Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A validade preditiva de um teste é determinada aplicando- o a uma determinada amostra de candidatos que, após admitidos, são avaliados quanto ao
índice de cumprimento de todas as atividades estabelecidas na descrição de cargos.
resultado obtido em funções anteriores.
resultado observado pelos gestores.
seu desempenho no cargo.
resultado ponderado obtido durante um período prédeterminado executando a mesma tarefa.
A entrevista, em que o entrevistador precisa saber formular as questões, de acordo com o andamento da entrevista para obter o tipo de resposta ou informação requerida, é denominada
diretiva.
mista.
padronizada nas respostas.
padronizada nas perguntas.
não-diretiva
A entrevista investigativa possui sua fundamentação teórica baseada em pesquisas empíricas da área
da Psicologia Junguiana.
da Psicologia Cognitiva.
da Bioética.
do Psicodrama.
do Transculturalismo.
As críticas que se fazem ao teste de inteligência Standford- Binet estão relacionadas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
Em relação aos testes psicológicos, assinale a afirmativa INCORRETA.
A respeito da avaliação psicológica, analise.
I. O Be-Ro Teste possibilita identificar sinais de esquizofrenia.
II. Os testes projetivos neutralizam os mecanismos de defesa dos indivíduos.
III. É possível identificar, com testes pictóricos, a tolerância ao estresse.
Assinale
Texto para as questões de 53 a 55
Antônio, de dezessete anos e onze meses, é o filho mais velho de Francisco e Matilde. Francisco, alcóolatra, foi internado em hospital psiquiátrico, em razão de ter agredido Matilde e os filhos e de apresentar delírios e alucinações. Cinco dias após a internação do pai, Antônio matou um rapaz de vinte e um anos durante uma briga de bar, utilizando uma arma calibre 38. Após o assassinato, Antônio, que manteve, durante uma hora, uma pessoa refém, conseguiu fugir, tendo sido localizado apenas trinta e cinco dias após o incidente.Com base na situação hipotética apresentada, é correto afirmar que
o contexto familiar e os conflitos nele existentes, assim como o manejo das relações e das responsabilidades, influenciaram no desenvolvimento de Antônio.
Antônio é um delinquente psicótico, dado o tipo de crime por ele cometido.
a delinquência cometida por Antônio é do tipo profilática, devido ao fato de ter mantido um refém.
a ausência da figura paterna como instância da lei simbólica e a vitimização da mãe foram determinantes para que Antônio praticasse os referidos atos.
Antônio é usuário de drogas e cometeu os crimes sob o efeito dessas substâncias.
Texto para as questões de 53 a 55
Antônio, de dezessete anos e onze meses, é o filho mais velho de Francisco e Matilde. Francisco, alcóolatra, foi internado em hospital psiquiátrico, em razão de ter agredido Matilde e os filhos e de apresentar delírios e alucinações. Cinco dias após a internação do pai, Antônio matou um rapaz de vinte e um anos durante uma briga de bar, utilizando uma arma calibre 38. Após o assassinato, Antônio, que manteve, durante uma hora, uma pessoa refém, conseguiu fugir, tendo sido localizado apenas trinta e cinco dias após o incidente.Ainda com base na situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
A justificação dos comportamentos de Antônio pela via do processo de adolescer não é adequada, pois seu comportamento insere-se em um contexto mais complexo, que requer compreensão sistêmica.
É adequado ao caso de Antônio o psicodiagnóstico avaliativo, que indique elementos preponderantes de sua personalidade e suas funções mentais superiores, a fim de fornecer subsídios técnicos e soluções que auxiliem a decisão do magistrado.
O comportamento de Francisco permite o estabelecimento do diagnóstico de transtorno psicótico devido ao uso de álcool.
Ao completar vinte anos de idade, ou seja, após dois anos de internação, Antônio deverá ser compulsoriamente liberado.
A justiça poderia ter decretado a prisão de Antônio pela proximidade da maioridade penal.
Texto para as questões de 53 a 55
Antônio, de dezessete anos e onze meses, é o filho mais velho de Francisco e Matilde. Francisco, alcóolatra, foi internado em hospital psiquiátrico, em razão de ter agredido Matilde e os filhos e de apresentar delírios e alucinações. Cinco dias após a internação do pai, Antônio matou um rapaz de vinte e um anos durante uma briga de bar, utilizando uma arma calibre 38. Após o assassinato, Antônio, que manteve, durante uma hora, uma pessoa refém, conseguiu fugir, tendo sido localizado apenas trinta e cinco dias após o incidente.A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta.
Mesmo sendo mais adequada a aplicação do regime de semiliberdade a Antônio, a lei permite, dada a gravidade do ato infracional por ele cometido, a aplicação da internação.
Caso seja privado de liberdade, Antônio terá assegurado, segundo a legislação, o direito de encontrar-se reservadamente com seu defensor e de receber assistência religiosa, de acordo com o estabelecido pela instituição de internação, além de ter acesso aos meios de comunicação social, inclusive a redes sociais na Internet, não sendo permitida, em nenhuma situação, a incomunicabilidade.
Comprovada a prática do ato infracional, a autoridade competente deve aplicar a Antônio, por tempo determinado, regime de semiliberdade, visto que a realização de atividades externas pode beneficiar o adolescente e sua família.
Antônio deve ser julgado como maior de idade, já que, quando foi localizado, já havia atingido a maioridade.
Dada a situação da família de Antônio, é possível, segundo a lei, a inclusão de seu pai, Francisco, em um programa oficial de auxílio e tratamento de alcóolatras, além de acompanhamento psicológico para Matilde em grupos de vítimas de agressão.
Miguel foi levado, aos dois anos de idade, a um abrigo para crianças depois de ser encontrado pela polícia sozinho, aos prantos, sujo e com fome. Seu pai o espancava e havia sido preso por tráfico de drogas. Sua mãe não se responsabilizava por seus cuidados. Aos sete anos, Miguel foi adotado. A mãe adotiva, tendo sido avisada pelo Poder Judiciário de que o menino tinha problemas de anemia, raquitismo e arritmia do coração, levou-o ao médico inúmeras vezes. Quando Miguel completou doze anos, foi por ela devolvido, sob a alegação de que ele era desobediente.
A partir da situação hipotética acima, assinale a opção correta.Uma das características associadas a crianças como Miguel é a dificuldade na vinculação afetiva, o que dificulta a relação afetiva com o outro, já que o medo do abandono é recorrente.
O processo de adoção, assim como o acompanhamento de crianças como Miguel, é de competência das varas de família, cujo objetivo principal é evitar sofrimento significativo para a criança.
A adolescência, sendo uma fase permeada de medos, incertezas e dúvidas, é um período mais problemático para filhos adotivos, que não conhecem suas origens.
Como estudos comprovam que quem vive situações como a descrita desenvolverá um quadro de depressão, o conselho tutelar deve, como medida preventiva, encaminhar Miguel à terapia familiar.
Miguel vive o que se denomina ciclo vicioso, não lhe sendo, por isso, possível recuperar-se dos traumas vividos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...