Questões sobre Interfaces da Psicologia

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No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Ensino e aprendizagem são processos indissociáveis, pois não há como um indivíduo assimilar conhecimentos, habilidades e atitudes sem que haja o planejamento de atividades de aquisição e aplicação de conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

As teorias de aprendizagem buscam explicar como as mudanças no comportamento humano ocorrem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

O processo de aprendizagem compreende as mudanças no comportamento do indivíduo e das organizações, que não são resultantes unicamente da maturação, mas principalmente de sua interação com o contexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

O racionalismo, o empirismo e o construtivismo são as principais bases epistemológicas dos estudos de aprendizagem humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Duas psicólogas, lotadas em diferentes Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEIs –, conversam. Maria, cujo local de trabalho é vizinho a uma cidade-dormitório, afirma: “Nosso Serviço de Atenção à Crise está sempre cheio de gente!”. Ao que retruca Ana: “Não entendo. Nós, que estamos quase grudados a uma aldeia Caiapó, também criamos esse serviço, mas o desativamos, porque quase ninguém o procurava”. Com base na leitura de Dell’Acqua e Mezzina, a diferença relatada pelas interlocutoras pode ser assim compreendida:

  • A.

    os indígenas desaldeados privilegiam a internação nas situações de crise

  • B.

    a demanda geradora de crise independe dos serviços de atenção oferecidos

  • C.

    o alívio em situações de crise é mais difícil para quem está privado de relações

  • D.

    a crise determina uma descontinuidade existencial nas comunidades indígenas

  • E.

    os serviços rurais colocam-se em crise com maior facilidade do que os urbanos

os indígenas raciocinam segundo um paradigma fetichista, ao passo que as sociedades complexas repudiam as crenças do imaginário popular

  • A.

    tutela, custódia, disciplina e vigilância

  • B.

    alienação, panoptismo, voluntarismo e técnica

  • C.

    isolamento, hospitalização, filantropia e ciência

  • D.

    observação, experimentação, repressão e humanização

  • E.

    incapacitação, objetivação, naturalização e desconstrução

Os relatórios de conferências e documentos relativos à saúde das comunidades indígenas valorizam a existência de pajés, benzedeiras, raizeiras, parteiras, pegadores de ossos e outros... Nesse sentido, sugerem que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEIs – incorporem as medicinas nativas, adotando uma perspectiva transdisciplinar. Segundo Viveiros de Castro, tal recomendação enfrenta a seguinte dificuldade:

  • A.

    os indígenas subjetivam os objetos, ao passo que as sociedades ocidentais modernas objetivam os objetos

  • B.

    os indígenas recusam-se a partilhar seus saberes, ao passo que os conhecimentos científicos caracterizam-se pela interdiscursividade igualitária

  • C.

    o xamanismo constitui um quadro analítico-demonstrativo de pensamento, ao passo que os saberes de tradição europeia são de cunho ético-político

  • D.

    o xamanismo indígena se aprende no fazer do cotidiano, ao passo que o conhecimento científico é transmitido pelas instituições escolares

  • E.

    os indígenas raciocinam segundo um paradigma fetichista, ao passo que as sociedades complexas repudiam as crenças do imaginário popular

Luiz Fuganti ressalta os riscos ético-políticos presentes no uso indiscriminado, nas discussões sobre a humanização em saúde, do termo diferença. Segundo o autor, quando entendida como identidade – seja de indivíduo, grupo, movimento, minoria, povo – , a diferença pode se tornar instrumento de expansão do:

  • A.

    estado narcísico

  • B.

    desmapeamento

  • C.

    mesmerismo

  • D.

    valor de uso

  • E.

    biopoder

Dois integrantes da equipe de profissionais de uma Casa de Saúde do Índio, Marcos e Valdete, conversam sobre a semelhança que constatam entre os guaranis. Diz Marcos: “Tratase, evidentemente, de uma consciência coletiva”. Ao que Valdete retruca: “De modo algum! Deve-se a um contágio imitativo”. As perspectivas sociológicas adotadas pelos interlocutores correspondem, respectivamente, a:

  • A.

    Latour e Bourdieu

  • B.

    Foucault e Lourau

  • C.

    Durkheim e Tarde

  • D.

    Goffmam e Stengers

  • E.

    Viveiros de Castro e Weber

Segundo a conceituação de Milton Santos, território é:

  • A.

    construção da base material sobre a qual a sociedade produz sua própria história

  • B.

    limite físico sobre o qual o direito internacional produz a regionalização dos países

  • C.

    circunscrição administrativa sobre a qual o burguês produz a descentralização do social

  • D.

    espaço afetivo sobre o qual a ciência produz a institucionalização do saber do geógrafo

  • E.

    estágio operacional dos povos sobre o qual o homem produz sua evolução e liberdade

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