Questões de Psicologia do ano 2017

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. De acordo com Vigotsky o professor deveria investir sua pedagogia nas funções mentais que já se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A mediação pode ser caracterizada pela relação direta entre situações ou organismos, sendo utilizada em pesquisas ou processos de formação, para abordar a relação entre professor e estudante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A interação entre estudantes que compreendam certo fenômeno de uma mesma maneira possibilita-lhes apreender aquilo que ainda não conseguiam assimilar sozinhos. Na perspectiva sociointeracionista, esse fato constitui a zona de desenvolvimento imediato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando os indivíduos se sentem adaptados e felizes no meio em que vivem, tendem a estabelecer relações pessoais e profissionais mais satisfatórias, duradouras, portanto mais produtivas. Para identificar o comportamento satisfatório, ou não, é necessário saber o significado de três palavras e/ou dimensões: 1. DESEMPENHO SOCIAL; 2. HABILIDADE SOCIAL; 3. COMPETÊNCIA SOCIAL. Portanto leia as proposições a seguir:

I. Emissão de um comportamento ou uma sequência de comportamentos em uma situação social qualquer.

II. Existência de deferentes classes de comportamentos sociais no repertorio do individuo para responder ás demandas das relações que estabelece socialmente.

III. Avaliação que se remete aos efeitos do desempenho social nas situações vividas pelos indivíduos.

Assinale a alternativa correta quanto à descrição de DESEMPENHO SOCIAL.

  • A. I apenas
  • B. II apenas
  • C. III apenas
  • D. I, II apenas
  • E. II, III apenas

Sobre a responsabilidade pelo desenvolvimento de cada pessoa, Lacombe (2002, p. 393) considera que:


I. Cada pessoa é responsável por deu próprio desenvolvimento.

II. Se o funcionário tem interesse em desenvolver competências para determinada função, ele terá oportunidade, a qual será oferecida pela empresa.

III. As organizações agem como facilitadoras desse desenvolvimento, mas a iniciativa deve ser tomada pelo funcionário e desenvolver novas competências.

IV. As organizações estão incumbidas desse desenvolvimento, sendo estas as responsáveis em tomar a iniciativa e desenvolver novas competências em seus colaboradores.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II apenas
  • C. III apenas
  • D. IV apenas
  • E. II, IV apenas

Organizações aprendentes podem ser identificadas quando:

I. Facilita o aprendizado de todos os seus membros.

II. Está sempre se transformando.

III. Em seu núcleo estão disciplinas que constituem programas de longo prazo de desenvolvimento, aprendizado e prática organizacional.

IV. Vive um ciclo de eterna mudança.

V. Tem pensamento sistêmico.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. II, III, IV apenas
  • C. I, II, V apenas
  • D. III, IV apenas
  • E. I, III, IV, V apenas

Sobre educação profissional, assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se da educação que se faz de modo institucionalizado e que forma o indivíduo para uma profissão no mercado de trabalho
  • B. É a educação institucionalizada ou não, que intenciona preparar o indivíduo para a vida profissional mediante a integração de partes distintas que são interdependentes
  • C. Refere-se à educação que qualifica o individuo para um exercício profissional que será exercido futuramente
  • D. Tem intrínseca relação com a adaptação do profissional para exercício de cargo ou função
  • E. É um tipo de educação que poderá ser vivenciada, tanto em espaços escolares, quanto dentro de organizações

O uso e aplicação adequados da avaliação do desempenho são imprescindíveis para que haja efetividade em sua intencionalidade. Para tanto, leia as proposições a seguir:

I. Instaurar um clima de respeito e confiança entre os colaboradores.

II. Incentivar as pessoas em suas responsabilidades de modo a definir metas de trabalho.

III. Assegurar que a gestão tenha centralidade e autocraticamente aconteça.

IV. Instigar o desenvolvimento contínuo entre as pessoas.

V. Despertar expectativas permanentes de aprendizagem.

VI. Adotar medidas de inovação e desenvolvimento pessoal e, também, profissional.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III, VI apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, IV apenas
  • E. I, II, IV, V, VI apenas

A personalidade humana é dotada de aspectos fenotípicos e genotípicos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta quanto aos testes de personalidade.

I. Os testes identificam traços de temperamento.

II. Testes de personalidade diferenciam as pessoas entre si.

III. Testes genéricos são denominados de globalização personificada.

IV. Testes específicos pesquisam traços de personalidade, tal como as frustrações de um indivíduo.

V. Testes genéricos são também chamados de psicodiagnósticos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II, III, IV apenas
  • C. I, II, IV, V apenas
  • D. I, II, V apenas
  • E. I,II, III, IV, V

Assinale a alternativa incorreta quanto aos testes na avaliação psicológica de uma pessoa.

  • A. Os testes são comparados aos padrões de resultados alcançados a partir de uma amostra de pessoas
  • B. Os testes psicológicos são utilizados primordialmente para detectar as psicopatologias humanas
  • C. Testes têm a intenção de obter generalizações, prevendo o comportamento humano em determinadas situações de trabalho
  • D. Testes diferenciam pessoas nos seus aspectos físicos, intelectuais e de personalidade
  • E. Testes mensuram as aptidões entre os indivíduos, tendo padrões como bases de comparação
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...