Questões de Psicologia do ano 2017

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Na avaliação psicológica, os testes assumem um importante papel. Nesse sentido, considere:

I. O teste é um instrumento utilizado para melhor conhecer as pessoas nas decisões de emprego.

II. Testes possibilitam um norte, ou seja, uma orientação e avaliação profissional.

III. Os testes mensuram aptidões.

IV. Por meio dos testes se é possível fazer o diagnóstico de personalidade.

V. Constituem uma medida objetiva e estandardizada de amostras de comportamento das pessoas.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e III apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, V apenas
  • D. I, II, III, IV, V
  • E. II, III, IV

Para se realizar um diagnóstico de necessidades de treinamento desenvolve-se uma pesquisa em três níveis:

  • A. dos recursos humanos.
  • B. das condições de trabalho.
  • C. o clima organizacional.
  • D. do nível de satisfação dos empregados quanto à remuneração.
  • E. das estruturas de comunicação entre colaboradores e o mercado de trabalho.

Sobre a reforma psiquiátrica, é INCORRETO afirmar que:

  • A. tem como um de seus fundamentos a crítica ao modelo hospitalocêntrico.
  • B. os CAPS são instituídos por lei e passam a ser implementados amplamente no país a partir da década de 80.
  • C. tem um dos seus eixos no processo de redução de leitos psiquiátricos.
  • D. Serviços Residenciais Terapêuticos são uma alternativa à institucionalização de pacientes.
  • E. as questões de saúde mental passam a ser entendidas dentro de um modelo de atenção integral, com atuação nos níveis primário, secundário e terciário.

Jacques Delors, no Relatório: Educação, Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, 2010) defende que “educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”.

O pilar “aprender a conviver”, segundo o autor, pauta-se no(s) seguinte(s) aspecto(s):

  • A. aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.
  • B. realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
  • C. enfrentar numerosas situações e trabalhar em equipe.
  • D. estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

egundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos — SDH —, no Brasil, 9% dos adolescentes internados em 2012 praticaram homicídio; 38% praticaram roubo, seguido por tráfico de drogas (27%). Sobre os fatores que originam uma adolescência violenta, o Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e o Tratamento do Delinquente (Ilanud/2016) afirma que “a pobreza é um dos fortes fatores, porque diminui o contato entre pais e filhos e enfraquece a transmissão do legado familiar sobre como viver em sociedade”. Além da pobreza, um fator considerado desencadeador da violência ocasionada pelo público adolescente é

  • A. o grande número de adolescentes que apresentam distúrbios mentais, como psicopatia, por exemplo.
  • B. a aplicação da Teoria dos Controles: os criminosos cometem crimes porque sabem que sairão impunes.
  • C. uma característica física do criminoso, evidenciada por saliências no crânio, que o diferencia das demais pessoas, segundo a Teoria da Frenologia.
  • D. a ausência, ou a ineficiência, de políticas públicas e oportunidades voltadas para o segmento juvenil de classes vulneráveis socialmente, que incita a violência, principalmente, a patrimonial (roubo e furto).

Atente ao seguinte excerto do relatório dos Debates Técnicos sobre a Saúde dos Jovens (1989) da Organização Mundial da Saúde (OMS): “[...] A adolescência é sempre um período de transição, no qual os jovens desenvolvem suas capacidades experimentando novos tipos de comportamento”. Considerando essa afirmação da OMS, é correto afirmar que a concepção de adolescência diz respeito

  • A. ao reconhecimento da diversidade cultural e desigualdade social entre os jovens.
  • B. à compreensão da adolescência como parte do desenvolvimento humano, comportando as dimensões biológica, psicológica e sociocultural.
  • C. ao entendimento de que o critério biológico não basta, pois em um meio inteiramente socializado, as determinações biológicas tomam um sentido social.
  • D. a um programa genético/psicogenético que se irá cumprindo ao longo do tempo vital.

Sobre a psicologia analítica, analise as afirmativas a seguir.

I. A psicologia analítica enfatiza a dinâmica dos processos inconscientes, considerando o potencial mitopoiético da psique.

II. A investigação psicológica na psicologia analítica considera os fenômenos em seu âmbito individual (sonhos, fantasias, experiências pessoais) e coletivo (mitos, contos de fadas, obras de arte, acontecimentos sociais e políticos), desde que revestidos de valor simbólico.

III. O sonho pode ser considerado uma ponte epistemológica para efeitos do processo do conhecer, segundo os pressupostos da psicologia analítica.

