Questões de Psicologia do ano 2017

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma avaliação psicológica pode apresentar diferentes objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento. Sobre os diferentes objetivos de uma avaliação psicológica, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. A avaliação realizada com fins de determinar o curso provável de um caso é a avaliação com objetivo diagnóstico.
  • B. Na avaliação de classificação nosológica, objetiva-se determinar o nível de funcionamento da personalidade, em que são examinadas as funções do ego, em especial a de insight.
  • C. Um exemplo de avaliação psicológica com objetivo de classificação simples é a avaliação do nível intelectual, em que o resultado quantitativo obtido pelo avaliando é comparado com os resultados de outros sujeitos da população.
  • D. A avaliação com objetivo de diagnóstico diferencial é aquela em que o psicólogo é solicitado judicialmente a responder sobre questões relacionadas à insanidade.
  • E. A perícia forense pode ser considerada um objetivo de avaliação. Nesse caso, o psicólogo precisa diagnosticar o sujeito de avaliação e se posicionar acerca da tomada de decisão judicial.

Sobre os conhecimentos de avaliação psicológica, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade. Essa afirmativa está relacionada à dimensão técnica da avaliação psicológica.
  • B. A elaboração de um contrato de prestação de serviços é dispensável, principalmente ao considerar que essa ação pode interferir no estabelecimento do vínculo profissional.
  • C. São considerados passos essenciais para a realização de uma avaliação psicológica: levantamento dos objetivos; coleta de informações; integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais; indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados.
  • D. A elaboração e a entrega de um documento com os resultados do processo de avaliação psicológica é facultativa.
  • E. O acompanhamento acerca dos instrumentos considerados favoráveis para uso pelo CFP não é de responsabilidade do psicólogo, visto que a lista de instrumentos pode ser atualizada constantemente, sendo portanto inviável esse acompanhamento.

Jane iniciou um psicodiagnóstico por indicação de seu médico, que identificou em seu relato, indícios de episódios depressivos e ideação suicida. O psicólogo incluiu em seu plano diagnóstico, além do teste projetivo T.A.T., um inventário de depressão e uma Escala de Ideação Suicida, conhecidos, respectivamente, por:

  • A. STE e EDS.
  • B. BAI e BTI.
  • C. IDB e EIB.
  • D. BDI e BSI.
  • E. DIB e BIE.

As organizações muitas vezes utilizam a avaliação de desempenho para diversos propósitos. Os mais comuns são a administração de salários, o feedback do desempenho e a identificação dos pontos fortes e fracos dos empregados. Em relação às avaliações de desempenho, assinale a afirmativa correta.

  • A. Nos EUA , a lei do emprego não exige que a avaliação de desempenho se baseie somente em fatores relacionados ao cargo.
  • B. As avaliações de cargo são utilizadas para se estabelecer o valor comparável de diferentes cargos com base nos fatores compensáveis de cada cargo.
  • C. A análise de cargos não é um processo de coleta de informações sobre os elementos orientados para o cargo e os elementos orientados para o trabalhador antes de realizarem a avaliação de desempenho.
  • D. Os métodos baseados em resultados, embora pareçam indicar, não envolvem mensurações objetivas, tais como a quantidade e a qualidade do trabalho, dados pessoais, sistemas de administração por objetivos e avaliação de desempenho por computador.

Sobre a avaliação de desempenho, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A dinâmica do processo de gerência do desempenho deve ser contínua e flexível.

II. Ela fornece informações para as atividades gerenciais de recursos humanos.

III. A responsabilidade pelo gerenciamento do programa é dos gestores que a estão utilizando.

IV. Ela é uma verificação informal e temporária dos resultados alcançados com os indicadores estabelecidos.

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas I, II e III.
  • E. Apenas I, III e IV.

Um funcionário realizou uma autoavaliação sobre o seu desempenho e recebeu feedback de avaliações da sua chefia, pares, subordinados e fornecedores da organização. Esse método de avaliação de desempenho pelo qual o funcionário foi avaliado é chamado de

  • A. escala gráfica.
  • B. checklist.
  • C. 360 graus.
  • D. escolha forçada.
  • E. incidentes críticos.

A avaliação é o terceiro e último subsistema de Treinamento e Desenvolvimento. Entre os aspectos a serem definidos em uma avaliação, está sua categoria, se

  • A. formativa ou somativa.
  • B. indutiva ou dedutiva.
  • C. reacional ou relacional.
  • D. independente ou dependente.
  • E. circular ou direta.

O principal documento técnico utilizado no contexto forense, seja na área cível ou na área criminal, por parte do assistente técnico, é:

  • A. A declaração.
  • B. O parecer crítico.
  • C. O atestado.
  • D. O paper.
  • E. A síntese da história.

A questão da normalidade e da patologia é crucial na adolescência. Porém, segundo Outeiral (1994), o ato de definir o que é normal não é uma tarefa fácil, especialmente na adolescência. O autor propõe quatro vértices importantes a serem considerados quanto a essa questão. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às ideias do autor.

  • A. A normalidade é, na verdade, um critério estatístico.
  • B. Tratando-se de saúde mental, a normalidade começa a ser atingida quando nos defrontamos com a dor psíquica.
  • C. A normalidade é definida também em termos da sociedade e da cultura, assim como da época em que vive o adolescente.
  • D. O adolescente é um ser em desenvolvimento e o que poderá ser anormal em uma etapa poderá ser normal em outra.
  • E. A presença de um fator desencadeante dos sintomas é de prognóstico menos favorável do que os desenvolvimentos lentos e insidiosos.

Em um processo judicial, a produção de prova pericial é uma forma de revelar ao juiz a verdade sobre determinado fato. Considerando a perícia, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Um processo judicial poderá estar instruído por diversos documentos que as partes consideram importantes para a causa.
  • B. Em um processo judicial, somente serão aceitos documentos elaborados por peritos nomeados pelo juiz, jamais serão aceitos documentos produzidos unilateralmente pelo interessado.
  • C. O juiz poderá receber uma perícia psicológica ou social, produzida unilateralmente pelo interessado, porém estes documentos não terão força de perícia judicial.
  • D. A perícia judicial se distingue da perícia extrajudicial em relação ao meio em que são produzidas.
  • E. Não há hierarquia entre as provas apresentadas no processo, cada uma delas tem a sua importância, e é a análise do conjunto que deverá contribuir com a decisão do juiz.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...