Questões sobre Psicologia Clínica

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A autora que desenvolveu amplamente em nosso meio a posição kleiniana e que afirma que durante a primeira hora de jogo ou primeira vez de hora de jogo diagnóstico, a criança expressa as suas fantasias de doença e cura foi

  • A.

    Arminda Aberastury.

  • B.

    M. Baranger.

  • C.

    Françoise Dolto.

  • D.

    Maud Mannoni.

  • E.

    D. W. Winnicott.

Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.

Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.

 

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.

Caso o psicólogo presencie, durante o processo psicodiagnóstico, comportamento ausente da criança, poderá chamar a atenção dela para o fato, perguntando-lhe a respeito do que estaria pensando naquele momento, como forma de desviar o foco da motivação para as tarefas e fazê-la perceber a existência de algum fator que a esteja perturbando.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria da entrevista foi enormemente influenciada por conhecimentos provenientes da psicanálise, da Gestalt, da topologia e do behaviorismo. A Gestalt

  • A.

    levou a delinear e reconhecer o campo psicológico e suas leis, assim como o enfoque situacional.

  • B.

    influenciou com o conhecimento da dimensão inconsciente do comportamento, da transferência e da contratransferência, da resistência e a repressão, da projeção e a introjeção.

  • C.

    reforçou a compreensão da entrevista como um todo no qual o entrevistador é um de seus integrantes, considerando o comportamento deste como um dos elementos da totalidade.

  • D.

    influenciou com a importância da observação do comportamento.

  • E.

    conduziu à possibilidade de realizar a entrevista em condições metodológicas mais restritas, convertendo- a em instrumento científico no qual a "arte da entrevista" foi reduzida em função de uma sistematização das variáveis.

Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.

Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.

 

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.

Durante o primeiro contato do psicólogo com a criança, um aspecto muito importante é verificar se ela conhece o motivo de sua ida ao consultório e se concorda em participar do processo, devendo o profissional esclarecer brevemente as etapas e o número de encontros necessários.

  • C. Certo
  • E. Errado

No psicodiagnóstico clínico, a linguagem gráfica e a lúdica são valorizadas na avaliação diagnóstica porque

  • A.

    oferecem uma avaliação completa e sempre dispensam a aplicação de outros materiais.

  • B.

    são de alto impacto quando apresentadas para indivíduos sem escolaridade.

  • C.

    estão mais próximas das situações que envolvem o complexo edipiano.

  • D.

    são de alto impacto para aquelas crianças diferenciadas culturalmente.

  • E.

    estão mais próximas do inconsciente e do ego corporal.

Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.

O psicodiagnóstico com crianças tem início na entrevista com os pais, a fim de se observar a primeira impressão, detectar os vínculos que une o casal e que unem este à criança, captar aspectos de transferência e eliminar condições de contratransferência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O uso do psicodiagnóstico constituiu-se em um interjogo de circunstâncias conjugando práticas e teorias diversas. O psicólogo atuante nas instituições deve

  • A.

    evitar questionamentos, análises e intervenções nas instituições em que se inserir para realizar o trabalho psicodiagnóstico, uma vez que sua entrada é sempre pontual e está desvinculada da natureza das demandas institucionais.

  • B.

    valorizar a utilização dos testes psicológicos, já que são a única prática exclusiva da profissão e se não utilizados poderão ser banalizados por outras áreas profissionais.

  • C.

    aplicar o mesmo raciocínio utilizado para o psicodiagnóstico clínico ao psicodiagnóstico solicitado pela instituição, independentemente da natureza desta.

  • D.

    desvincular o setor de triagem do setor que realiza psicodiagnóstico, uma vez que o profissional experiente poderá suprir os elementos trazidos por essas equipes de triagem e desburocratizar o trabalho desejado pela instituição.

  • E.

    considerar que a possibilidade de mudanças para a melhor adequação do emprego do psicodiagnóstico em instituições deve ser focalizada como parte de um conjunto que envolve o trabalho institucional.

Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.

Os testes podem ser psicométricos, cujos resultados são obtidos de forma quantitativa e métrica, como os testes de inteligência (WAIS, RAVEN), ou gráficos, que estimulam as projeções de conflitos internos (TAT, WISC).

  • C. Certo
  • E. Errado

Há fatores não-cognitivos que podem aumentar ou diminuir o desempenho no WAIS-III. Como fatores que podem aumentar o desempenho, podemos citar, entre outros:

  • A.

    ansiedade, superficialidade e pressão do tempo.

  • B.

    obssessividade para detalhes, perfeccionismo e flexibilidade do raciocínio.

  • C.

    juízo crítico, raciocínio indutivo e estado depressivo.

  • D.

    impulsividade, minimização da importância das regras e lentidão de raciocínio.

  • E.

    compulsividade, rapidez e pressão do tempo.

Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.

Um dos objetivos do psicodiagnóstico é direcionar o processo terapêutico, porém existe nítida diferença entre a avaliação e a intervenção, sendo que a primeira inclui a entrevista e a aplicação de testes, enquanto que somente com a segunda obtém-se os efeitos terapêuticos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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