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Julgue os itens seguintes, a respeito de laudos e instrumentos de avaliação psicológica.
A escolha de um teste psicológico para avaliação deve levar em conta sua adequação ao gênero e idade do sujeito em questão, bem como os critérios de validade do instrumento para o objetivo proposto.
Julgue os itens seguintes, a respeito de laudos e instrumentos de avaliação psicológica.
Entrevistas, testes padronizados e escutas são instrumentos adequados à coleta de dados para a elaboração de laudos psicológicos, e a identificação desses instrumentos no laudo é apropriada.
Julgue os itens a seguir, acerca da avaliação psicológica em diferentes contextos.
Em uma entrevista clínica conduzida para avaliação de um paciente idoso que apresente perplexidade ou desconfiança diante de situações consideradas comuns e típicas do cotidiano, é importante contestá-lo e desafiar sua desconfiança, mostrando-lhe elementos óbvios.
Julgue os itens a seguir, acerca da avaliação psicológica em diferentes contextos.
Ao avaliar o grau de comprometimento do comportamento etilista de um paciente em entrevista clínica, é inadequado e antiético perguntar a ele se algum amigo, colega ou familiar o considera alcoolista.
Acerca dos transtornos do humor, julgue os itens a seguir.
Ao avaliar a intensidade da depressão de um paciente como leve, moderada ou grave, durante uma entrevista, o psicólogo deve considerar como referencial o nível de humor e comportamentos pré-mórbidos do paciente.
Ao optar pelo uso de testes psicológicos para fins de seleção de candidatos, o Psicólogo deverá utilizar testes legitimado sem âmbito:
regional.
internacional.
estadual.
municipal.
A avaliação terapêutica tradicional ou clínica difere da avaliação forense em inúmeros aspectos importantes. Sobre tal tema, é INCORRETO afirmar:
Na clínica, as metas giram sempre em torno da redução do sofrimento psicológico do paciente.
Na clínica, o papel do psicólogo é mais investigativo e na forense é de fornecer um apoio emocional.
A avaliação clínica tem o objetivo primário de fornecer informações para o tratamento, enquanto na forense o propósito é legal.
Na avaliação terapêutica, a perspectiva do examinando é considerada porque é voluntária; já na forense, terá maior peso o exame minucioso do paciente.
O cliente de um e outro tipo de avaliação pode variar, já que, na clínica, geralmente é a pessoa ou familiar que procura e, na forense é, usualmente, o advogado ou o Tribunal.
Os estudos sobre violência doméstica contra a criança apontam sinais que devem ser investigados para o auxílio do diagnóstico. Dentre eles, estão:
rapidez na busca de atendimento; criança dentro da rede escolar e desenvolvimento compatível com a idade.
criança com carteira de vacinação desatualizada; ausência de acidentes infantis no relato materno e desenvolvimento compatível com a idade.
consonância entre a história relatada e os sintomas detectados; desenvolvimento compatível com a idade e ausência de fraturas ósseas.
discrepância entre a história relatada e os sintomas observados; demora em buscar atendimento e criança fora da rede escolar.
discrepância entre a história pessoal relatada e a da família de origem; ausência de fraturas ósseas ou acidentes importantes e rapidez na busca de atendimento.
Segundo Jurema Alcides Cunha, autora da obra largamente conhecida Psicodiagnóstico-V, a expressão Estratégias de avaliação psicológica, cada vez mais utilizada na literatura específica, aplica-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação, sendo que, em relação à estratégia da avaliação comportamental, a autora considera que ela foi abdicando da simples identificação de comportamentosalvo, perfeitamente distinguíveis e observáveis, para começar a incorporar (apesar das fortes objeções iniciais) modalidades
físicas e, mesmo, hipoafetivas.
emotivas e, mesmo, neuropsíquicas.
cognitivas e, mesmo, afetivas.
dinâmicas e, mesmo, não mensuráveis.
únicas e, mesmo, intransferíveis.
Utilizados em estudos de caso e privativo do psicólogo. Correspondem a procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos. Trata-se de
Anamnese ou História Pessoal.
Dinâmicas de Grupo.
Entrevistas de Avaliação.
Procedimentos Diagnósticos.
Testes Psicológicos.
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