Lista completa de Questões sobre Interfaces da Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. A manipulação e o controle de variáveis são características do método experimental.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. Em estudos nos quais se pretende avaliar a relação entre o programa de reforço e a frequência do comportamento, consideram-se como variável independente o programa de reforço e como variável dependente a frequência do comportamento.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. A observação naturalística, utilizada no campo da observação do comportamento, é um exemplo clássico de pesquisa experimental em psicologia.
As redes de comunicação, as redes de aprendizagem no trabalho, as estruturas para intercâmbio da experiência e as comunidades de aprendizagem, são exemplos da vertente teórica da Gestão do Conhecimento que dá ênfase nas
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Ainda com base na situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens acerca da atuação do psicólogo. Em caso de ação judicial, o psicólogo poderá atuar simultaneamente como assistente técnico da mãe, enquanto parte em processo de guarda de Manuela, e continuar como responsável pelo tratamento clínico da menina, entendendo-se não haver prejuízo no desempenho da dupla função.
Carl Gustav Jung consolidou sua diferença com a teoria Freudiana e construiu a Psicologia Analítica. A ruptura com a psicanálise permitiu Jung reelaborar vários dos conceitos da psicanálise e construir outros. (Bock, 2008, p. 91.) Dentre os conceitos reelaborados pelo autor, existe um que apresenta as seguintes características:
congrega e sintetiza a cultura humana;
transcende o próprio sujeito.
Considerando as características citadas anteriormente, marque a alternativa correta.
Psicologia - Interfaces da Psicologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na obra de Foucault, como enfatiza Harvey (Condição pós-moderna, 1992, p. 50), a relação entre poder e conhecimento é um tema central. Segundo esse teórico, o lugar em que todas as formas de repressão terminam por ser registradas é o
sonho.
discurso.
pensamento.
corpo.
ego.
A relação entre a psicologia e o campo das políticas públicas vem fortalecendo-se cotidianamente a partir da constituição de novos espaços de intervenção e de diferentes práticas profissionais. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são uma expressão desta atuação que coloca a política de assistência social no centro. Sobre a atuação do psicólogo no CRAS, é incorreto afirmar:
a relação com a equipe e o usuário deve pautar-se pela parceria, pela socialização e pela construção do conhecimento, respeitando o caráter ético conforme determina o Código de Ética Profissional do psicólogo.
as atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.
o psicólogo deve identificar redes de apoio e articular os serviços do CRAS com os serviços oferecidos por outras políticas públicas, por meio da intersetorialidade.
a partir da interface entre várias áreas da Psicologia, as ações realizadas na assistência estão sendo construídas numa perspectiva do saber especialista, priorizando a qualificação da intervenção social dos trabalhadores da Assistência Social.
Uma das técnicas centrais na realização de uma pesquisa etnográfica é o diário de campo. Ligado inicialmente à tradição da antropologia, hoje o diário de campo é fortemente utilizado em diferentes pesquisas em Psicologia. Sobre ele, é incorreto afirmar:
os diários de campo são um método eficaz para controlar as relações que se estabelecem entre quem investiga, aquelas pessoas e/ou fenômenos que são pesquisados e a pesquisa mesma.
dá testemunho das mudanças havidas através do tempo no processo de pesquisa. Isto é particularmente importante no caso da investigação participante, que por seu caráter dinâmico exige manter um contínuo monitoramento das transformações que produz dentro e fora de si.
pode ser a memória fiel dos estados de ânimo, das dúvidas e dos descobrimentos e hipóteses formuladas ao longo do trabalho.
em maior ou menor medida pode-se produzir um documento que contém uma visão da pesquisa, de seu procedimento, intenção, objetivos e mudanças.
requer um treinamento específico de observação e uma postura de objetividade e neutralidade perante o que está sendo investigado.
Diversas barreiras podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz. Uma delas é a filtragem, que se refere à
diferença de significado das palavras para cada indivíduo.
projeção realizada pelo emissor, que passa a manter visão parcial do processo de comunicação.
capacidade das pessoas de processarem informações, evitando sobrecarga.
forma de recepção da mensagem, que depende do estado de espírito do receptor.
manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...