Questões de Psicologia do ano 2017

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de Alienação Parental, é CORRETO afirmar sobre sua origem:

  • A. O genitor alienado geralmente se apresenta com um perfil de superprotetor, que não consegue ter consciência da raiva que está sentindo e, com intencionalidade de se vingar do outro, passa a emitir os comportamentos alienadores.
  • B. O genitor alienado geralmente se apresenta com um perfil de superprotetor, que não consegue ter consciência da raiva que está sentindo e, com intencionalidade de se vingar do outro, passa a emitir os comportamentos alienadores.
  • C. O fato de um genitor alienar a criança contra o outro genitor se torna cada vez mais comum em disputas de guarda pelos filhos e separações conjugais, nas quais tal manipulação faz com que o genitor alienado ganhe força.
  • D. A partir do momento em que as situações não estão resolvidas entre os genitores, eles se sentirão lesados e possivelmente alimentarão um desejo de vingança para com o outro, sendo, portanto, os filhos a forma mais acessível de atingir esse objetivo.
  • E. Os abusos psicológicos, que são realizados sutilmente e sem que os envolvidos percebam, são comumente aplicados pelos filhos alienados ao buscar desmoralizar um genitor.

Uma das formas de melhor compreender o contexto familiar onde ocorre o abuso sexual contra crianças e/ou adolescentes, é direcionar o foco da análise para os personagens principais dessa história: a mãe, o abusador e a vítima.

Considerando tal perspectiva, é CORRETO afirmar:

  • A. A vítima de abuso sofre o rompimento de uma relação de afeto e confiança, sente medo do próximo episódio abusivo e de que a mãe concretize suas ameaças.
  • B. Quando as vítimas revelam o abuso sofrido, enfrentando os medos e os riscos que correm ao fazer isso, sentemse, de alguma forma, culpadas pela conivência com as ações de seu abusador.
  • C. Ao tomar conhecimento do abuso sofrido por sua criança, a mãe passa, inevitavelmente, a reviver a própria história abusiva, e não consegue dar o apoio necessário à criança.
  • D. Os abusadores sexuais apresentam comportamentos suspeitos, tanto na presença de outras pessoas como frente à própria vítima.
  • E. As mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual intrafamiliar já foram repetidamente descritas como cúmplices silenciosas, enquanto os abusadores sexuais, em sua maioria, foram caracterizados por saberem distinguir o que é certo e o que é errado com relação às crianças.

O abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes se caracteriza por ações de conteúdo sexualizado impostas às vítimas.

Em alusão à temática, é CORRETO afirmar que

  • A. os casos em que “padrinhos”, vizinhos ou amigos da família cometem o abuso sexual, são considerados extrafamiliares.
  • B. os casos menos frequentes são aqueles em que pais e padrastos são os perpetradores.
  • C. pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas ao núcleo familiar, ou intrafamiliar, quando é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima.
  • D. a relação de poder é um fator característico das relações abusivas, levando a vítima a seduzir o abusador.
  • E. o agressor se utiliza de um discurso sedutor, carregado de elogios e palavras carinhosas, o que desperta a desconfiança dos membros da família.

A maior parte dos casos de abuso sexual ocorre no seio das famílias, apesar das proibições biológicas e culturais do incesto.

Sendo assim, analise as seguintes proposições:

I. A família é uma instituição caracterizada como “sagrada” pela Religião e como “a base da sociedade” pelo Direito.

II. Para a Psicologia, a família é uma instituição na qual as relações se estabelecem independentemente do escopo social.

III. As relações familiares podem tanto promover o desenvolvimento saudável quanto desencadear desajustes, violências e psicopatologias.

IV. O abuso sexual infantil pode ocorrer em qualquer família e não somente naqueles consideradas “desestruturadas”.

V. A falta de comunicação é uma característica importante na dinâmica das famílias abusivas.

No que tange aos padrões, características e dinâmicas familiares no abuso sexual infantil, é CORRETO o que se afirma apenas em

  • A. I e II.
  • B. I, III, IV e V.
  • C. II e III.
  • D. I e IV.
  • E. V.

A partir do contexto da violência intrafamiliar, avalie as afirmações a seguir.

I. Pais abusivos demonstram menos preocupação com os filhos e mais desconforto frente a experiências negativas de outros, incluindo seus próprios filhos.

II. A falta de habilidade dos pais, bem como a precariedade de estratégias para lidar com os desafios advindos do desenvolvimento dos filhos, podem gerar ainda mais conflitos.

III. Pais com alto potencial para o abuso físico demonstram limitações empáticas.

IV. Pais abusivos expressam menos compaixão e solidariedade, além de demonstrarem sentimento de culpa pelos erros e atitudes tomadas para com seus filhos.

V. O fato de os filhos serem vistos pelos pais como causadores de conflitos pode estar associado ao comportamento desafiador da criança e do adolescente.

Estão CORRETAS somente as afirmações

  • A. II, III, IV e V.
  • B. I, II, III e V.
  • C. I, II, III e V.
  • D. I, II e III.
  • E. IV e V.

