Questões de Psicologia do ano 2017

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O processo de avaliação clínica e diagnóstico é essencial para o estudo da psicopatologia e, em última análise, para o tratamento dos transtornos psicológicos. A partir desse conceito, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação clínica refere-se à avaliação e à medição sistemáticas dos fatores psicológicos, biológicos e sociais em um indivíduo que apresenta um possível transtorno psicológico.

II. O diagnóstico é o processo a partir do qual se determina se um problema em particular que esteja afetando o indivíduo satisfaz todos os critérios de um transtorno psicológico, como definido no DSM.

III. A avaliação clínica busca utilizar o raciocínio científico para interpretar o comportamento.

IV. A avaliação clínica permite descrever exemplos de aplicações práticas e relevantes dos princípios psicológicos na vida diária.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

As ferramentas de avaliação da personalidade são úteis para os estudiosos da personalidade ou terapeutas. Essas ferramentas diferem porque são adaptadas a teorias específicas. Acerca de como os clínicos de tradição freudiana tentam avaliar as características da personalidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A primeira exigência seria ter uma espécie de estrada para o inconsciente, para identificar reminiscências de experiência da primeira infância – algo que vai além da superfície e revela conflitos e impulsos ocultos. Pois Freud acreditava que a associação livre e a interpretação dos sonhos podiam revelar o inconsciente. Os psicanalistas descartam as ferramentas de avaliação objetiva, tais como questionários do tipo concordo-discordo ou falso-verdadeiro, pois consideram que elas meramente tocam a superfície do consciente.

II. Os testes projetivos visam a fornecer esse “raio-x psicológico” ao apresentar um estímulo ambíguo e, depois, solicitar aos participantes que o descrevam ou que contém uma história sobre ele. Henry Murray introduziu o Teste de Apercepção Temática (TAT), no qual as pessoas viam quadros com figuras ambíguas e depois construíam histórias sobre elas. Um uso da narração de histórias tem sido avaliar a motivação de realização. Ao observar um jovem em devaneio, aqueles que imaginam o que ele está fantasiando sobre uma realização é visto como projetando seus próprios objetivos.

III. O teste mais usado e mais conhecido é o teste Rorschach, em que as pessoas descrevem o que veem em uma série de pranchas com borrões de tinta. Embora com posições conflitantes, a sociedade de avaliação da personalidade (2005) recomenda o uso “responsável” do teste e em resposta às críticas de resultados e interpretações, foi desenvolvida uma ferramenta de codificação e interpretação, assistida por computador e baseada em pesquisa que almeja melhorar a concordância entre avaliadores e aumentar a validade do teste (Erdberg, 1990: Exner, 2003).

IV. É feito o inventário de interesses.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e III.
  • B. I, II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, III e IV.

O exame do estado mental, ou exame psíquico, envolve a observação sistemática do comportamento de alguém. O desafio para os clínicos, naturalmente, é organizar as observações de forma que seja possível dispor de informações suficientes para determinar se um transtorno psicológico pode estar presente. Os exames de estado mental podem ser estruturados e detalhados (Barlow e Durand Psicopatologia. Uma abordagem integrada, SP, Cencage 2015 páginas 74 e 75.), mas, na maioria das vezes, são desenvolvidos de maneira rápida por clínicos experientes no decorrer da entrevista ou da observação de um paciente. Esses exames cobrem algumas categorias. São elas:

1. Aparência e comportamento.

2. Processos de pensamento.

3. Humor e afeto.

4. Funcionamento intelectual.

5. Orientação.

De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.

  • A. Somente constam no exame de estado mental: processos de pensamento, humor e afeto e orientação.
  • B. Somente constam no exame de estado mental: processos de pensamento, função intelectual e orientação.
  • C. Somente constam no exame de estado mental: aparência e comportamento, processo de pensamento e funcionamento intelectual.
  • D. Aparência e comportamento, processos de pensamento, humor e afeto, funcionamento intelectual e orientação: todos constam no exame do estado mental.

“O processo de uma avaliação clínica em psicopatologia é comparado a um funil. O clínico começa coletando uma grande quantidade de informações sobre muitos aspectos do funcionamento do indivíduo para determinar onde pode estar a fonte do problema. Após obter um juízo preliminar do funcionamento geral da pessoa, é importante que o clínico adote o uso de instrumentos visando estabelecer um foco em áreas que sinalizem ser mais relevantes. Para assegurar que este foco seja bem estabelecido, o instrumento adotado deve ser caracterizado por:

I. Confiabilidade: que é o grau de consistência de uma medida.

II. Validade: que é o grau no qual uma técnica mede o que deve medir.

III. Padronização: que é a aplicação de certos padrões para garantir consistência entre medições diferentes.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

No que tange ao processo psicodiagnóstico, julgue os itens a seguir.

