são incapazes de associar comportamentos perigosos a consequências desastrosas.

Josué, garoto de sete anos de idade diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) aos seis anos de idade, no início de sua vida escolar, apresenta dificuldades na aprendizagem, reação aversa ao toque, déficit significativo na manutenção do foco e da atenção, comportamento hiperativo, agnosia e dificuldades na coordenação motora ampla e fina. Ele faz uso de medicação e tem acompanhamento psicopedagógico.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A. O comprometimento do desempenho escolar de Josué pode estar associado a uma anosognosia.
  • B. Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento.
  • C. Defensividade tátil não é uma característica do quadro apresentado por Josué.
  • D. É recomendável que a família de Josué supervisione o comportamento dele no contexto domiciliar, porém a responsabilidade pelas intervenções deve ser delegada à escola, pois as principais repercussões do transtorno se manifestam no âmbito escolar.
  • E. A agnosia apresentada por Josué está associada a um quadro de falso desconhecimento.

Na educação corporativa, o ciclo de desenvolvimento conta com diversos estágios, tais como a etapa de consolidação, que

  • A. integra ações voltadas ao atendimento de toda a organização e desenvolve atividades para atendimento de fornecedores, clientes e comunidade.
  • B. engloba o planejamento para start-up em futuro próximo.
  • C. abarca as providências em nível operacional e estratégico.
  • D. reconhece as atividades consolidadas e em andamento, atendendo às necessidades do segmento operacional.
  • E. confere se as demandas táticas e estratégicas foram contempladas.

As universidades corporativas são sistemas educacionais implantados no âmbito de uma organização para atender seus funcionários, clientes, parceiros e fornecedores, em alinhamento com as estratégias organizacionais. O desenvolvimento do processo de educação corporativa é norteado pelo princípio da

  • A. disponibilidade, que utiliza a educação como formadora de uma rede de comunicação entre as pessoas e o ambiente no qual elas estão inseridas.
  • B. parceria, que objetiva enriquecer o processo de educação por meio de boas relações com universidades e empresas especializadas.
  • C. competitividade, para o qual a educação é uma ferramenta de gestão do conhecimento que permite criar, manter, transformar e transmitir as crenças e valores da organização.
  • D. perpetuidade, para o qual a educação consiste em um fator gerador de aptidões para tornar a empresa mais competitiva no mercado.
  • E. conectividade, referente à disseminação do conhecimento, que depende de um processo contínuo.

A respeito de educação a distância (EAD) e ambiente virtual de aprendizagem (AVA), assinale a opção correta.

  • A. Desde a sua criação, a EAD é uma modalidade de ensino amplamente aceita nas instituições de ensino, em razão da experiência que os profissionais atuantes nas equipes multidisciplinares de EAD têm com diretrizes de planejamento, gestão, ensino, produção de materiais didáticos e execução de cursos.
  • B. O termo educação a distância revela o papel do estudante; para que se abarque o papel essencial do instrutor nesse processo, seria mais adequado o termo aprendizagem a distância.
  • C. A educação semipresencial é aquela em que o contato entre professores e alunos se dá tanto no estilo convencional quanto a distância, sendo a mais indicada para a formação continuada dos estudantes.
  • D. Os AVAs são facilitadores da interação e viabilizam a organização das ideias dos estudantes que, ao compartilharem seus conhecimentos, tornam-se sujeitos autônomos de sua aprendizagem.
  • E. A comunicação e a inclusão digital compostas pela distribuição dos materiais e pelos processos de comunicação e avaliação, assim como a estrutura e a organização, constituídas de inclusão digital, conteúdos e AVAs, são os dois elementos que compõem um sistema de EAD.

Com relação ao treinamento e desenvolvimento de pessoas na educação corporativa, assinale a opção que apresenta um conceito relativo à instrução e aprendizagem.

  • A. Desenvolvimento é a estratégia de formação para um futuro próximo, momento no qual as pessoas adquirem conhecimentos sobre o mundo.
  • B. Educação é um processo de aprendizagem geral que propicia o amadurecimento do indivíduo de forma ampla, ainda que voltada para o contexto do trabalho.
  • C. Informação é a forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem e envolve definição de objetivos e aplicação de procedimentos instrucionais.
  • D. Instrução é o esforço planejado pela organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos no contexto de trabalho.
  • E. Treinamento é o desenvolvimento sistemático de padrões de comportamento, atitudes, conhecimento e habilidades por um indivíduo, para desempenhar adequadamente uma dada tarefa de trabalho.