O crescente número de divórcios e rupturas conjugais, nas últimas décadas, aumentou a procura por meios alternativos de resolução de conflitos. Nesse contexto, a mediação familiar é usada, basicamente, para ajudar casais em vias de separação, a chegarem a um acordo mutuamente aceitável. Dentre as diferenças entre mediação familiar, aconselhamento e terapia, encontra-se que conselheiros/terapeutas podem aconselhar apenas uma das partes, procuram aumentar o esclarecimento pessoal, facilitam a reflexão, exploram a história pessoal e familiar e a experiência passada como uma chave para o presente, enquanto mediadores familiares comprometem-se com ambas as partes desde o início, procuram

  • A. iniciar o processo sem contrato escrito, a relação entre cliente-mediador pode envolver dependência durante algum tempo, concentram-se mais no passado e no presente, podendo utilizar técnicas complementares, como por exemplo, a confecção de uma autobiografia.
  • B. fornecer informação sobre o aconselhamento, podem usar teorias psicanalíticas, concentram-se mais no passado para a compreensão da disputa atual, realizam interpretações focais.
  • C. obter a conciliação, não possuem ligação com processo legal, concentram-se mais no passado recente para a compreensão dos impasses do presente, podendo utilizar técnicas complementares, como por exemplo, role playings.
  • D. ajudar as partes a atingir um acordo, estruturam discussões e exploram opções, concentram-se mais no presente e no futuro do que no passado, podendo utilizar diversas técnicas complementares, como por exemplo, dividir os problemas em partes menores.
  • E. ajudar as partes a atingir um acordo, estruturam discussões e exploram opções, concentram-se mais no presente e no futuro do que no passado, podendo utilizar diversas técnicas complementares, como por exemplo, dividir os problemas em partes menores.

No âmbito teórico e prático da gestão do conhecimento nas organizações, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi propuseram um modelo teórico que consiste em um ciclo composto por quatro etapas, no qual as organizações vão criando e incrementando o próprio capital de conhecimento. As etapas do ciclo de Nonaka e Takeuchi são as seguintes:

  • A. combinação, externalização, afetação, internalização.
  • B. internalização, efetivação, moderação, socialização.
  • C. socialização, internalização, treinamento, incrementação.
  • D. socialização, externalização, combinação, internalização.
  • E. internalização, moderação, combinação, externalização.

Quanto os processos de aprendizagem nas empresas, assinale a alternativa correta.

  • A. O sistema de classificação e hierarquização de resultados de Bloom foca sua intervenção somente no domínio das habilidades motoras.
  • B. O sistema de classificação e hierarquização de resultados de Bloom ancora-se na perspectiva de aprendizagem de tradição behaviorista, chamada estímulo-resposta.
  • C. O sistema de classificação e hierarquização de resultados de Gagné tem como uma das categorias de análise as chamadas estratégias cognitivas.
  • D. Os sistemas de classificação e hierarquização de resultados de Bloom e de Gagné são os únicos aceitos na área de aprendizagem humana da psicologia das organizações e do trabalho.
  • E. As teorias de aprendizagem, no contexto organizacional, que se ancoram na tradição cognitivista foram amplamente utilizadas até o início do século 20, depois caíram em desuso.

A respeito da qualidade de vida no trabalho (QVT), assinale a alternativa correta.

  • A. Huse e Cummings (1985) enfatizam o conceito da QVT por meio da desnecessária participação dos trabalhadores nas decisões e nos problemas do trabalho, pelo fato de ela não interferir nos aspectos de bem-estar do trabalhador e de eficiência organizacional.
  • B. Nadler e Lawler (1983) consideram a QVT como uma forma de melhoria do ambiente de trabalho, mesmo não visando a alcançar maior produtividade e satisfação.
  • C. Guest (1979) conceitua a QVT como um processo pelo qual uma organização tenta revelar o potencial criativo do respectivo pessoal, não o envolvendo em decisões que o afetam no próprio trabalho.
  • D. Para Walton (1973), o termo QVT frequentemente é usado para descrever valores humanos e ambientais que foram deixados de lado pelas sociedades industriais em favor dos avanços tecnológicos, da produtividade e do crescimento econômico.
  • E. Fernandes (1996) define QVT como uma gestão estática e assídua de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas.

No âmbito da qualidade, a teoria das necessidades, de Abraham Harold Maslow (1943), parte do princípio de que, uma vez satisfeita uma necessidade, emerge imediatamente outra de nível mais elevado e passa a ser motivadora. Assinale a alternativa que corresponde aos cinco níveis de necessidades humanas, preconizadas pelo referido autor.

  • A. Fisiológicas básicas, segurança, necessidade de pertencer a um grupo, autoestima e prestígio, e autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos.
  • B. Reconhecimento, amor, autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos, necessidade de cumprir metas e segurança.
  • C. Autoestima e prestígio, segurança, autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos, fisiológicas básicas e amor.
  • D. Segurança, fisiológicas básicas, amor, autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos, e necessidade de cumprir metas.
  • E. Fisiológicas básicas, amor, autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos, segurança e reconhecimento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...