Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A autora que desenvolveu amplamente em nosso meio a posição kleiniana e que afirma que durante a primeira hora de jogo ou primeira vez de hora de jogo diagnóstico, a criança expressa as suas fantasias de doença e cura foi
Arminda Aberastury.
M. Baranger.
Françoise Dolto.
Maud Mannoni.
D. W. Winnicott.
Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
Caso o psicólogo presencie, durante o processo psicodiagnóstico, comportamento ausente da criança, poderá chamar a atenção dela para o fato, perguntando-lhe a respeito do que estaria pensando naquele momento, como forma de desviar o foco da motivação para as tarefas e fazê-la perceber a existência de algum fator que a esteja perturbando.
A teoria da entrevista foi enormemente influenciada por conhecimentos provenientes da psicanálise, da Gestalt, da topologia e do behaviorismo. A Gestalt
levou a delinear e reconhecer o campo psicológico e suas leis, assim como o enfoque situacional.
influenciou com o conhecimento da dimensão inconsciente do comportamento, da transferência e da contratransferência, da resistência e a repressão, da projeção e a introjeção.
reforçou a compreensão da entrevista como um todo no qual o entrevistador é um de seus integrantes, considerando o comportamento deste como um dos elementos da totalidade.
influenciou com a importância da observação do comportamento.
conduziu à possibilidade de realizar a entrevista em condições metodológicas mais restritas, convertendo- a em instrumento científico no qual a "arte da entrevista" foi reduzida em função de uma sistematização das variáveis.
Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
Durante o primeiro contato do psicólogo com a criança, um aspecto muito importante é verificar se ela conhece o motivo de sua ida ao consultório e se concorda em participar do processo, devendo o profissional esclarecer brevemente as etapas e o número de encontros necessários.
No psicodiagnóstico clínico, a linguagem gráfica e a lúdica são valorizadas na avaliação diagnóstica porque
oferecem uma avaliação completa e sempre dispensam a aplicação de outros materiais.
são de alto impacto quando apresentadas para indivíduos sem escolaridade.
estão mais próximas das situações que envolvem o complexo edipiano.
são de alto impacto para aquelas crianças diferenciadas culturalmente.
estão mais próximas do inconsciente e do ego corporal.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
O psicodiagnóstico com crianças tem início na entrevista com os pais, a fim de se observar a primeira impressão, detectar os vínculos que une o casal e que unem este à criança, captar aspectos de transferência e eliminar condições de contratransferência.
O uso do psicodiagnóstico constituiu-se em um interjogo de circunstâncias conjugando práticas e teorias diversas. O psicólogo atuante nas instituições deve
evitar questionamentos, análises e intervenções nas instituições em que se inserir para realizar o trabalho psicodiagnóstico, uma vez que sua entrada é sempre pontual e está desvinculada da natureza das demandas institucionais.
valorizar a utilização dos testes psicológicos, já que são a única prática exclusiva da profissão e se não utilizados poderão ser banalizados por outras áreas profissionais.
aplicar o mesmo raciocínio utilizado para o psicodiagnóstico clínico ao psicodiagnóstico solicitado pela instituição, independentemente da natureza desta.
desvincular o setor de triagem do setor que realiza psicodiagnóstico, uma vez que o profissional experiente poderá suprir os elementos trazidos por essas equipes de triagem e desburocratizar o trabalho desejado pela instituição.
considerar que a possibilidade de mudanças para a melhor adequação do emprego do psicodiagnóstico em instituições deve ser focalizada como parte de um conjunto que envolve o trabalho institucional.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
Os testes podem ser psicométricos, cujos resultados são obtidos de forma quantitativa e métrica, como os testes de inteligência (WAIS, RAVEN), ou gráficos, que estimulam as projeções de conflitos internos (TAT, WISC).
Há fatores não-cognitivos que podem aumentar ou diminuir o desempenho no WAIS-III. Como fatores que podem aumentar o desempenho, podemos citar, entre outros:
ansiedade, superficialidade e pressão do tempo.
obssessividade para detalhes, perfeccionismo e flexibilidade do raciocínio.
juízo crítico, raciocínio indutivo e estado depressivo.
impulsividade, minimização da importância das regras e lentidão de raciocínio.
compulsividade, rapidez e pressão do tempo.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
Um dos objetivos do psicodiagnóstico é direcionar o processo terapêutico, porém existe nítida diferença entre a avaliação e a intervenção, sendo que a primeira inclui a entrevista e a aplicação de testes, enquanto que somente com a segunda obtém-se os efeitos terapêuticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...