Lista completa de Questões sobre Avaliação Psicológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao texto, julgue os itens a seguir.
A reincidência sugere que comportamentos de conflito com a lei são reforçados no ambiente natural do adolescente.
João, de 32 anos de idade, trabalha há 10 meses com atividades burocráticas que envolvem redação, arquivamento e encaminhamento de documentos, além de reuniões periódicas com a equipe para tomada de decisões. João comete muitos erros e esquece tarefas importantes com relativa freqüência. Seu chefe notou que essas dificuldades permaneceram mesmo após o período de treinamento e chamou sua atenção. João ficou ansioso, temeroso de perder o emprego, mas não conseguiu melhorar. Foi honesto com seu chefe e contou que essa característica o acompanha desde muito jovem e que já causou muitos problemas, mas que estava disposto a fazer todos os esforços para desempenhar suas tarefas a contento. O chefe sugeriu uma visita ao serviço de psicologia e João recebeu o diagnóstico de transtorno do deficit da atenção com hiperatividade.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico de hiperatividade em adulto pode se manifestar por uma sensação subjetiva de inquietude, ao invés de comportamento motor contínuo.
Em uma equipe de cuidados básicos à saúde, um psicólogo participa de um programa que atende grupos de gestantes tabagistas, obesas e alcoolistas. Acerca do trabalho do psicólogo e das patologias tratadas nesse contexto, julgue os itens a seguir.
A investigação de pensamentos automáticos, conforme o modelo cognitivo, deve ser feita sempre por meio de perguntas de final aberto.
Walter Trinca propõe a utilização do desenho livre como estímulo de apercepção temática e como técnica de investigação da personalidade, solicitando ao sujeito Desenhos-Estórias. Acredita que são raras as citações na literatura especializada do uso de estórias associadas a técnicas ou testes gráficos, entendidos como aqueles em que o sujeito, para se comunicar, faz uso não da fala, mas de grafismos, ou seja, desenhos, pinturas, traçados etc. Aponta que grande número de testes gráficos dirigidos utiliza-se de um recurso auxiliar denominado "inquérito", ou seja, um conjunto de perguntas
José Bleger, em sua obra Temas de Psicologia - Entrevista e Grupos, informa que a diferença básica entre entrevista e qualquer outro tipo de relação interpessoal (como a anamnese) é que a regra fundamental da entrevista, sob este aspecto, é
Quanto aos objetivos de uma avaliação psicológica clínica, julgue os itens seguintes.
Um psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prognóstico, quando almeja identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.
Quanto aos objetivos de uma avaliação psicológica clínica, julgue os itens seguintes.
Os resultados do exame do estado mental do paciente, de sua história clínica e pessoal permitem atender ao objetivo de classificação nosológica, isto é, do psicodiagnóstico propriamente dito. Nessa avaliação, o psiquiatra ou o psicólogo analisa a psicopatologia à luz de um modelo categórico, que subsidia o julgamento clínico sobre a presença ou não de uma configuração de sintomas significativos, que classificam o paciente em uma categoria diagnóstica similar à de outros pacientes.
Pode-se dizer que a validade de um teste diz respeito ao grau que é capaz de atingir na consecução dos objetivos para os quais foi programado. São três os tipos de validade relacionada com os diversos objetivos de um teste: validade do conteúdo, validade relativa ao critério e validade do conceito. A validade relativa ao critério é determinada pela
comparação dos resultados do teste com um ou mais critérios independentes.
análise dos resultados do teste com dois critérios dependentes.
determinação de qual qualidade psicológica um teste mede, tal como, por exemplo, introversão ou extroversão.
estimativa demonstrada de quão bem o conteúdo do teste serve a uma determinada situação.
indicação dos escores de tendência central atribuídos aos estudos comparativos realizados por testes semelhantes em diferentes populações.
Chiavenato (1999) distingue cinco (5) categorias de técnicas de seleção de pessoal, cada uma delas com objetivos específicos e características próprias. Segundo o autor, os testes de personalidade se propõem a:
medir a capacidade atual de realização e as habilidades dos candidatos em determinadas formas de trabalho.
determinar o quanto as aptidões estão presentes em cada candidato a fim de prever o seu comportamento em determinadas formas de trabalho.
revelar certos aspectos das características dos candidatos, como os determinados pelo caráter e pelo temperamento.
pesquisar, através do grupo, o comportamento real dos candidatos e suas interações com pessoas, situações e desafios.
conhecer melhor o comportamento e as reações do candidato através da comunicação e interação entre duas ou mais pessoas.
Todo instrumental utilizado em seleção de pessoal, incluindo entrevista, testes psicométricos, provas de conhecimento e capacidades, deve apresentar características de validade e precisão. Segundo Chiavenato (1999), a validade de um teste é a sua capacidade de:
aferir resultados semelhantes em várias aplicações no mesmo indivíduo.
aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir.
oferecer resultados prospectivos capazes de servir como prognóstico para o desempenho do cargo.
oferecer resultados relacionados com a variável humana que se pretende medir.
apresentar resultados prospectivos constantes capazes de servir como prognóstico para o desempenho do cargo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...