IV. Os arquétipos, correlatos aos instintos, são experimentados subjetivamente pelo sujeito como impulsos básicos. Eles são princípios de organização psíquica, em torno de temas humanos fundamentais, e seu conteúdo (imagens) é herdado, configurando um acervo de impressões acumuladas pela experiência do homem ao longo dos milênios.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV.
  • B. Estão corretas apenas as alternativas II, III e IV.
  • C. Estão corretas apenas as alternativas I, II e III.
  • D. Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.
  • E. Estão corretas apenas as alternativas I e II.

Como seres sociais, “Cada indivíduo é uma parte componente de numerosos grupos, acha-se ligado por vínculos de identificação em muitos sentidos e construiu seu ideal do ego segundo os modelos mais variados. Cada indivíduo, portanto, partilha de numerosas mentes grupais − as de sua raça, classe, credo, nacionalidade etc. − podendo também elevar-se sobre elas, na medida em que possui um fragmento de independência e originalidade”. (Freud,1921, p.163)

Sobre as diferentes concepções teóricas e técnicas psicanalíticas que fundamentam o trabalho dos psicólogos com grupos terapêuticos,

  • A. Bion propõe que, em um grupo de psicoterapia, a tarefa é a compreensão dos problemas de cada um e as suposições básicas devem ser impedidas de expressão ou eliminadas para que alcance-se êxito.
  • B. para Kaës, o grupo tem o mesmo mecanismo psíquico do sonho, ou seja, o lugar para a realização imaginária dos desejos inconscientes.
  • C. de acordo com Bion, os membros do grupo agem fundamentados em suposições básicas sobre o próprio grupo e que são iguais à realidade da tarefa proposta.
  • D. segundo Kaës, grupo é um dispositivo de investigação e de tratamento das formações e dos processos da realidade psíquica de seus membros.
  • E. Bleger entende que nos grupos psicoterápicos um indivíduo vê a si mesmo, sua parte recalcada, refletida nas interações de outros membros dos grupos, levando-o a conhecer-se, pela ação que exerce sobre os outros e pela imagem que fazem dele.

Em uma situação hipotética, Marta procurou a psicóloga da gestão de pessoas na empresa em que trabalha, por sentir necessidade de conversar com alguém de confiança. Queixou-se sofrer assédio moral do seu chefe imediato, pedindo sigilo absoluto porque precisa manter o emprego. A psicóloga fica surpresa com o relato e preocupada com o visível sofrimento da funcionária.

Diante da situação-problema relatada, a psicóloga deve

  • A. identificar agentes causais, intervir na situação-problema, considerando-se as relações interpessoais, o clima, a cultura, a gestão e ética organizacional.
  • B. realizar atendimento psicoterápico para potencialização dos recursos psíquicos da funcionária a fim de que consiga enfrentar seu chefe e superar o problema.
  • C. compreender a dinâmica da relação de trabalho da equipe e intervir com base nas características de personalidade de cada um dos envolvidos.
  • D. realizar entrevista com a chefia para verificação da veracidade da queixa relatada pela funcionária e denunciar o caso à polícia.
  • E. encaminhar a funcionária para atendimento psicológico e avaliação psiquiátrica, uma vez que o assédio está relacionado a problemas emocionais da pessoa que permite o assédio.

Em uma situação hipotética, Paulo e Claudio trabalham, há dez anos, exercendo a mesma função, considerada essencial em um setor central de uma multinacional. Há seis meses, após aposentadoria do chefe imediato, Claudio foi promovido para chefia substituta. A partir de então, o grupo de trabalho que Claudio participa passou a ter conflitos nos relacionamentos interpessoais e no cumprimento de tarefas. Como porta-voz da insatisfação da equipe, Paulo procurou Claudio queixando-se de sua forma de gerenciar e afirmando, categoricamente, que ele (Paulo) deveria ter sido promovido para a atual chefia.

Diante desse cenário, o setor de recursos humanos decidiu contratar um mediador de conflitos, por considerar que assim haverá resolutividade para o problema relatado, uma vez que a mediação

  • A. indicará, para as partes envolvidas, quais mudanças são necessárias a fim de melhorar a comunicação entre chefia e grupo.
  • B. facilitará a comunicação interpessoal do grupo de trabalho, de forma a restaurar a autonomia dos envolvidos e a legitimidade nos processos de trabalho.
  • C. identificará os conflitos existentes, para que o mediador de conflitos determine a forma de resolução do conflito entre os sujeitos envolvidos.
  • D. possibilitará que haja impessoalidade e o mediador atue de forma a garantir a liderança do chefe em relação ao seu grupo de trabalho, que caracteriza a causa do conflito entre chefia e grupo de trabalho.
  • E. possibilitará a intervenção de uma terceira pessoa que resolverá os conflitos hierárquicos e treinará a chefia a fim de prevenir novos conflitos.
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