Questões de Psicologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As contribuições de Melanie Klein para a psicanálise vão além de seu estudo voltado para as crianças. Dentre essas contribuições, algumas são consideradas como conceitos clássicos. Não é um deles:

    A) Conceitos a respeito das etapas mais primitivas do desenvolvimento psicossexual.

    B) Conceito de posição.

    C) Conceito de mundo exógeno.

    D) Conceitos sobre a formação do ego e do superego e conceito a respeito da situação edipiana.

Erikson dedicou-se ao estudo:

    A) Das crises do Ego na construção da identidade.

    B) Do papel dos seios maternos no desenvolvimento biopsicossocial da criança.

    C) De analogias fenomênicas na construção da psique humana.

    D) Dos revestimentos da couraça humana e sua proteção às doenças.

O desenvolvimento biológico, emocional e intelectual é acompanhado do desenvolvimento da personalidade, que juntos contribuem para o desenvolvimento psíquico do indivíduo. Várias teorias explicam o desenvolvimento da personalidade de acordo com o fator (percepção, motivação, aprendizagem etc.) adotado como determinante para esse desenvolvimento. O desenvolvimento da personalidade tem entre esses dois seus principais expoentes:

    A) Freud e Skinner.

    B) Freud e Erikson.

    C) Skinner e Watson.

    D) Watson e Erikson.

Leia o trecho a seguir:


“Segundo _______, a aprendizagem só se dá com a desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito. É necessário obter contato com o difícil, com o incomodo para desestruturar o já existente e em seguida estruturá-lo novamente, com a pesquisa e também motivações tanto intrínseca como extrínseca para obter a aprendizagem, ressaltando que a motivação _______ é _______ importante porque o sujeito tem que estar interessado em aprender, sendo que a junção dos dois (intrínseca e extrínseca) formam importantes aliados para a melhor aprendizagem do sujeito.”


Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

    A) Cagliari – Extrínseca – Mais.

    B) Cagliari – Intrínseca – Menos.

    C) Piaget – Intrínseca – Mais.

    D) Vygotsky – Extrínseca – Menos.

Aqui são considerados os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial. Consideramse as estruturações e reestruturações ao longo do tempo, dando grande importância a esses acontecimentos durante crises e mudanças próprias a certos períodos etários. É um critério que recebe particular simpatia da psiquiatria infantil, de adolescentes e geriátrica.


A descrição acima corresponde a:

    A) Normalidade formativa.

    B) Normalidade reativa.

    C) Normalidade como cadência.

    D) Normalidade como processo.

Para nortear as ideias do behaviorismo é importante esclarecer o que os teóricos desta abordagem entendem por comportamento:


I. Comportamento = resposta do organismo a um estímulo externo (meio ambiente);

II. Estímulo = alterações que ocorrem no organismo em função de estímulos externos;

III. Resposta = toda alteração do ambiente captada pelos órgãos receptores (dos sentidos);


Sobre os itens acima podemos afirmar:

    A) Todos os itens estão corretos.

    B) Apenas o item I está correto.

    C) Apenas o item II está correto.

    D) Apenas o item III está correto.

Leia o trecho abaixo:


“_____ definiu-a como a ciência do comportamento, sendo este um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Ao enquadrar a psicologia como um ramo das ciências naturais, considera a existência na _____ entre o animal e o homem. Para os _____, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios.”


Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

    A) Watson – Continuidade – Comportamentalistas.

    B) Skinner – Descontinuidade – Gestaltistas.

    C) Jung – Descontinuidade – Psicanalistas.

    D) Freud – Continuidade – Gestaltistas.

Não é um dos principais mecanismos de defesa:

    A) Repressão.

    B) Contemplação.

    C) Negação.

    D) Formação reativa.

Percepção e Paradigma:


( ) É por meio do processo perceptivo que as pessoas constroem a sua própria realidade;

( ) É com base no que é percebido que as pessoas raciocinam, tomam decisões e agem;

( ) Nossa percepção do mundo à nossa volta é amplamente guiada por nosso conhecimento estruturado sobre o mundo, e sobre as coisas e pessoas que encontramos nele;

( ) Percepção e paradigmas são sinônimos.


Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é:

    A) V – V – F – V.

    B) V – F – V – V.

    C) V – V – V – F.

    D) F – V – V – V.

A (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar

(trecho de artigo adaptado)


Estudiosos (7,8) no desenvolvimento psicológico infantil mostram que a violência psicológica acarreta ataques ao ego da criança, com sérios danos e distorções introduzidos em seu mapa psicológico sobre o mundo. Com essa perspectiva, Garbarino et al. (7) elencaram cinco importantes comportamentos parentais tóxicos do ponto de vista psicológico infantil para auxiliar na detecção deste abuso: rejeitar (recusar-se a reconhecer a importância da criança e a legitimidade de suas necessidades), isolar (separar a criança de experiências sociais normais impedindo-a de fazer amizades, e fazendo com que a criança acredite estar sozinha no mundo); aterrorizar (a criança é atacada verbalmente, criando um clima de medo e terror, fazendo-a acreditar que o mundo é hostil); ignorar (privar a criança de estimulação, reprimindo o desenvolvimento emocional e intelectual) e corromper (quando o adulto conduz negativamente a socialização da criança, estimula e reforça o seu engajamento em atos antissociais). Outra contribuição deste autor refere-se ao contexto cultural e social onde ocorre a violência, sendo consenso de que o reconhecimento de maus-tratos psicológicos depende substancialmente do contexto em que se está inserido. Nessa linha, o reconhecimento de maus-tratos psicológicos será efetuado quando comunicar uma mensagem cultural específica de rejeição ou prejudicar relevante processo de socialização e desenvolvimento psicológico (7,8).

Diferentes ângulos têm sido adotados pelos autores ao estudarem violência psicológica na infância. O'Hagan (9) e Brassard et al. (10) focalizam a conceituação dos maustratos psicológicos durante o desenvolvimento infantil no comportamento dos pais, em que esses repetidamente convencem a criança de que ela é a pior, que não é amada, querida, ou que seu único valor é comparado com a necessidade dos outros.

Jellen et al. (11) sinalizam que a violência psicológica tem sido considerada como ponto central do abuso infantil e da negligência. Claussen et al. (12) afirmam que a violência psicológica pode causar mais danos no desenvolvimento infantil do que a violência física.

Os possíveis efeitos, na criança, da convivência com violência psicológica são enumerados por vários estudiosos, tais como: incapacidade de aprender, incapacidade de construir e manter satisfatória relação interpessoal, inapropriado comportamento e sentimentos frente a circunstâncias normais, humor infeliz ou depressivo e tendência a desenvolver sintomas psicossomáticos (3,6,7,8).


(Disponível em: http://bit.ly/2Ktv9gk). 
Leia o texto 'A (in)visibilidade da violência psicológica na infância e adolescência no contexto familiar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Claussen et al. afirmam que a violência psicológica não costuma causar mais danos no desenvolvimento infantil, pois esse é um prejuízo exclusivo da violência física, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.

II. O'Hagan e Brassard et al. focalizam a conceituação dos maus-tratos psicológicos durante o desenvolvimento infantil no comportamento dos professores, em que esses repetidamente convencem a criança de que ela é a pior, que não é amada e querida, ou que seu único valor é comparado com a necessidade dos outros, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...