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Dentre os processos de interação humana, o Aconselhamento Psicológico conserva algumas características únicas e próprias. Dentre elas, é possível citar:
Dar conselhos.
Relacionamento de ajuda, onde o orientador lida com atitudes e comportamento do cliente.
Seleção ou designação de indivíduos para um trabalho.
Dar informações, segundo a visão do aconselhador, levando em conta suas vivências pessoais.
Anamnese feita no atendimento psicológico.
No Método de Rorschach há possibilidade do indivíduo dar respostas vulgares/populares, classificadas como "V" pela escola de Anibal da Silveira, ou como "P" por Klopfer, como citado no livro Métodos Projetivos de Didier Anzieu. Tais respostas significariam uma
falta de energia psíquica e mobilidade social.
baixa afetividade e dificuldades intelectuais.
adaptação social rudimentar e um certo conformismo.
angústia patológica com tendências suicidas.
dificuldade intelectual que podem sugerir autismo.
Segundo Tereza Mito, em um processo psicodiagnóstico há algumas formas de avaliação e, dentre elas, uma que é decorrente de um processo mais pessoal, pelo qual se avaliam alguns aspectos da relação psicólogo-cliente que não são passíveis de ser analisados no processo formal de psicodiagnóstico. A este processo chamamos de
avaliação psicométrica.
avaliação informal.
psicodiagnóstico interativo.
psicodiagnóstico personalizado.
diagnóstico focal.
O Teste Gestáltico Visomotor de Bender, criado por Lauretta Bender em 1938, possui como pressuposto que
o material fornece dados sobre o controle dos impulsos, manejo da ansiedade e da agressividade nos indivíduos a ele submetidos.
o padrão visomotor do indivíduo possui um desenvolvimento que independe da fase emocional em que este se encontra.
a atividade visomotora só pode ser mensurada na adolescência, quando os padrões intelectuais e de desenvolvimento emocional estão mais desenvolvidos e sedimentados.
a habilidade sensoriomotora não sofre influência direta do nível maturacional do indivíduo e de seu estado funcional.
a funcionalidade de áreas específicas do cérebro podem ser demonstradas e estimuladas com o uso do Teste Gestáltico Visomotor.
Segundo Odette L. Van Kolck, a análise de uma produção gráfica deve ser feita utilizando três processos. São eles:
adaptativo, projetivo e lingüístico.
adaptativo, consultivo e projetivo.
expressivo, projetivo e lingüístico.
adaptativo, lingüístico e consultivo.
adaptativo, expressivo e projetivo.
Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que a fundamentou, deverão ser guardados por um prazo mínimo, observando-se a responsabilidade por eles, tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica. Esse prazo mínimo referido é de
1 ano.
2 anos.
3 anos.
5 anos.
10 anos.
A prática de interação participativa que inclui a construção e pactação de uma axiomática comum a um grupo de campos de saber conexos é definida como
transdisciplina.
interdisciplina.
grupo focal.
trabalho em equipe.
grupo operativo.
Em um processo diagnóstico, o teste projetivo é um material
que não evidencia nitidamente o modo pessoal de estabelecer contato com a realidade interna e externa, dentro de uma situação vincular, sendo melhor a opção pela utilização de inventários.
completo e útil para a avaliação de pessoas em geral, dispensando a aplicação de outros materiais como gráficos e outras técnicas verbais.
pouco adequado para que se possa conhecer o paciente em face de uma realidade com características desestruturadas ou de estruturação pouco usual.
que raramente permite analisar profundamente o indivíduo em um contexto vincular e suas variações emocionais e de conduta.
que permite a obtenção de informações precisas sobre os distintos níveis de funcionamento mental, em um curto espaço de tempo.
O Psicodiagnóstico Interventivo é tratado por Ancona Lopez (1995) como um modelo
que não recomenda a utilização de testes, já que o enquadre ficaria prejudicado e traria viés aos resultados obtidos.
não factível de ser realizado, pois o psicodiagnóstico exige uma postura de neutralidade constante, o que impede a participação interventiva deliberada.
de intervenção que gera angústias e suscita ansiedades nos indivíduos que estão sendo diagnosticados.
que vê o cliente como um campo de possibilidades e como co-participante do processo de psicodiagnóstico.
pouco recomendável em casos de conflitos envolvendo crianças em tenra idade, pois elas não necessitam participar de processos psicodiagnósticos.
Segundo Jurema Alcides Cunha, a história pessoal (ou anamnese) pressupõe
um levantamento da sintomatologia e das condições de vida do paciente.
a história clínica, ou seja, a história da doença atual.
a caracterização da emergência de sintomas ou de mudanças comportamentais, numa determinada época e a sua evolução até o momento atual.
uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação.
a entrevista com diversos familiares, para uma compreensão da dinâmica individual do paciente.
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