Questões sobre Avaliação Psicológica

Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, a respeito de laudos e instrumentos de avaliação psicológica.

A escolha de um teste psicológico para avaliação deve levar em conta sua adequação ao gênero e idade do sujeito em questão, bem como os critérios de validade do instrumento para o objetivo proposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito de laudos e instrumentos de avaliação psicológica.

Entrevistas, testes padronizados e escutas são instrumentos adequados à coleta de dados para a elaboração de laudos psicológicos, e a identificação desses instrumentos no laudo é apropriada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da avaliação psicológica em diferentes contextos.

Em uma entrevista clínica conduzida para avaliação de um paciente idoso que apresente perplexidade ou desconfiança diante de situações consideradas comuns e típicas do cotidiano, é importante contestá-lo e desafiar sua desconfiança, mostrando-lhe elementos óbvios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da avaliação psicológica em diferentes contextos.

Ao avaliar o grau de comprometimento do comportamento etilista de um paciente em entrevista clínica, é inadequado e antiético perguntar a ele se algum amigo, colega ou familiar o considera alcoolista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos transtornos do humor, julgue os itens a seguir.

Ao avaliar a intensidade da depressão de um paciente como leve, moderada ou grave, durante uma entrevista, o psicólogo deve considerar como referencial o nível de humor e comportamentos pré-mórbidos do paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao optar pelo uso de testes psicológicos para fins de seleção de candidatos, o Psicólogo deverá utilizar testes legitimado sem âmbito:

  • A.

    regional.

  • B.

    internacional.

  • C.

    estadual.

  • D.

    municipal.

  • E. nacional.

A avaliação terapêutica tradicional ou clínica difere da avaliação forense em inúmeros aspectos importantes. Sobre tal tema, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Na clínica, as metas giram sempre em torno da redução do sofrimento psicológico do paciente.

  • B.

    Na clínica, o papel do psicólogo é mais investigativo e na forense é de fornecer um apoio emocional.

  • C.

    A avaliação clínica tem o objetivo primário de fornecer informações para o tratamento, enquanto na forense o propósito é legal.

  • D.

    Na avaliação terapêutica, a perspectiva do examinando é considerada porque é voluntária; já na forense, terá maior peso o exame minucioso do paciente.

  • E.

    O cliente de um e outro tipo de avaliação pode variar, já que, na clínica, geralmente é a pessoa ou familiar que procura e, na forense é, usualmente, o advogado ou o Tribunal.

Os estudos sobre violência doméstica contra a criança apontam sinais que devem ser investigados para o auxílio do diagnóstico. Dentre eles, estão:

  • A.

    rapidez na busca de atendimento; criança dentro da rede escolar e desenvolvimento compatível com a idade.

  • B.

    criança com carteira de vacinação desatualizada; ausência de acidentes infantis no relato materno e desenvolvimento compatível com a idade.

  • C.

    consonância entre a história relatada e os sintomas detectados; desenvolvimento compatível com a idade e ausência de fraturas ósseas.

  • D.

    discrepância entre a história relatada e os sintomas observados; demora em buscar atendimento e criança fora da rede escolar.

  • E.

    discrepância entre a história pessoal relatada e a da família de origem; ausência de fraturas ósseas ou acidentes importantes e rapidez na busca de atendimento.

Segundo Jurema Alcides Cunha, autora da obra largamente conhecida Psicodiagnóstico-V, a expressão “Estratégias de avaliação psicológica”, cada vez mais utilizada na literatura específica, aplica-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação, sendo que, em relação à estratégia da avaliação comportamental, a autora considera que ela foi abdicando da simples identificação de comportamentosalvo, perfeitamente distinguíveis e observáveis, para começar a incorporar (apesar das fortes objeções iniciais) modalidades

  • A.

    físicas e, mesmo, hipoafetivas.

  • B.

    emotivas e, mesmo, neuropsíquicas.

  • C.

    cognitivas e, mesmo, afetivas.

  • D.

    dinâmicas e, mesmo, não mensuráveis.

  • E.

    únicas e, mesmo, intransferíveis.

Utilizados em estudos de caso e privativo do psicólogo. Correspondem a procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos. Trata-se de

  • A.

    Anamnese ou História Pessoal.

  • B.

    Dinâmicas de Grupo.

  • C.

    Entrevistas de Avaliação.

  • D.

    Procedimentos Diagnósticos.

  • E.

    Testes Psicológicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...