Questões sobre Geral

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Em um projeto de pesquisa comportamental, é imprescindível:

  • A. especificar o problema-objeto.
  • B. experiências de laboratório.
  • C. estudo de campo.
  • D. entrevistas coletivas.
  • E. estudos de caso.

Com relação ao clima organizacional, é correto afirmar que:

  • A.

    refere-se à percepção que as pessoas têm da organização e que são determinadas por fatores conjunturais internos.

  • B.

    o clima organizacional pode ser identificado por meio de pesquisa, instrumento através do qual é possível atender as necessidades da organização e seus colaboradores, à medida que caracteriza tendências, tomando por base consultas a todos os níveis funcionais.

  • C. o clima organizacional tende a ser estável, nãosendo vulnerável a questões externas, como boatos, notícias, eventos.
  • D. o mapeamento das percepções sobre o contexto organizacional constitui-se o elemento-chave da mudança profunda.
  • E. se os níveis de satisfação no trabalho estão em baixa, os fatores relativos a clima organizacional têm um papel indireto em relação à motivação.

Em um processo de Desenvolvimento Organizacional, é essencial considerar que:

  • A. a questão mais importante é que as pessoas com poder hierárquico assumam o patrocínio do programa.
  • B. a empresa deve ter clareza das implicações do programa quanto a seus limites, riscos, possibilidades, devendo ter cuidado para que essas informações não fluam pela organização.
  • C. diagnóstico do comportamento organizacional que envolva pesquisa em níveis diferenciados de modo que o desenho do programa seja adequado à realidade, além de contar com um conjunto de métodos e técnicas testados em ambientes empresariais.
  • D. o que acontece é um conjunto de intervenções de mudança planejada que valoriza o crescimento organizacional.
  • E. não desejam mudar seus comportamentos, pois isso implica em rever costumes, crenças e valores adquiridos ao longo do tempo.

As principais tendências do processo de avaliação de desempenho podem ser resumidas da seguinte forma:

  • A. utilização de modelos que forneçam com precisão informações para novas formas de trabalhar.
  • B. avaliação compreendida como um espaço para negociação entre as expectativas da empresa e das pessoas, devendo balizar decisões que contribuam para ambas as partes.
  • C. busca de indicadores quantitativos – em geral financeiros – para dar concretude à avaliação.
  • D. ampla comunicação dos objetivos e do processo, enfatizando os resultados para o negócio.
  • E. avaliação vista como processo que oferece suporte ao controle da gestão.

Com relação à cultura organizacional, é essencial considerar que:

  • A. os artefatos visíveis da cultura organizacional, como lay-out, comportamento das pessoas, rituais, mitos organizacionais, assim como crenças, expressas em documentos, não são difíceis de ser percebidos e interpretados.
  • B. ospressupostosbásicos,normalmente inconscientes, determinam como os membros do grupo percebem, pensam e sentem.
  • C. os valores da cultura são pressupostos básicos organizados aleatoriamente.
  • D. para decifrar a cultura da organização, o pesquisador precisa investigar a natureza e os relacionamentos humanos.
  • E. o conceito de cultura concebido por Shein se refere a um modelo dinâmico que é aprendido, transmitido e perpetuado.

No levantamento de necessidades de treinamento (LNT), é essencial considerar que:

  • A. o diagnóstico para fins de treinamento é integrado e sistêmico.
  • B. o quadro de necessidades está relacionado com as carências ou problemas ocorridos na organização.
  • C. o esforço do diagnóstico é um esforço da área de gestão de pessoas.
  • D. no levantamento de necessidades se utilizam métodos formais de sondagem.
  • E. é necessário análise dos conteúdos para o desempenho eficaz dos colaboradores nos cargos.

O planejamento do treinamento empresarial é fundamental porque:

  • A. énecessárioelevaracompetitividade empresarial através de ações de baixo custo e do controle de despesas.
  • B. deve-se montar treinamento numa postura de consumir conhecimento de forma rápida e utilitária.
  • C. como a redução do prazo de validade do conhecimento, é uma realidade, deve-se ser pragmático centrando-se no aqui e agora.
  • D. é necessário incorporar ao treinamento novos elementos, como recursos tecnológicos e métodos de aprendizagem, que promovam a passagem de aprendizes passivos para ativos colaboradores de negócios no cenário global.
  • E. é preciso clareza de que as ações de treinamento devem espelhar cada vez mais as tarefas específicas de cada cargo.

As empresas não são entidades isoladas, mas estão em interação dinâmica com o ambiente em que se encontram. As transformações que ocorrem hoje no mundodotrabalhotrazemmudançasno funcionamento das organizações, tendo como conseqüência:

  • A. a busca de participação e autonomia por parte dos colaboradores, parcerias, alianças, alta competitividade, ausência de fronteiras.
  • B. um acelerado desenvolvimento tecnológico, ênfase em serviços que dependem de habilidades mecânicas bem diferenciadas.
  • C. visão e ação estratégica voltadas para os processos das áreas-meio.
  • D. prática da ética no ambiente de negócio de cada empresa.
  • E. tecnologia da informação que promove grandes alterações no fluxo e tratamento das informações, garantindo melhor desempenho quanto à comunicação interpessoal.

Por que é necessário fazer avaliação de treinamento?

  • A. Para dispor de dados objetivos que reforcem a crença de que capacitar pessoas é uma estratégia organizacional eficaz.
  • B. Para ter parâmetros para diminuir despesas com treinamento.
  • C. Para obter informações sobre a reação dos participantes.
  • D. Para definir características dos participantes.
  • E. Para consequir uma avaliação da aprendizagem quantificável.

Sobre a importância e interligação dos fatores individuais, grupais e organizacionais, é correto afirmar que:

  • A. a unidade-chave de aprendizagem na organização é o indivíduo, e não o grupo.
  • B. anecessidadedeaprimoramentoe desenvolvimento no contexto organizacional deve ser buscada na pesquisa de atitudes e comportamentos individuais.
  • C. desenvolver recursos humanos é a mesma coisa que desenvolver os potenciais individuais.
  • D. a organização não é a soma de indivíduos, mas a manifestaçãodasrelaçõessocioculturais, políticas e econômicas que eles estabelecem entre si.
  • E. é recomendável a utilização dos mesmos métodos e instrumentos para abordagem do indivíduo, do grupo e da organização.
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