Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação psicológica é atividade exclusiva do psicólogo e pode ser utilizada para fins de diagnóstico, intervenção e orientação vocacional, entre outros. A respeito das características e aplicações dessa atividade, julgue os itens que se seguem.
É utilizada no processo de tomada de decisões por parte do profissional de psicologia e de outros profissionais, como médicos e juízes.
Ao corrigir e analisar um teste, o psicólogo deve
obrigatoriamente comunicar ao Conselho Regional de Psicologia para que autorizem a aplicação.
seguir rigorosamente as normatizações apresentadas no manual e manter-se atualizado.
seguir as normas acadêmicas da instituição onde estudou e reaplicar os testes após um mês para confirmação dos resultados.
consultar o Código de Ética, para se informar sobre quais testes estão liberados para uso.
apresentar um relatório ao Conselho Regional de Psicologia após a entrevista devolutiva.
O profissional que utilizar testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia estará
valorizando a atuação estritamente clínica.
exercendo o livre arbítrio, previsto na categoria.
cometendo uma falta ética.
cometendo erro administrativo.
propondo novos métodos de intervenção.
É responsabilidade do psicólogo a avaliação e a escolha dos instrumentos, métodos e técnicas no exercício profissional. No entanto, diante dos inúmeros questionamentos e representações éticas decorrentes da utilização de testes psicológicos sem respaldo científico, que acarretam possíveis danos à sociedade, e para manter a imagem da psicologia como sendo uma profissão fundamentada pela ciência e de grande contribuições para o desenvolvimento social,
o CFP – Conselho Federal de Psicologia editou a Resolução CFP nº 002/2003 que regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos.
o CRP – Conselho Regional de Psicologia editou a Resolução 002/2001 que estabeleceu as especialidades e definiu que apenas psicólogos clínicos podem usar todo e qualquer tipo de teste psicológico.
os psicólogos clínicos se organizaram em comissões para buscar alternativas que legitimem todos os materiais relacionados a testes em nosso país.
Segundo Sonia Rovinski, na perícia psicológica na área forense, os psicólogos tendem a utilizar os mesmos métodos de investigação que são utilizados na clínica, como entrevistas, testes, recuperação de dados de arquivo (protocolos) e informações de familiares e terceiros. Acredita ser importante que se tenha uma visão diferenciada do contexto do trabalho do psicólogo na área clínica e em sua atividade junto ao sistema legal, para se compreender os aspectos distintivos da avaliação forense. Se de um lado, no setting clínico, temas como diagnóstico, funcionamento de personalidade e tratamento para a mudança de comportamento são aspectos primários, de outro, Sonia acredita que a avaliação forense, freqüentemente, dirige-se a eventos definidos de forma mais estreita ou a interações de natureza não-clínica, sempre relacionados a um foco determinado pelo sistema
Assinale a opção correta acerca do psicodiagnóstico.
É um processo que pode utilizar diferentes procedimentos e instrumentos da psicologia.
A entrevista clínica utilizada para realização do psicodiagnóstico não se confunde com o processo terapêutico.
Requer a utilização de pelo menos um instrumento psicológico padronizado de medida da personalidade.
A entrevista clínica para fins de diagnóstico deve ter sempre um formato estruturado.
Durante a avaliação psicodiagnóstica não é possível investigar processos inconscientes e conflitos.
No serviço público, quando se determina a formação de uma equipe interdisciplinar para emitir parecer a respeito de caso específico, compete ao psicólogo dessa equipe
seguir exclusivamente as normas éticas e a conduta técnica estabelecidas pelo coordenador da equipe ou pelo superior responsável pelo serviço.
avaliar o caso à luz de princípios e normas que forem comuns a todas as profissões representadas na equipe.
emitir parecer sobre o caso, pautando-se pelos mandamentos do código de ética profissional do psicólogo e utilizando recursos técnicos exclusivos da psicologia.
conduzir a avaliação psicológica de acordo com seu julgamento técnico de pontos relevantes ao caso, mesmo que não-incluídos na solicitação feita à equipe.
avaliar aspectos relativos à psicologia e a áreas afins, desde que reconheça sua própria competência para isso.
Ao escolher um teste para ser utilizado no processo de psicodiagnóstico, é essencial que o psicólogo considere, EXCETO
a fidedignidade, precisão e validade do teste.
a padronização e normatização do teste.
o parecer do teste junto ao Conselho Federal de Psicologia.
a relevância do teste para o processo psicodiagnóstico.
Assinale a alternativa que contém apenas técnicas projetivas de exame psicológico.
Columbia, 16 PF e Zuliger.
HTP, MMPI e RORSCHACH.
RORSCHACH, WAIS e PMK
TAT, RORSCHACH e CAT-H.
Psicologia - Avaliação Psicológica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação ao modelo de comprometimento de Morrow (1993), assinale a alternativa incorreta:
Afirma-se nesse modelo que o um indivíduo pode se sentir comprometido com diferentes pontos focais no trabalho – no seu cargo, na sua organização e na sua profissão.
A pessoa que possui um alto comprometimento com sua profissão, necessariamente possui um alto comprometimento organizacional.
Quando há um alto comprometimento com a profissão, a pessoa pode mudar de empregador, mas permanecer na mesma área de atuação profissional.
Se a pessoa tem um alto comprometimento organizacional e um baixo envolvimento com o cargo, indica que ela esteja propensa a uma mudança de cargos dentro da mesma organização.
O profissional de enfermagem é um exemplo de alto comprometimento profissional e baixo comprometimento organizacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...