Questões sobre Psicologia Clínica

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O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) apresenta como principais características sintomáticas:

  • A.

    Pensamentos compulsivos e ansiedade de evitação.

  • B.

    Rituais obsessivos e ideação delirante.

  • C.

    Pensamentos obsessivos e atos compulsivos recorrentes.

  • D.

    Humor depressivo e ansiedade antecipatória.

  • E.

    Hiperatividade autonômica e formação reativa.

O diagnóstico psicológico é fundamental em todo e qualquer processo de avaliação e o psicólogo conta com diversos recursos técnicos para ajudálo na formulação de sua hipótese diagnóstica. São exemplos de testes comumente utilizados em orientação e seleção profissional:

  • A.

    TAT, HTP e WARTEGG.

  • B.

    PMK, WARTEGG e Zulliger.

  • C.

    IFP, PMK e HTP.

  • D.

    INV, WARTEGG e MMPI.

  • E.

    WARTEGG, PMK e Completamento de Desenhos.

Psicodiagnóstico é um processo composto de diferentes etapas e visa à delimitação de um quadro psicopatológico que origina o sofrimento do paciente que buscou o atendimento psicológico. Há três momentos principais dentro desse processo que são:

  • A.

    Entrevista inicial, aplicação de técnicas de psicodiagnóstico e entrevista de devolução.

  • B.

    Anamnese, análise e interpretação do material de entrevista.

  • C.

    Entrevista inicial, entrevistas intermediárias e entrevista final.

  • D.

    Anamnese, entrevista com os familiares e redação do laudo.

  • E.

    entrevista inicial, testes de psicodiagnóstico e interpretação dos escores.

No que tange às principais teorias da personalidade, faça a correlação entre as duas colunas a seguir:

TEÓRICOS:

I- Erik Erikson

II- Gordon Allport

III- Raymond Cattell

IV- Henry Murray

V- Alfred Adler

VI- Harry Stack Sullivan

VII- Karen Horney

VIII- Carl Gustav Jung

CONCEITOS:

( ) descreveu o conceito de inconsciente coletivo cujos conteúdos são os arquétipos;

( ) acreditava que a posição do indivíduo entre os irmãos influenciava durante toda a vida o caráter e estilo de vida pessoal;

( ) propôs três conceitos de self: self atual, self real e self idealizado;

( ) afirma que o processo terapêutico requer a participação ativa do terapeuta na forma de observador participante;

( ) é conhecido pela formulação de uma teoria que abrange estágios de desenvolvimento do nascimento à senilidade;

( ) fundador da Escola Humanística de Psicologia, segundo a qual cada pessoa possui um potencial inato para o crescimento;

( ) desenvolveu o Teste de Apercepção Temática (TAT), técnica projetiva bastante utilizada em psicodiagnóstico;

( ) introduziu o uso da análise fatorial para exame dos traços de personalidade e fatores subjacentes ao comportamento.

A seqüência correta é:

  • A.

    VIII, V, VI, VII, I, II, III, IV

  • B.

    V, VI, VII, I, II, VIII, IV, III

  • C.

    VIII, V, VII, VI, I, II, IV, III

  • D.

    VIII, VII, V, VI, I, III, IV, II

  • E.

    VI, V, VII, VIII, I, III, II, IV

Sabe-se que a Psicologia vem da Filosofia e que, com o avanço de seus estudos teóricos, surgiram três tendências, que deram origem às três escolas de que se constitui a Psicologia Científica. São elas:

  • A.

    Fenomenológica, Comportamental e Humanista.

  • B.

    Filosófica, Sociológica e Antropológica.

  • C.

    Estruturalista, Behaviorista e Existencialista.

  • D.

    Associacionista, Estruturalista e Funcionalista.

  • E.

    Existencialista, Fenomenológica e Behaviorista.

Hereditariedade e Meio influem na formação da personalidade. Com relação a esses dois fatores podemos afirmar que:

  • A.

    A hereditariedade corresponde a carga genética recebida no nascimento.

  • B.

    A hereditariedade tem maior influência do que a ação do meio.

  • C.

    A maturidade psicológica de um aluno depende da ação do meio.

  • D.

    A ação do meio é maior do que a ação da hereditariedade durante a infância.

  • E.

    Educadores pouco influem na personalidade dos seus alunos.

A doença mental pode ser considerada como uma desorganização da personalidade. As doenças mentais no campo da psicopatologia podem ser definidas a partir do grau de perturbação da personalidade. Um docente pode desenvolver sintomas caracterizados como distúrbios do comportamento em função do excesso de ocupações, necessidades de equacionar seu tempo disponível frente suas tarefas, etc. Se o seu conflito psíquico manifesta-se em sintomas corporais como úlcera, paralisia de um membro ou com crises de choro, teatralidade, há indícios de sintomas da:

  • A.

    psicose

  • B.

    paranóia

  • C.

    esquizofrenia

  • D.

    demência

  • E.

    neurose

Na sala de aula alunos e docente constituem um grupo social por serem "uma pluralidade de indivíduos em contato que se consideram mutuamente e que estão conscientes de que tem algo significativamente importante em comum." Considerando os conceitos de desenvolvimento, de maturidade, as relações sociais devem ser estimuladas pelo docente de modo que as formas superiores do comportamento consciente sejam encontradas nessas relações. O enfoque interacionista do desenvolvimento humano é preconizado na teoria:

  • A.

    de Piaget

  • B.

    de Vigotski

  • C.

    cognitivista

  • D.

    de Bruner

  • E.

    de Freud

Os alunos devem ser estimulados por seus docentes. Quando um docente desempenha suas atividades com seriedade, sendo inclusive exigente, pode ocorrer que um dos alunos reclame dessa postura e atribua ao docente um apelido e que o outro passe a ser dedicado nos seus estudos retribuindo a conduta do professor dizendo: Este é um professor modelo. Se de acordo com a teoria psicanalítica entendemos que os alunos utilizam–se de mecanismos de defesa temos respectivamente no primeiro e no segundo caso exemplos de:

  • A.

    sublimação e regressão

  • B.

    repressão e regressão

  • C.

    agressão e identificação

  • D.

    agressão e regressão

  • E.

    agressão e sublimação

Para fixar determinada fórmula matemática o docente, usando dos princípios da teoria da gestalt aplicada à aprendizagem, apresenta exercícios do mesmo assunto com mudança apenas dos dados numéricos. O princípio do gestalt utilizado para fixar a formula é o princípio da:

  • A.

    proximidade

  • B.

    semelhança

  • C.

    boa forma

  • D.

    fechamento

  • E.

    figura e fundo

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