Questões sobre Psicologia Clínica

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João, de 22 anos de idade, procurou um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental após insistência dos familiares, queixosos de que seus esquecimentos, desorganização, dificuldade de atenção e agitação eram excessivos. Ao psicólogo, João informou que, quando criança, cometia muitos erros e não gostava de fazer as tarefas escolares desde a época da alfabetização. Além disso, perdia seus materiais escolares, como lápis e livros, distraía-se com facilidade, tinha muita dificuldade em se manter sentado por mais de dois minutos, falava muito, não esperava sua vez quando em grupo, corria muito e se machucava com frequência nas atividades diárias. Ao descrever as queixas e comportamentos atuais, João referiu muita variação de humor com ataques de raiva, desorganização e impulsividade, desmotivação para a rotina diária e a sensação de muito cansaço mental.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.

Caso sejam identificadas algumas funções cognitivas intactas em João, será possível utilizá-las como suporte para o desenvolvimento de outras funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

João, de 22 anos de idade, procurou um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental após insistência dos familiares, queixosos de que seus esquecimentos, desorganização, dificuldade de atenção e agitação eram excessivos. Ao psicólogo, João informou que, quando criança, cometia muitos erros e não gostava de fazer as tarefas escolares desde a época da alfabetização. Além disso, perdia seus materiais escolares, como lápis e livros, distraía-se com facilidade, tinha muita dificuldade em se manter sentado por mais de dois minutos, falava muito, não esperava sua vez quando em grupo, corria muito e se machucava com frequência nas atividades diárias. Ao descrever as queixas e comportamentos atuais, João referiu muita variação de humor com ataques de raiva, desorganização e impulsividade, desmotivação para a rotina diária e a sensação de muito cansaço mental.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.

Os sintomas e a história de João são compatíveis com o quadro de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do desenvolvimento e dos problemas de personalidade, julgue os itens a seguir.

De acordo com a proposta junguiana, a principal causa dos conflitos humanos é a repressão dos impulsos sexuais, o que torna a análise desses impulsos o ponto crucial da psicoterapia analítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da psicopatologia, julgue os itens a seguir.

Essa ciência está voltada apenas ao estudo dos estados mentais patológicos e não abrange a manifestação de comportamentos e experiências que podem indicar estado mental ou psicológico anormal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da psicopatologia, julgue os itens a seguir.

A psicopatologia tem como característica promover fenômenos aleatórios do psiquismo humano e presta colaboração indispensável aos profissionais que trabalham com saúde mental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da psicopatologia, julgue os itens a seguir.

Como um sistema de teorias, normas e prestações, a psicopatologia é tradicionalmente racionalista, centrada no problema-solução, doença-cura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na psicoterapia breve, tempo e objetivos são

  • A.

    relativos.

  • B.

    humanizados.

  • C.

    limitados.

  • D.

    curtos.

  • E.

    modestos.

A terapia de comportamento utilizada para reduzir as respostas de ansiedade dos clientes por meio do contracondicionamento é denominada de

  • A.

    terapia centrada no cliente.

  • B.

    terapia de aversão.

  • C.

    treinamento em habilidades sociais.

  • D.

    terapia de insight.

  • E.

    dessensibilização sistemática.

Existem diversas modalidades terapêuticas com pacientes borderline. A abordagem cognitivo-comportamental, utilizando métodos específicos que objetivam trabalhar a impulsividade e a instabilidade emocional, tem conseguido gradativamente espaço e sucesso no tratamento de pacientes borderline, principalmente por meio da terapia dialética comportamental. Essa técnica procura

  • A.

    focalizar a construção de relações de intimidade, a clarificação de metas a serem alcançadas e a possibilidade de remediar as relações familiares, principalmente com pais e irmãos, se possível reduzindo os efeitos de traumas físicos e sexuais ocorridos no passado, mudando, dessa forma, o contexto de aceitação da realidade.

  • B.

    tratar a acentuada vulnerabilidade para perceber insultos e desrespeitos, por parte do borderline, devido ao predomínio do ódio em seu mundo mental, que aparece na relação transferencial/contratransferencial de forma objetiva e subjetiva, dificultando o trabalho analítico e podendo levar ao acting out contratransferencial.

  • C.

    integrar várias modalidades de tratamento, a fim de tentar abarcar globalmente diferentes aspectos e níveis da problemática, sendo denominada também de abordagem multimodal.

  • D.

    indicar hospitalizações mais longas para pacientes autodestrutivos, embora também tenha considerado que hospitalizações parciais possam propiciar experiências ocupacionais, recreativas, sociais, além de experiências emocionais corretivas, minimizando os níveis de suicídio.

  • E.

    oferecer uma referência grupal, uma vez que considera que a patologia borderline resulta de um distúrbio na interação social, sendo que mecanismos defensivos específicos levam a severas distorções da percepção da realidade, manifestando a patologia na realidade social.

O psicodiagnóstico pode ser considerado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo. Quando o objetivo de uma avaliação psicológica clínica é realizar uma avaliação compreensiva,

  • A.

    o exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente.

  • B.

    são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas.

  • C.

    procura-se fornecer subsídios para questões relacionadas com "insanidade", competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, entre outras.

  • D.

    procura-se identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

  • E.

    é determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

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