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Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Ensino e aprendizagem são processos indissociáveis, pois não há como um indivíduo assimilar conhecimentos, habilidades e atitudes sem que haja o planejamento de atividades de aquisição e aplicação de conteúdos.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
As teorias de aprendizagem buscam explicar como as mudanças no comportamento humano ocorrem.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O processo de aprendizagem compreende as mudanças no comportamento do indivíduo e das organizações, que não são resultantes unicamente da maturação, mas principalmente de sua interação com o contexto.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O racionalismo, o empirismo e o construtivismo são as principais bases epistemológicas dos estudos de aprendizagem humana.
Duas psicólogas, lotadas em diferentes Distritos Sanitários Especiais Indígenas DSEIs , conversam. Maria, cujo local de trabalho é vizinho a uma cidade-dormitório, afirma: Nosso Serviço de Atenção à Crise está sempre cheio de gente!. Ao que retruca Ana: Não entendo. Nós, que estamos quase grudados a uma aldeia Caiapó, também criamos esse serviço, mas o desativamos, porque quase ninguém o procurava. Com base na leitura de DellAcqua e Mezzina, a diferença relatada pelas interlocutoras pode ser assim compreendida:
os indígenas desaldeados privilegiam a internação nas situações de crise
a demanda geradora de crise independe dos serviços de atenção oferecidos
o alívio em situações de crise é mais difícil para quem está privado de relações
a crise determina uma descontinuidade existencial nas comunidades indígenas
os serviços rurais colocam-se em crise com maior facilidade do que os urbanos
os indígenas raciocinam segundo um paradigma fetichista, ao passo que as sociedades complexas repudiam as crenças do imaginário popular
tutela, custódia, disciplina e vigilância
alienação, panoptismo, voluntarismo e técnica
isolamento, hospitalização, filantropia e ciência
observação, experimentação, repressão e humanização
incapacitação, objetivação, naturalização e desconstrução
Os relatórios de conferências e documentos relativos à saúde das comunidades indígenas valorizam a existência de pajés, benzedeiras, raizeiras, parteiras, pegadores de ossos e outros... Nesse sentido, sugerem que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas DSEIs incorporem as medicinas nativas, adotando uma perspectiva transdisciplinar. Segundo Viveiros de Castro, tal recomendação enfrenta a seguinte dificuldade:
os indígenas subjetivam os objetos, ao passo que as sociedades ocidentais modernas objetivam os objetos
os indígenas recusam-se a partilhar seus saberes, ao passo que os conhecimentos científicos caracterizam-se pela interdiscursividade igualitária
o xamanismo constitui um quadro analítico-demonstrativo de pensamento, ao passo que os saberes de tradição europeia são de cunho ético-político
o xamanismo indígena se aprende no fazer do cotidiano, ao passo que o conhecimento científico é transmitido pelas instituições escolares
os indígenas raciocinam segundo um paradigma fetichista, ao passo que as sociedades complexas repudiam as crenças do imaginário popular
Luiz Fuganti ressalta os riscos ético-políticos presentes no uso indiscriminado, nas discussões sobre a humanização em saúde, do termo diferença. Segundo o autor, quando entendida como identidade seja de indivíduo, grupo, movimento, minoria, povo , a diferença pode se tornar instrumento de expansão do:
estado narcísico
desmapeamento
mesmerismo
valor de uso
biopoder
Dois integrantes da equipe de profissionais de uma Casa de Saúde do Índio, Marcos e Valdete, conversam sobre a semelhança que constatam entre os guaranis. Diz Marcos: Tratase, evidentemente, de uma consciência coletiva. Ao que Valdete retruca: De modo algum! Deve-se a um contágio imitativo. As perspectivas sociológicas adotadas pelos interlocutores correspondem, respectivamente, a:
Latour e Bourdieu
Foucault e Lourau
Durkheim e Tarde
Goffmam e Stengers
Viveiros de Castro e Weber
Segundo a conceituação de Milton Santos, território é:
construção da base material sobre a qual a sociedade produz sua própria história
limite físico sobre o qual o direito internacional produz a regionalização dos países
circunscrição administrativa sobre a qual o burguês produz a descentralização do social
espaço afetivo sobre o qual a ciência produz a institucionalização do saber do geógrafo
estágio operacional dos povos sobre o qual o homem produz sua evolução e liberdade
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