Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma pessoa com medo de avião e com muita dificuldade para falar e expressar suas opiniões em público buscou psicoterapia para tratar essas condições.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta, a respeito de técnicas psicoterápicas.

    A) É adequado o uso da dessensibilização sistemática para o tratamento das duas queixas apresentadas.

    B) A técnica de relaxamento é inadequada para treinar a expressão de opiniões, porque, estando relaxada, a pessoa não vivencia adequadamente as variáveis causadoras de ansiedade nas interações sociais.

    C) A psicoeducação é apropriada para tratar o medo de avião, desde que não sejam mencionadas as condições técnicas de segurança e manutenção das aeronaves.

    D) O treinamento assertivo é indispensável no tratamento da fobia de avião.

    E) A inoculação do estresse é uma técnica adequada às duas situações, porque trata os eventos temidos sem que ocorra nenhuma resposta fisiológica de estresse durante a terapia.

No que se refere à terapia de aceitação e compromisso (ACT, sigla em inglês), técnica de terceira geração na clínica comportamental considerada uma das técnicas mais utilizadas e bem-sucedidas atualmente, assinale a opção correta.

    A) Essa técnica desconsidera o contexto em que o comportamento ocorre, dando ênfase apenas às emoções decorrentes da experiência descrita.

    B) A ACT tem como objetivo principal a mudança de comportamentos e de cognições inadequadas.

    C) Sob o enfoque da ACT, esquiva experiencial é a principal técnica para obter alívio do sofrimento.

    D) A defusão cognitiva favorece o entendimento claro e objetivo de eventos privados, como os pensamentos, de modo que o paciente possa entender e separar esses eventos daquilo que é realmente fato.

    E) Conceitualmente, a ACT é equivalente à exposição e prevenção de resposta, e as duas abordagens utilizam as mesmas práticas.

Com relação a técnicas cognitivas de intervenção em psicologia, assinale a opção correta.

    A) Para dependentes de nicotina com problemas pulmonares e respiratórios, o uso da terapia cognitiva é inadequado, por evidenciar cognições que podem aumentar a fissura pelo cigarro.

    B) O distanciamento consiste em treinar o paciente a reconhecer seu potencial para conviver com condições avaliadas como catastróficas.

    C) A preocupação entre pessoas ansiosas deve ser investigada em termos de frequência e duração, mas o conteúdo da preocupação não deve ser discutido, pois isso poderia estimular sua recorrência.

    D) Reatribuição consiste em uma técnica de treinar o paciente para atribuir tarefas a terceiros.

    E) A identificação de pensamentos automáticos é relevante para auxiliar no reconhecimento de padrões de pensamentos adaptativos ou disfuncionais que podem subsidiar comportamentos.

Um servidor que sofria de ansiedade devido a demandas trabalhistas procurou atendimento psicoterápico a fim de tratar essa condição. Ele informou que fazia uso de álcool e cigarro para obter relaxamento e lidar melhor com as atividades do cotidiano. Relatou, ainda, que não tinha conhecimento técnico para realizar tarefas solicitadas a ele em seu trabalho e informou que sofria assédio por parte de sua chefia. A avaliação inicial desse servidor revelou a dependência de álcool e recaídas anteriores.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

    A) O treino em técnicas como o relaxamento muscular progressivo de Jacobson é contraindicado para o servidor.

    B) O modo de enfrentamento relatado pelo servidor é centrado na emoção.

    C) Não é adequado realizar a quantificação da autoeficácia desse paciente durante as sessões iniciais de terapia.

    D) Se, durante a terapia, esse paciente alcançar um período de abstinência e, em seguida, fizer uso eventual de qualquer quantidade de álcool, ficará caracterizada a recaída.

    E) No processo terapêutico desse servidor, a lembrança e o detalhamento de recaídas passadas e o temor de uma recaída futura devem ser evitados.

No que se refere ao tratamento de pessoas dependentes de álcool, assinale a opção correta.

    A) Durante o tratamento, a recaída ocorre quando as técnicas utilizadas são inadequadas às necessidades do sujeito, ao seu padrão de consumo ou à existência de comorbidades.

    B) O tratamento psicológico deve ocorrer apenas em um momento: antes ou depois do tratamento medicamentoso; a condução simultânea das duas intervenções pode reduzir a adesão do paciente à psicoterapia.

    C) Estados emocionais positivos devem ser avaliados porque são fatores protetores contra a recaída, que é associada a emoções negativas.

    D) Ao longo do tratamento, o desenvolvimento de habilidades sociais é relevante para auxiliar na prevenção de recaídas.

    E) A motivação do paciente para tratar a dependência do álcool deve ser avaliada na primeira consulta e, após o início do tratamento, o assunto da dependência não deve mais ser retomado.

A respeito de álcool e outras drogas que causam dependência química, assinale a opção correta.

    A) Para uma pessoa dependente grave do álcool, a melhor proposta de tratamento é o consumo reduzido da substância, não a abstinência, mesmo que, em ocasiões anteriores, ela já tenha tentado reduzir o consumo e fracassado.