I Devido à ausência de padronização, as técnicas psicológicas são insuficientes para fundamentar conclusões de um processo psicodiagnóstico.

II Para ser considerado válido, um processo psicodiagnóstico pode fundamentar-se tanto em resultados advindos da aplicação de testes psicológicos quanto em técnicas psicológicas.

III As características do psicólogo responsável pela avaliação devem ser dissociadas da escolha dos instrumentos a serem utilizados no processo.

IV Observações e pesquisa documental são exemplos de técnicas psicológicas.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Em se tratando de instrumentos de avaliação em saúde mental, as escalas de avaliação permitem

  • A. a definição do prognóstico de uma doença, mas perdem funcionalidade no rastreamento de indivíduos que necessitem de tratamento específico.
  • B. a estimação da frequência dos sintomas, mas não têm função alguma na determinação da gravidade de uma doença.
  • C. a qualificação de características psíquicas, mas não comportamentais.
  • D. a determinação de diagnósticos clínicos.
  • E. a avaliação das características clínicas de uma doença ou mesmo a determinação do nível necessário de cuidado.

No que se refere a avaliação e testagem psicológica, julgue os seguintes itens.

I Fidedignidade ou padronização refere-se ao sistema de interpretação dos escores obtidos em um teste.

II A validade de um teste reside na sua capacidade de medir aquilo que se propõe a avaliar.

III A precisão é uma característica necessária e suficiente para garantir a validade de um instrumento.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas o item I está certo.
  • B. Apenas o item II está certo.
  • C. Apenas o item III está certo.
  • D. Apenas os itens I e II estão certos.
  • E. Apenas os itens II e III estão certos.

Na escolha da técnica de entrevista adequada para a anamnese da paciente do caso clínico 9A1AAA, o psicólogo deve evitar a entrevista

  • A. de livre estruturação, pois crianças tendem a omitir informações quando os pais estão presentes.
  • B. estruturada, devido a sua baixa aplicabilidade clínica, já que não considera suficientemente as demandas do paciente.
  • C. semiestruturada, porque ela dificulta a aplicação de testes psicológicos, procedimento ideal para o caso em questão.
  • D. de triagem, devido à tenra idade da paciente.
  • E. de triagem, por ser irrelevante para a decisão acerca da intervenção a ser adotada no caso.

Antes de iniciar o acompanhamento psicoterápico da criança do caso clínico 9A1AAA, o psicólogo deverá

  • A. encaminhá-la a um nutricionista, para o tratamento da compulsão alimentar, pois isso é a causa provável dos demais distúrbios.
  • B. certificar-se de que está capacitado pessoal, teórica e tecnicamente para assumir as responsabilidades que o caso exige.
  • C. aguardar a emissão de mandado judicial que autorize o tratamento, caso os pais não entrem em consenso.
  • D. prestar à autoridade policial todas as informações passadas no atendimento, caso suspeite de abuso cometido pelo pai.
  • E. obter autorização expressa do pai e da mãe da criança.

Em Psicodiagnóstico, bateria de testes é a expressão empregada para indicar um conjunto de dois ou mais testes ou técnicas utilizadas para fornecer subsídios que permitam ratificar ou invalidar hipóteses, atendendo o objetivo da avaliação. A bateria de testes é utilizada por duas razões principais:

  • A. as dúvidas frente às dissonâncias entre os resultados dos testes se dirimem na comparação de validação via método das metades; há também uma ampliação da confiabilidade intertestes com tal comparação.
  • B. a confiabilidade dos instrumentos psicodiagnósticos é baixa, necessitando uma ampla gama de resultados para minorar essa limitação. Do mesmo modo, a validade, às vezes, insuficiente dos instrumentos se robustece na comparação entre os resultados.
  • C. a comparação entre os resultados dos testes visa a identificar os traços idiossincráticos que destoam do conceito estatístico de normalidade; além disso, aspectos não mensuráveis podem ser detectados de forma transversal na comparação dos testes com a entrevista.
  • D. uma avaliação suficientemente abrangente do avaliado não é possível ser obtida com nenhum teste isolado; além disso, a utilização de uma série de testes implica em uma tentativa de validação intertestes dos dados obtidos, minorando a margem de erro e fundamentando melhor as inferências clínicas.
  • E. a maior quantidade de documentos comprobatórios das hipóteses levantadas em laudo traz mais confiança às inferências empíricas. Do mesmo modo, devido à ampla variedade de instrumentos psicodiagnósticos no mercado, buscar mais de uma escolha mantém contínuas as pesquisas a respeito das temáticas, melhorando a qualidade dos testes.
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