Questões sobre Psicologia Clínica

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Segundo Marcelo Tavares, a entrevista de triagem tem por objetivo principal

  • A.

    avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento.

  • B.

    fazer o levantamento detalhado da história de desenvolvimento da pessoa, sobretudo na infância.

  • C.

    priorizar aspectos sindrômicos ou psicodinâmicos.

  • D.

    focalizar a avaliação da estrutura ou da história familiar.

  • E.

    comunicar ao sujeito o resultado da avaliação.

Na entrevista lúdica, Arminda Aberastury considera conveniente não interpretar, já que ainda não temos como saber se a criança

  • A.

    colaborará com as tarefas.

  • B.

    será tratada ou não.

  • C.

    gostará e utilizará adequadamente os brinquedos.

  • D.

    terá recursos cognitivos para simbolizar sua experiência.

  • E.

    apresentará uma boa disposição para o trabalho.

Terapia de aversão é uma terapia comportamental na qual um estímulo aversivo é conjugado com um outro que provoca uma resposta indesejável. Por exemplo, pode-se dar a alcoólatras uma droga emética (que causa náusea e vômitos) em conjunto com suas bebidas preferidas durante as sessões de terapia. Ao emparelhar a droga com o álcool, o terapeuta espera criar uma aversão condicionada

  • A.

    ao álcool.

  • B.

    aos comportamentos especificados.

  • C.

    à ingestão de líquidos.

  • D.

    aos comportamentos depressivos que conduzem o indivíduo a beber.

  • E.

    à droga administrada.

Devido à natureza da patologia borderline e da complexidade que a compõe, alguns terapeutas propõem um trabalho integrando várias modalidades de tratamento, a fim de tentar abarcar globalmente diferentes aspectos e níveis da problemática, a que denominam de abordagem multimodal. Ammon, discutindo a etiologia, a sintomatologia, o diagnóstico e o tratamento da síndrome borderline, em uma perspectiva humanista,

  • A.

    propõe a associação da psicoterapia individual, grupal e hospitalização.

  • B.

    ressalta a importância do trabalho interdisciplinar.

  • C.

    enfatiza a necessidade de um modelo holístico, recomendando a inclusão de métodos verbais e não verbais, terapia grupal, individual e do meio.

  • D.

    descreve o tratamento familiar-marital combinado com o atendimento individual ou grupal.

  • E.

    envolve a família em uma terapêutica psicoeducacional ou sistêmica, ou ainda, dependendo do caso, dinâmica, além do uso de psicofármacos e psicoterapia individual (combinados ou não).

R. Horacio Etchegoyen afirma que a psicanálise é uma forma especial de psicoterapia e que ela tem por finalidade

  • A.

    mediar.

  • B.

    conhecer.

  • C.

    focar.

  • D.

    curar.

  • E.

    libertar.

As terapias comportamentais presumem que o comportamento seja um produto da aprendizagem e supõem que aquilo que foi aprendido possa ser

  • A.

    simulado.

  • B.

    reprimido.

  • C.

    deslocado.

  • D.

    negado.

  • E.

    desaprendido.

A terapia centrada no cliente é uma terapia de insight que

  • A.

    se baseia nos princípios de aprendizagem, sendo que a maioria de seus procedimentos envolve condicionamento clássico e operante ou aprendizagem observacional.

  • B.

    enfatiza o oferecimento de um clima emocional de apoio para os clientes, os quais desempenham um papel importante na determinação do ritmo e da orientação da sua terapia.

  • C.

    envolve intervenções no funcionamento biológico da pessoa, por meio de terapia farmacológica, para facilitar a elaboração do raciocínio.

  • D.

    enfatiza a recuperação de conflitos, motivos e defesas inconscientes por meio de técnicas como livre-associação e transferência.

  • E.

    enfatiza o reconhecimento e modificação de pensamentos negativos e convicções maladaptadas.

A teoria humanista da personalidade defende que somos positivamente motivados e progredimos em direção a níveis mais altos de funcionamento, ou seja, que a existência humana não significa somente lidar com conflitos ocultos, sendo que os psicólogos humanistas enfatizam o potencial das pessoas para

  • A.

    se desenvolverem em direções indesejadas, mesmo com condições de vida razoáveis.

  • B.

    viverem objetivamente suas vidas no momento futuro.

  • C.

    pensar em como se sentiram ou agiram no passado.

  • D.

    crescer e mudar.

  • E.

    se deixarem influenciar negativamente.

Carl Gustav Jung considerava que arquétipos específicos têm um papel especial na formação da personalidade. A persona, um arquétipo cujo significado origina-se da palavra latina "máscara", corresponde à forma pela qual nos apresentamos ao mundo - o caráter que assumimos. Jung chamou a persona também de

  • A.

    anima.

  • B.

    sombra.

  • C.

    arquétipo da conformidade.

  • D.

    animus.

  • E.

    self − arquétipo central.

Para Sigmund Freud, a personalidade forma-se ao redor de três estruturas: o id, o ego e o superego. O id

  • A.

    funciona às vezes pelo princípio do prazer e às vezes pelo princípio de realidade, sendo préconsciente.

  • B.

    controla as atividades de pensamento e raciocínio, sendo parte consciente e parte inconsciente.

  • C.

    age consciente, pré-consciente e inconscientemente e é responsável pela consciência dos padrões morais.

  • D.

    funciona pelo princípio de realidade e o seu conteúdo pode ser facilmente recuperado.

  • E.

    é completamente inconsciente e consiste de desejos e impulsos que buscam expressar-se permanentemente.

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