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Paula recebeu o diagnóstico de transtorno bipolar durante consulta psiquiátrica e foi encaminhada ao psicólogo por ter dificuldade em aderir ao tratamento medicamentoso prescrito. Paula diz não sentir melhora com o uso da medicação, ao contrário, sente-se bem em alguns momentos sem a medicação, e menos produtiva quando toma o remédio, como se a doença não existisse, manifestando sua desconfiança em relação ao diagnóstico e ao médico.
A propósito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca dos fatores responsáveis pela difícil adesão de Paula ao tratamento.As taxas de adesão ao tratamento são altas em paciente com diagnóstico de transtorno bipolar, devido à eficácia dos estabilizadores de humor, o que produz benefícios clínicos. Portanto, a interrupção do tratamento medicamentoso não tem a ver com a medicação.
Com referência à atuação do psicólogo em face das principais teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens que se subseguem, relativos ao atendimento da criança com dificuldade de relacionamento devido a inibição.
O psicólogo da terapia cognitivo-comportamental avalia a timidez da criança como estando associada aos baixos escores familiares na escala de crescimento pessoal, faltando à criança o encorajamento necessário para a aquisição de habilidades sociais.
Com referência à atuação do psicólogo em face das principais teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens que se subseguem, relativos ao atendimento da criança com dificuldade de relacionamento devido a inibição.
Para o psicólogo orientado na teoria reichiana, as medidas educativas aplicadas em nome da disciplina podem causar a inibição da criança, que pode ficar imobilizada, o que revela uma obediência e dependência doentia nessa criança, que já pode ser considerada neurótica, tímida e apreensiva.
Com referência à atuação do psicólogo em face das principais teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens que se subseguem, relativos ao atendimento da criança com dificuldade de relacionamento devido a inibição.
O psicólogo baseado nas propostas do behaviorismo radical deve realizar uma análise comportamental da criança como um todo, interagindo em seu contexto ambiental, visando desfazer os efeitos adversos da punição, à qual estão submetidas todas as crianças.
Com referência à atuação do psicólogo em face das principais teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens que se subseguem, relativos ao atendimento da criança com dificuldade de relacionamento devido a inibição.
Para o psicólogo gestaltista, o atendimento à criança inibida demanda um trabalho de modo a promover um modelo pedagógico interacional que faça a criança despertar para seus talentos potenciais que são mais intuitivos por causa da sua inibição.
Com relação a aspectos éticos e legais associados ao exercício profissional em psicologia, julgue os próximos itens.
O psicólogo deve estar atento à criança e aos pais, advertido que os pais são capazes de intervir, a todo momento, para colocar fim ao trabalho psicológico do filho, donde a necessidade imperiosa de agir analiticamente e simultaneamente com eles.
Com relação a aspectos éticos e legais associados ao exercício profissional em psicologia, julgue os próximos itens.
Diante das freqüentes ocorrências de assédio sexual cometido por parte de profissionais infratores da ética, o Conselho Federal de Psicologia estabeleceu, para o novo código de ética da profissão, que os pais devem acompanhar a criança durante todas as sessões de avaliação.
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao psicólogo pela mãe, após vários relatos vindos da escola sobre o seu comportamento de inibição, que a impede de se relacionar com outras crianças e provoca seu isolamento. Acerca da avaliação psicodiagnóstica nesse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
Antes de receber a criança o psicólogo deve atender à mãe, buscando recolher informações sobre esta, sobre a criança e sobre suas relações na família, solicitando da mãe hipóteses que formule a respeito da inibição e do isolamento do filho.
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao psicólogo pela mãe, após vários relatos vindos da escola sobre o seu comportamento de inibição, que a impede de se relacionar com outras crianças e provoca seu isolamento. Acerca da avaliação psicodiagnóstica nesse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
O psicólogo deve iniciar a avaliação lúdica com a criança propondo que ela escolha um jogo ou uma outra brincadeira de sua preferência, prevenido de sua inibição, e afastar-se do campo de atividade da criança, para apenas observar e anotar seus comportamentos.
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Para Winnicott, as psicoses acontecem devido a uma falha persistente na adaptação ambiental na fase de dependência absoluta do bebê.
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