Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual das afirmativas abaixo NÃO caracteriza uma entrevista clínica?
A entrevista clínica não é uma técnica única, existem várias formas de abordá-la, conforme o objetivo específico da entrevista e a orientação do entrevistador.
A entrevista é parte de um processo e este deve ser concebido, basicamente, como um processo de avaliação, que pode ocorrer em apenas uma sessão e ser dirigido a fazer um encaminhamento, ou a definir os objetivos de um processo psicoterápico.
A entrevista é a única técnica capaz de testar os limites de aparentes contradições e de tornar explícitas características indicadas pelos instrumentos padronizados, dando a eles a validade clínica.
O resultado de uma entrevista depende largamente da experiência e da habilidade do entrevistado, de deixar-se conduzir neste processo.
A qualidade, a formação clínica e a sensibilidade do avaliador para os aspectos relacionais servirão de apoio para os momentos mais difíceis e inesperados deste processo.
São características do processo psicodiagnóstico, EXCETO:
Classificação nosológica.
Hipóteses iniciais.
Entendimento dinâmico.
Prognóstico.
Diagnóstico diferencial.
Psicologia - Avaliação Psicológica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Dentre os procedimentos mais utilizados na psicologia em sua intervenção cotidiana nos diversos campos profissionais se destacam, pela frequência de uso:
grupos.
check-lists.
formulários de anamnese.
avaliações psicológicas.
entrevistas.
É considerada uma apresentação descritiva acerca de situações e /ou condições psicológicas e suas determinações históricas , sociais, políticas e culturais pesquisadas no processo de avaliação psicológica :
Deve-se levar em consideração no processo psicodiagnóstico o(a)
Ao conduzir uma avaliação psicológica, é preciso que o psicólogo considere que
Considerando o contexto de atuação do psicólogo organizacional, é bastante frequente assinalar a existência de duas posições distintas. Uma delas é a do psicólogo que usa seus conhecimentos para ajudar as organizações a funcionarem adequadamente, a serviço da produtividade. A outra é a do psicólogo que utiliza sua posição para favorecer o questionamento das relações de trabalho e promover o bem-estar dos trabalhadores.
Nessas circunstâncias, em sua atuação, o psicólogo
Um psicólogo é convocado para realizar uma avaliação na qual se valerá, dentre outros recursos, de testes psicológicos. Considerando a magnitude do trabalho, ele percebe que precisará de ajuda na aplicação e correção dos testes. A gerência lhe disponibiliza membros da equipe que não têm formação em psicologia, alguns dos quais ocupam o mesmo cargo que o psicólogo naquela organização.
Não havendo alternativa para se negociar a designação dos membros que o ajudarão, e considerando o Código de Ética do Psicólogo, o que esse psicólogo está autorizado a fazer?
A avaliação psicológica é uma prática comum no contexto organizacional, usualmente com a intenção de avaliar conhecimentos, habilidades e outras características de um candidato a uma posição de trabalho.
Dentre a enorme gama de testes utilizáveis, estão os testes de aptidão cognitiva, que avaliam
Qual dos testes abaixo é utilizado especificamente para prever o comportamento contraproducente de um candidato a uma vaga de trabalho?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...