Assinale a opção em que a proposta de atividade descrita adéqua-se a uma situação de ensino-aprendizagem com crianças de seis anos de idade, em uma aula acerca do conhecimento pessoal, cujos métodos e técnicas de ensino estejam embasados na perspectiva de aprendizagem defendida por Vigotsky.

  • A. No laboratório de ciências, o professor mostrou um esqueleto humano articulável. Em seguida, abordou os músculos presentes no corpo humano, apresentou às crianças alguns vídeos e propôs que elas, observando suas próprias características, construíssem bonecos de si mesmas.
  • B. O professor trouxe uma caixa com bonecos e diversos brinquedos, colocando-os à disposição das crianças, para que elas tirassem suas próprias conclusões acerca do corpo e de suas características pessoais.
  • C. Foi criada uma situação para que as crianças conversassem entre si e com o professor acerca do corpo humano. Os pais foram convidados para participar da atividade colaborando, assim, com a internalização dos conhecimentos trabalhados na aula.
  • D. O professor planejou atividades que envolviam graus crescentes de dificuldade. Para realizar a atividade seguinte, as crianças deveriam comprovar que compreenderam a atividade recém-finalizada. A cada etapa superada, as crianças eram premiadas.
  • E. O professor fez a impressão de alguns desenhos de partes do corpo humano para que as crianças pudessem colorir e nomear.

Flávio é professor de literatura em uma escola de ensino médio. Cada vez mais, ele tem usado as multimídias para facilitar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Para que as modernas tecnologias da informação e da comunicação sirvam aos propósitos do professor, é importante

  • A. garantir um tempo para as reflexões individualizadas dos alunos, sem pressupor a necessidade de realização de trabalhos coletivos.
  • B. promover múltiplas interações e múltiplos tipos de discurso, partindo-se do pressuposto de que a motivação pessoal para a realização da atividade proposta é irrelevante nesse caso.
  • C. integrar as diferentes formas de expressão escrita, oral e audiovisual.
  • D. predeterminar sentidos e polarizações, além de favorecer o trabalho colaborativo.
  • E. planejar as atividades de forma que os desdobramentos delas sejam previsíveis, para que não haja necessidade de constantes negociações com os alunos.

De acordo com os pressupostos teóricos piagetianos, para que a construção progressiva dos conhecimentos pelos estudantes aconteça de forma adequada, a relação entre professor e aluno deve

  • A. considerar a necessária relação entre o ser aprendente, o objeto de conhecimento e o outro ser social capaz de mediar o processo de aprendizagem e, consequentemente, seu desenvolvimento.
  • B. ser marcada por situações que promovam desequilíbrio, conflitos e reflexões do educando sobre suas ações, de modo que ele possa construir compreensões cada vez mais elaboradas acerca da realidade, conseguindo manter a motivação para aprender.
  • C. consistir na obtenção de contingências de reforço, de modo a possibilitar ou a aumentar a probabilidade de ocorrência da resposta a ser aprendida.
  • D. levar em consideração o antagonismo de bloqueio, já que, as necessidades afetivas dos aprendentes, quando não satisfeitas, resultam em barreiras para a capacidade cognitiva e o desenvolvimento da personalidade no processo de ensino e aprendizagem.
  • E. ser verticalizada, pois o professor é capaz de apontar e corrigir os erros dos educandos, em um processo de transmissão dos conhecimentos.

Em relação às doenças ocupacionais, assinale a alternativa correta.

  • A. A doença ocupacional não deve estar sempre relacionada ao tipo de ocupação que o trabalhador exerce, como o câncer que se desenvolve em trabalhadores de minas de metais ou carvão.
  • B. No Brasil, as doenças conhecidas como ocupacionais, que são consequências da espécie de trabalho executada, não possuem equiparação ao acidente de trabalho, e não geram, para fins legais, os mesmos benefícios e direitos.
  • C. Doenças ocupacionais são as doenças causadas pela exposição contínua a agentes nocivos no ambiente de trabalho. Esses agentes podem ser físicos (ruído, vibração e outros), químicos (poeiras metálicas, gases e vapores) e biológicos (vírus, bactérias e fungos).
  • D. Não é necessário o acompanhamento frequente de um responsável nas empresas para que se fiscalizem os trabalhadores no sentido de assegurar que todos se cuidem e saibam que acidentes e problemas estão sempre suscetíveis de acontecer.
  • E. Nos casos em que os trabalhadores já sofreram o problema, um acompanhamento psicológico não é aconselhável.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...