Questões sobre Avaliação Psicológica

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Qual das afirmativas abaixo NÃO caracteriza uma entrevista clínica?

  • A.

    A entrevista clínica não é uma técnica única, existem várias formas de abordá-la, conforme o objetivo específico da entrevista e a orientação do entrevistador.

  • B.

    A entrevista é parte de um processo e este deve ser concebido, basicamente, como um processo de avaliação, que pode ocorrer em apenas uma sessão e ser dirigido a fazer um encaminhamento, ou a definir os objetivos de um processo psicoterápico.

  • C.

    A entrevista é a única técnica capaz de testar os limites de aparentes contradições e de tornar explícitas características indicadas pelos instrumentos padronizados, dando a eles a validade clínica.

  • D.

    O resultado de uma entrevista depende largamente da experiência e da habilidade do entrevistado, de deixar-se conduzir neste processo.

  • E.

    A qualidade, a formação clínica e a sensibilidade do avaliador para os aspectos relacionais servirão de apoio para os momentos mais difíceis e inesperados deste processo.

São características do processo psicodiagnóstico, EXCETO:

  • A.

    Classificação nosológica.

  • B.

    Hipóteses iniciais.

  • C.

    Entendimento dinâmico.

  • D.

    Prognóstico.

  • E.

    Diagnóstico diferencial.

Dentre os procedimentos mais utilizados na psicologia em sua intervenção cotidiana nos diversos campos profissionais se destacam, pela frequência de uso:

  • A.

    grupos.

  • B.

    check-lists.

  • C.

    formulários de anamnese.

  • D.

    avaliações psicológicas.

  • E.

    entrevistas.

É considerada uma apresentação descritiva acerca de situações e /ou condições psicológicas e suas determinações históricas , sociais, políticas e culturais pesquisadas no processo de avaliação psicológica :

  • A. Laudo ou relatório psicológico
  • B. Manual psicológico
  • C. Atestado
  • D. Declaração
  • E. Parecer

Deve-se levar em consideração no processo psicodiagnóstico o(a)

  • A. sujeito como algo mutável e dinâmico, circunscrito num mundo maior que o da consulta psicológica, o qual é multideterminado e atua ativamente sobre sua realidade.
  • B. própria subjetividade do avaliador
  • C. a leitura dos dados de forma subjetiva e com deformações
  • D. sujeito que está sendo submetido a testes, bem como seu individualismo
  • E. nenhuma alternativa está correta

Ao conduzir uma avaliação psicológica, é preciso que o psicólogo considere que

  • A. a escolha de um teste psicológico se justifica quando esse teste capta, exaustivamente, o construto/fenômeno psicológico a ser avaliado, não sendo adequado o uso de testes diferentes para avaliar um mesmo construto/fenômeno.
  • B. a utilização de testes psicológicos caracteriza uma abordagem da psicologia que é epistemologicamente incompatível com a utilização de outras formas de avaliação, como entrevistas, devendo o psicólogo evitar tal ecletismo ingênuo.
  • C. os instrumentos psicológicos têm limitações e vantagens que não são absolutas; são relativas à população a que se destinam, às condições em que serão utilizados e aos objetivos da avaliação, tornando obrigatória uma análise crítica.
  • D. o contratante da avaliação tem direito, assegurado por lei, à totalidade das informações produzidas no processo de avaliação, cabendo ao psicólogo garantir este direito.
  • E. se seu trabalho está sendo contratado/remunerado por uma pessoa distinta do avaliado, ele está desobrigado a apresentar os objetivos da avaliação, bem como os resultados desta ao avaliado.

Considerando o contexto de atuação do psicólogo organizacional, é bastante frequente assinalar a existência de duas posições distintas. Uma delas é a do psicólogo que usa seus conhecimentos para ajudar as organizações a funcionarem adequadamente, a serviço da produtividade. A outra é a do psicólogo que utiliza sua posição para favorecer o questionamento das relações de trabalho e promover o bem-estar dos trabalhadores.

Nessas circunstâncias, em sua atuação, o psicólogo

  • A. deve contribuir para uma relação empregado-empregador tão equânime quanto possível, sem esperar ingenuamente a anulação dos conflitos inerentes a essa relação.
  • B. deve assumir claramente, ao menos para si mesmo, a posição que irá conduzir sua atividade: se em prol do trabalhador ou a serviço da expropriação do trabalhador pela organização de trabalho.
  • C. possui uma importância estratégica muito pequena dentro das organizações de trabalho para que sua atuação exerça alguma influência, devendo, portanto, apenas cumprir as funções que lhe são atribuídas.
  • D. possui o ferramental necessário para promover o apaziguamento das tensões tanto do empregador quanto do empregado, devendo utilizar seu conhecimento para eliminar os conflitos entre tais posições.
  • E. fica livre para operar como psicólogo do trabalho, ou seja, para focar a saúde psicológica do trabalhador, em detrimento do funcionamento organizacional, dada a existência de administradores exercendo funções correlatas às do psicólogo organizacional.

Um psicólogo é convocado para realizar uma avaliação na qual se valerá, dentre outros recursos, de testes psicológicos. Considerando a magnitude do trabalho, ele percebe que precisará de ajuda na aplicação e correção dos testes. A gerência lhe disponibiliza membros da equipe que não têm formação em psicologia, alguns dos quais ocupam o mesmo cargo que o psicólogo naquela organização.

Não havendo alternativa para se negociar a designação dos membros que o ajudarão, e considerando o Código de Ética do Psicólogo, o que esse psicólogo está autorizado a fazer?

  • A. Treinar os membros da equipe disponíveis no uso do instrumento em questão, para que sua utilização seja precisa, correta e não prejudique a qualidade da avaliação.
  • B. Treinar apenas os membros da equipe cujo cargo coincida com o seu, pois, uma vez que a função deles pode ser exercida por um psicólogo, eles podem, por reciprocidade, atuar como o psicólogo atua naquela função específica.
  • C. Reduzir a qualidade da avaliação a ser executada até encontrar um nível em que possa conduzi-la solitariamente.
  • D. Trocar de instrumento, escolhendo um dentre os vários testes psicológicos que não são reconhecidos pelo CEP e que, portanto, podem ser adquiridos e utilizados livremente.
  • E. Informar e sustentar a impossibilidade do uso do instrumento em questão, recusando-se a realizar a avaliação, caso não encontre nenhuma alternativa que não fira o Código de Ética.

A avaliação psicológica é uma prática comum no contexto organizacional, usualmente com a intenção de avaliar conhecimentos, habilidades e outras características de um candidato a uma posição de trabalho.

Dentre a enorme gama de testes utilizáveis, estão os testes de aptidão cognitiva, que avaliam

  • A. a relação entre os interesses ou a personalidade do candidato com os de pessoas em diversas profissões ou categorias profissionais.
  • B. a predisposição ou tendência de uma pessoa a se comportar de determinado modo em situações diferentes.
  • C. o nível atual de competência de uma determinada pessoa em relação a uma determinada habilidade.
  • D. a habilidade ou a potencialidade do candidato em relação a tarefas que exijam a função cognitiva medida.
  • E. se um candidato irá comportar-se de forma contraproducente ou desonesta no trabalho.

Qual dos testes abaixo é utilizado especificamente para prever o comportamento contraproducente de um candidato a uma vaga de trabalho?

  • A. Teste de integridade
  • B. Teste de interesse vocacional
  • C. Testes de aptidão psicomotora
  • D. Testes de aptidão cognitiva
  • E. Testes de Inteligência Emocional
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