Questões sobre Avaliação Psicológica

Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um psicólogo foi contratado por uma escola para fazer uma intervenção em uma turma onde é frequente a ocorrência de bullying. Depois de um primeiro momento com os professores, o psicólogo percebeu que, em sua prática, os docentes da referida escola associam esses comportamentos à indisciplina e às dificuldades de aprendizagem, embora pensem que a solução do problema seria tarefa do Conselho Tutelar ou da Polícia Militar. A partir das ferramentas conceituais da análise institucional, uma possibilidade de ação a ser proposta pelo psicólogo seria o(a)

  • A. uso estratégico da solução pensada pelos professores como foco de reflexão sobre sua posição frente ao problema do bullying.
  • B. implementação de atividades com os professores para aumentar a confiança, a coesão e a abertura entre eles.
  • C. investigação da dinâmica escolar com o intuito de melhorar o desempenho dos professores em relação ao problema.
  • D. investigação da dinâmica escolar com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos em relação ao problema.
  • E. criação de uma dinâmica entre os grupos de professores e de alunos com a ideia de mudar atitudes e estereótipos desenvolvidos.

É correto afirmar que Psicodiagnóstico é um (uma):

  • A. Processo estruturado, ilimitado no tempo, que utiliza instrumentos válidos, fidedignos e padronizados.
  • B. Avaliação única da personalidade realizada com propósitos clínicos; porém, abrange inúmeros instrumentos precisos e confiáveis.
  • C. Procedimento científico, estruturado e que inicia com levantamento primário de hipóteses.
  • D. Forma de avaliação utilizada para fins de diagnóstico, como meio de comunicação, para se aferir um tratamento e também com a finalidade de investigação.

Pichon-Riviére formulou a técnica do grupo operativo, composto pelos três Ds, o depositado, depositante e depositário. Análise as afirmativas abaixo:

I) A dinâmica dos três Ds surgiu a partir da verticalidade e horizontalidade, o primeiro refere-se ao indivíduo que enuncia algo de si mesmo e denúncia características do grupo, e a horizontalidade é a interação dos membros entre si.

II) A dinâmica dos três Ds surgiu a partir da verticalidade e horizontalidade, o primeiro é a interação dos membros entre si, e a horizontalidade refere-se ao indivíduo que enuncia algo de si mesmo e denúncia características do grupo.

III) O primeiro é todo o conteúdo depositado, como raiva, angústia e compaixão. Depositário é em quem é depositado todos os conteúdos conflitantes, tornando-se assim o bode expiatório do grupo. E por fim o depositante, os sujeitos que depositam no depositário todos os conteúdos os quais são insuportáveis para os mesmos.

IV) Pichon entende que a interpretação deve ocupar-se primeiro do vertical e, em seguida, revelar o modo como isso se insere no momento do grupo, que teve sua fantasia inconsciente detectada e assim torná-la explícita pelo porta-voz.

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I, II e III.
  • C. Apenas I, III e IV.
  • D. Apenas III e IV.

O teste WISC III – Escala de Inteligência Wechesler para crianças é organizado em subtestes que são divididos em subtestes verbais e subtestes de execução. Assinale a alternativa correta:

  • A. Subtestes Verbais: informação, semelhanças, aritmética, completar figuras, códigos, armar objetos.
  • B. Subtestes Verbais: arranjo de figuras, cubos, compreensão.
  • C. Subtestes de Execução: completar figuras, códigos, armar objetos, arranjo de figuras, cubos, procurar símbolos e labirinto.
  • D. Subtestes de Execução: completar figuras, aritmética, armar objetos, arranjo de figuras, cubos, procurar símbolos e labirinto.

Para verificar a capacidade intelectual do individuo são utilizados testes psicológicos. O teste WISC III – Escala de Inteligência Wechesler para crianças, foi criado para avaliar a capacidade intelectual geral da criança. Com base nestas informações assinale a alternativa correta:

  • A. O teste trabalha com: Raciocínio Abstrato, Memória e Habilidade Percepto- Motoras.
  • B. O teste trabalha somente com o Raciocínio Abstrato.
  • C. O teste trabalha com: Raciocínio Abstrato e Memória.
  • D. O teste trabalha somente com a Habilidade Percepto-Motoras.

 

Em relação à classificação e interpretação básicas da técnica de Zulliger, relacione adequadamente as colunas.

1. Respostas.

2. Localizações.

3. Determinantes.

4. Fenômenos especiais / movimento inanimado.

( ) Áreas das manchas em que o examinando situa a resposta verbalizada.

( ) Respostas em que o conteúdo está sendo visto em movimento, sendo movido por forças físicas, químicas, mecânicas ou abstratas.

( ) Conteúdo verbalizado é uma ideia, um conceito vinculado diretamente a determinada área-estímulo do diapositivo ou do cartão.

( ) Palavra usada nas técnicas de Zulliger para identificar quais fatores psíquicos que levaram o examinando a dar essa ou aquela resposta.

A sequência está correta em

  • A. 4, 1, 3, 2.
  • B. 2, 4, 1, 3.
  • C. 1, 3, 4, 2.
  • D. 3, 4, 2, 1.
  • E. 1, 4, 2, 3.

Segundo Cunha (2000), as estratégias de avaliação são, pois, uma expressão com uma abrangência semântica muito ampla e flexível, ainda que possam ser usadas de maneira muito específica. Em relação à avaliação psicológica, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A testagem pode ser um passo importante do processo da avaliação, mas constitui apenas um dos recursos possíveis de avaliação.
  • B. As técnicas projetivas podem ser consideradas estratégias de avaliação; historicamente, são caracterizadas por seu estilo de avaliação impressionista.
  • C. Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico.
  • D. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica e diferenças individuais.
  • E. As sementes da avaliação psicológica, que hoje constituem uma das funções do psicólogo, foram lançadas numa fase que abrangeu o fim do século XVIII e o início do século XIX.

Em relação à técnica D-E, analise as afirmativas.

I. O fundamental objetivo é se prestar a exploração da dinâmica inconsciente da personalidade.

II. É uma técnica de investigação que não se restringe às noções habituais e particulares que se tem a respeito dos testes psicológicos.

III. É direcionada a investigação da personalidade, sendo um instrumento com sensibilidade para explorar o inconsciente de tipo vertical e focal.

IV. O examinando não é livre e, sim, direcionado em relação à sua comunicação pelo terapeuta, que fornece um substrato básico de meios estáveis, conduzindo, assim, os participantes.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I , II e III, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

 

Assinale o instrumento que pode ser direcionado a realizar o procedimento mencionado.

  • A. Escala PBDC.
  • B. Escala MMPI.
  • C. Escala Wechsler.
  • D. Técnica de Zulliger.
  • E. Teste de Apercepção Temática – TAT.

Para estudar o crescimento e as mudanças que ocorrem ao longo da vida, os psicólogos do desenvolvimento empregam alguns métodos de pesquisa. Há pesquisadores que examinam as mudanças no desenvolvimento observando ou realizando, ao mesmo tempo, testes com pessoas de diferentes faixas etárias, por exemplo. Podem estudar o desenvolvimento do pensamento lógico por meio da realização de testes com um grupo formado por crianças de 6 anos de idade, outro formado por crianças de 9 anos e um terceiro grupo de crianças de 12 anos, e assim buscar diferenças entre os grupos etários. Trata-se de um estudo

  • A. transversal.
  • B. longitudinal.
  • C. biográfico.
  • D. diagonal.
  • E. múltiplo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...