Questões sobre Gestão de pessoas

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A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica, liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

Para se garantir que a gestão de pessoas seja um processo eficaz, é necessária a revisão das estruturas organizacionais, de forma a torná-las mais leves, flexíveis e horizontalizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica, liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

A gestão estratégica de pessoas deve ser pautada pela necessidade de eficiência e eficácia na prestação dos serviços e exame dos efeitos negativos decorrentes da obsessão por produtividade e resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica, liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

A mudança do paradigma burocrático para o pós-burocrático ou gerencial propicia a transferência de tecnologias gerenciais do setor privado para o setor público.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica, liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

A gestão de pessoas é de fundamental importância para o processo de modernização do Estado brasileiro, por garantir a implementação adequada das mais diversas políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica, liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, a gestão por resultados consiste no modelo de liderança mais eficiente para equipes de alto desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um psicólogo é chamado a colaborar na implantação de um programa de gestão por competências.

Das etapas desse processo, o mapeamento das competências organizacionais é definido

  • A. como a localização das competências necessárias, em cada cargo, para que seu ocupante assuma atribuições que favoreçam a busca da missão e da visão da empresa.
  • B. como a fase em que se promove a compreensão do programa, seus objetivos e suas etapas, angariando o envolvimento da direção, sanando dúvidas e discutindo as resistências ao processo.
  • C. como a fase em que os próprios trabalhadores localizam as competências de que a organização precisa e dispõe para alcançar sua missão e visão, acrescido daquelas competências identificadas pela diretoria como essenciais.
  • D. pela realização da tarefa de elencar, objetivamente, os comportamentos de cada trabalhador, associando-os às competências correlatas e relacionando-os aos resultados alcançados ou não no exercício de sua função.
  • E. pela implantação de programas de desenvolvimento das competências necessárias a cada colaborador, em cada função, para que o exercício de suas atribuições colabore para a realização da visão e da missão da empresa.

Atualmente, a gestão de pessoas é considerada estratégica por

  • A.

    possibilitar a identificação de lacunas de aprendizagem individual diretamente relacionadas às recentes demandas do trabalho nas organizações.

  • B.

    valorizar a relação contábil entre custo de mão de obra e produtividade.

  • C.

    privilegiar o desenvolvimento de equipes em detrimento do de competências individuais.

  • D.

    representar, nas organizações complexas, o mais eficiente mecanismo de controle de pessoal.

  • E.

    apresentar vinculação ou alinhamento com objetivos organizacionais de curto, médio e longo prazo.

Acerca dos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes.

O feedback de desempenho durante o treinamento é um elemento que afeta a transferência do treinamento para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes.

O processo de treinamento nas organizações é composto das seguintes etapas: avaliação de necessidades de treinamento, definição de objetivos e avaliação do treinamento. Tais etapas, que ocorrem de forma independente, permitem o desenvolvimento de ações de capacitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na gestão por competências, dois aspectos são considerados relevantes antes mesmo que atribuições sejam alocadas. São eles:

  • A.

    insatisfação e motivação.

  • B.

    distorções perceptivas e como as pessoas atribuem causas aos eventos.

  • C.

    distorções perceptivas e fantasias inconscientes.

  • D.

    motivação no trabalho e distorções perceptivas.

  • E.

    o modo como as pessoas distorcem os fatos e como se satisfazem no trabalho.

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