    B) O álcool é uma substância teratogênica que, caso seja utilizada por uma gestante, pode comprometer o desenvolvimento neurológico do feto.

    C) A tolerância, no uso do álcool ou da cocaína, significa que o organismo desenvolveu defesas e que as substâncias já não causam mais danos físicos ao organismo.

    D) Entre os agentes evitáveis causadores de adoecimento, o tabaco é o que menos provoca doenças graves.

    E) O uso de qualquer substância química caracteriza abuso, pois, mesmo que não venha a causar danos ao organismo, esse tipo de substância atua no sistema nervoso e pode causar reações emocionais adversas.

Determinado órgão público disponibiliza um serviço de saúde aos seus servidores e respectivos dependentes. A equipe local conta com médicos, enfermeiros, psicólogos e assistente social. Quando um servidor busca o serviço, ele é atendido pelo profissional que ele solicita e, conforme a demanda, pode ser encaminhado a outro profissional da equipe ou a um serviço externo. Cada profissional que atende os servidores anota em prontuário sua avaliação e a conduta adotada.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

    A) A equipe descrita na situação é multidisciplinar, mas atuará de modo interdisciplinar se os profissionais adotarem a discussão conjunta, além da troca e da interação entre os saberes do grupo.

    B) Se um psicólogo atender um servidor com alto nível de estresse, possivelmente comprometedor da saúde física, e encaminhar esse paciente ao médico do mesmo serviço, ficará caracterizada a interdisciplinaridade.

    C) Ao atender um servidor que tenha buscado o serviço com queixas de dificuldades no relacionamento com seus colegas ou seu chefe, o psicólogo, para preservar a privacidade do servidor, não deve levar o caso à equipe.

    D) O psicólogo que atender um servidor e encaminhá-lo a outro profissional, fora do seu serviço, para dar continuidade ao tratamento não deverá mais manter contato com esse profissional ou oferecer informação adicional sobre esse paciente, porque não será mais responsável pelo caso.

    E) A discussão de casos clínicos em equipes únicas no local de trabalho, como na situação em apreço, é inadequada porque expõe os limites de conhecimento de cada profissional e pode causar constrangimento entre essas pessoas no cotidiano.

A respeito de equipes multidisciplinares e interdisciplinares em saúde, assinale a opção correta.

    A) Disciplinaridade refere-se ao conceito de comportamento ético esperado por todos os profissionais que trabalham em equipe.

    B) Em equipes multidisciplinares, todos os profissionais atuam conforme um padrão de conduta preestabelecido.

    C) Equipes multidisciplinares são caracterizadas por incluírem um psicólogo como membro efetivo.

    D) Interdisciplinaridade é definida pela presença de profissionais de todas as áreas de saúde em determinado serviço.

    E) Equipes multidisciplinares e interdisciplinares diferem principalmente quanto à forma de interação, atuação e tomada de decisões entre seus membros.

Joana é uma jovem saudável de 28 anos de idade que, para não adoecer, adota uma dieta balanceada, não fuma e pratica atividades físicas diariamente. Ela nunca apresentou doença grave. Maria tem 30 anos de idade, nunca teve doença grave, é tabagista, adiciona sal extra às suas refeições, ingere fritura com frequência e é sedentária. Após ter sido diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica, Maria, muito assustada com a notícia, expressou sua decisão de mudar suas condutas conforme orientação médica, para manter sua pressão arterial o mais estável possível.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

    A) O comportamento de Joana caracteriza a prevenção secundária contra doenças cardiovasculares, pois ela adota condutas que minimizam a ação de fatores controláveis causadores dessa doença.

    B) De acordo com o modelo transteórico de Prochaska, a decisão de Maria de mudar seus comportamentos inadequados caracteriza a fase de ação.

    C) Depois de iniciar consultas, realizar exames prescritos e mudar comportamentos de risco, Maria terá iniciado o processo de reabilitação em saúde.

    D) Nem Joana nem Maria realizam prevenção terciária para suas condições de saúde.

    E) Os comportamentos adotados por Joana e planejados por Maria são indicados em todos os níveis de prevenção, exceto no caso de doença grave e avançada, pois nessa situação já não há mais forma de prevenção.

Assinale a opção correta, a respeito da inserção e do trabalho do psicólogo no contexto saúde-doença.

    A) A demanda pela intervenção psicológica no processo saúde-doença é igualmente reconhecida tanto pelos profissionais e serviços que seguem o modelo biomédico quanto pelos que seguem o modelo biopsicossocial.

    B) Atualmente, a incidência de doenças agudas é menor do que há três décadas, o que aumenta a longevidade e reduz a demanda pelo trabalho do psicólogo da saúde.

    C) A psicoeducação é inadequada para pacientes em situação de reabilitação, mas é útil na prevenção de doenças.

    D) Não cabe ao psicólogo sensibilizar pais para que estes imunizem os filhos contra doenças infectocontagiosas, pois tal prática está fora da área de conhecimento desse profissional.

    E) Variáveis comportamentais são relevantes na prevenção da morte precoce e do desenvolvimento de doenças crônicas e agudas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...