Questões de Psicologia do ano 2017

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto às técnicas projetivas utilizadas no psicodiagnóstico, é correto afirmar que elas permitem

  • A. alcançar o sentido psicológico da experiência, permanecendo-se em um plano formal.
  • B. averiguar, de modo mais coeso, diversas variáveis em interação e, assim, ascender à singularidade do paciente, e sua utilização permanece restrita à indicação dos níveis de integridade das funções egoicas, ou seja, à adaptação do indivíduo à realidade.
  • C. combinar técnicas quantitativas e qualitativas, conferindo ao trabalho do psicólogo um caráter menos abrangente e uma compreensão menos completa do paciente.
  • D. que o modo de organização e execução requeira o psicodiagnóstico tradicional para atingir o objetivo de obter uma compreensão profunda, integrada e completa de uma pessoa em sua singularidade.
  • E. ao psicólogo utilizar apenas a interpretação teórica como resultado.

Considerando as informações do texto, em relação ao psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

  • A. A sessão destinada à devolução dos resultados do diagnóstico tem um intuito principalmente informativo e sempre sem efeitos terapêuticos.
  • B. No psicodiagnóstico tradicional, a diretriz de que a escolha dos testes deve basear-se em critérios de validade e precisão estatísticas pressupõe buscar a avaliação de variáveis ‘puras’, não isoladas do contexto de vida da pessoa, já que, quanto menores os índices de validade e precisão, maior seria essa ‘pureza’.
  • C. A sistematização do processo em passos implica uma rotina de procedimentos que não limita a liberdade do psicólogo, ficando restrita à escolha dos instrumentos que serão empregados.
  • D. O psicodiagnóstico interventivo (ou avaliação terapêutica) possui como principal característica a realização de intervenções, tais como: assinalamentos, interpretações e holding durante as entrevistas diagnósticas e aplicações de técnicas projetivas.
  • E. No momento da síntese final, na sessão devolutiva, os resultados não precisam ser inseridos no contexto de vida do indivíduo, de modo a informar a respeito das relações deles com as circunstâncias pessoais passadas e presentes.

A atividade diagnóstica destaca-se na psicologia por duas principais razões: garantia do status científico, por empregar instrumentos que atendem às exigências de padronização, e constitui

  • A. o marco distintivo da identidade profissional do psicólogo, pelo caráter privativo do uso de testes psicológicos.
  • B. atividade exclusiva do psicólogo.
  • C. parâmetro único para definir a necessidade de psicoterapia.
  • D. passo posterior à psicoterapia.
  • E. parâmetro para que o psicólogo utilize os testes psicológicos.

Não há um parâmetro para julgar o que é certo, o que é normal. São questões complexas. De certa forma, todos fazem julgamentos sobre a normalidade, uma vez que expressam opiniões sobre a saúde mental dos outros (e talvez deles mesmos). É claro que os diagnósticos formais sobre transtornos psicológicos são feitos por profissionais da saúde mental. Ao fazê-los, os clínicos contam inúmeros critérios para a análise de comportamentos patológicos, entre os quais podemos citar:

  • A. Caráter: diz-se que uma pessoa manifesta seu caráter através de reações da vida cotidiana.
  • B. Desvio: segundo Szasz, diz-se comumente que uma pessoa tem um transtorno quando seu comportamento desvia-se do que a sociedade considera aceitável. Quando as pessoas violam os padrões aceitáveis da sociedade.
  • C. Angústia pessoal: o diagnóstico de um transtorno psicológico é comumente baseado no relato de grande angústia pessoal de um indivíduo. Este é o critério satisfeito por pessoas que estão perturbadas por transtornos de ansiedade ou da depressão.
  • D. Comportamento inadequado: em muitos casos julgam-se as pessoas como tendo um transtorno psicológico porque têm poucos comportamentos adaptativos cotidianos. Este é o critério-chave no diagnóstico de transtornos pelo uso de substância (drogas).

De acordo com Arzeno (1995, p. 36), “‘a primeira entrevista’ é a primeira etapa do processo psicodiagnóstico, que possui diversos objetivos”, inclusive o planejamento do processo psicoterápico. Trata-se de um momento, pois, no qual caberá ao psicólogo propiciar um ambiente propício para que o sujeito não se sinta reprovado ou acusado de fracassos e erros. Sobre a primeira entrevista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A consciência da doença e a fantasia inconsciente da doença são conceitos análogos independente do posicionamento teórico e do paciente, pois as crianças, assim como os adultos, relatam problemas desde o início, ainda que em situações lúdicas no curso da consulta.

( ) Uma vez conhecido o motivo manifesto da consulta, o profissional direciona as perguntas a respeito de tudo o que possa estar relacionado a tal motivo, considerando, ainda, de imediato, o caráter fenomenológico que ele possui, sem conceituar conteúdos como previamente conhecidos.

( ) É possível afirmar que motivo manifesto da consulta e consciência da doença consistem em conceitos que constituem um paralelismo, visto que a preocupação do paciente e o que ele considera preocupante desde o momento inicial podem ser considerados a consciência da doença.

( ) Em uma entrevista inicial, o psicólogo dispõe de recursos fundamentais para registrar tudo o que for necessário e pertinente ao cliente, os quais se restringem aos registros verbais e não verbais expressos pelo cliente, tendo em vista que o registro transferencial e contratransferencial somente são estabelecidos no decorrer dos demais encontros.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.

A entrevista psicológica é uma ferramenta importante em diferentes áreas e momentos de atuação do profissional da psicologia. Uma das finalidades dessa entrevista é propiciar a compreensão do motivo do psicodiagnóstico, auxiliando o planejamento dos procedimentos de avaliação requeridos nesse processo, sobretudo por meio das entrevistas iniciais. A respeito das entrevistas iniciais, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode seguir diferentes modelos e mesmo na forma livre deve ter algum tipo de direcionamento por parte do avaliador.

II. Trata-se de um tipo de entrevista em que o paciente é quem constrói a forma como as informações são trazidas; primeiramente definindo dados e sinalizando quais outros serão inseridos no contexto de avaliação.

III. Na modalidade semiestruturada é importante ter em mente os temas pretendidos como a abordagem do paciente, posto que a ideia é que a entrevista possa envolver questões que se mostrem relevantes para o entendimento do caso e o delineamento das etapas posteriores do processo psicodiagnóstico.

IV. As entrevistas de livre estruturação guiam o curso das informações fornecidas pelo paciente; esse tipo de entrevista se inicia com questionamentos acerca do motivo da busca ou do encaminhamento pelo atendimento e, como isso, é possível encaminhar e direcionar as demais perguntas

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

A respeito das avaliações das necessidades especiais na aprendizagem, julgue os próximos itens. Os testes psicológicos constituem uma alternativa de avaliação diagnóstica, devendo ser utilizados com frequência em quaisquer atores do ambiente educativo que apresentem necessidade aparente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o uso de recursos na avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem relacionadas aos processos avaliativos, à evasão e à repetência escolar, assinale a opção correta.

  • A. Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.
  • B. A aplicação de questionários, escalas e outros instrumentos avaliativos são prerrogativas exclusivas do psicólogo, ao passo que a análise dos resultados é objeto de estudo de toda a equipe multiprofissional.
  • C. Os testes psicométricos e as entrevistas psicológicas abertas são recursos de mensuração, precisão e padronização utilizados pelo psicólogo para explicar causas e efeitos da evasão e repetência.
  • D. Na identificação das causas da evasão e da repetência, os testes psicológicos, por apresentarem caráter normativo e diretrizes interpretativas padronizadas, são ferramentas que pouco auxiliam o psicólogo na obtenção de dados.
  • E. As inferências realizadas pelo psicólogo para identificar as causas da evasão escolar devem ser pautadas somente nos escores e resultados de testes psicométricos validados.

“Avalia as relações que a pessoa estabelece a partir de seu lugar no adoecimento”. O enunciado se refere ao

  • A. Diagnóstico Reacional.
  • B. Diagnóstico Médico.
  • C. Diagnóstico Transferencial.
  • D. Diagnóstico Situacional.
  • E. Diagnóstico Psicológico.

Com relação à Interconsulta Psicológica, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. É uma das formas mais visíveis da aplicação do conceito de interdisciplinaridade.
  • B. Implica convergência de duas disciplinas diferentes em vários aspectos: critérios de saúde, linguagem técnica, modelos de ação, objetivos, enquadre e condições para realizar o trabalho.
  • C. É solicitada quando o paciente manifesta queixas clínicas no atendimento ambulatorial.
  • D. Tem como objetivos auxiliar profissionais de outras áreas no diagnóstico e tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos ou psicossociais e intermediar a relação entre os envolvidos na situação, facilitando a comunicação, a cooperação e a elaboração de conflitos.
  • E. Coleta de informações com médicos, enfermeiros, paciente, familiares e outros; elaboração de diagnósticos situacionais; devolução e assessoramento e acompanhamento diário da evolução da situação são etapas da interconsulta psicológica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...