Questões sobre Psicologia Clínica

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NÃO se inclui entre as quatro áreas (propostas pela AMA) que organizam a disfunção ou deficiência causada pelos transtornos mentais e do comportamento

  • A.

    limitações em atividades da vida diária.

  • B.

    exercício de funções sociais.

  • C.

    concentração, persistência e ritmo.

  • D.

    deterioração ou descompensação mental.

Segundo Luiz Carlos Osório, a literatura sobre psicoterapia analítica de grupo com adolescentes faz referência ao emprego de técnicas acessórias que facilitam o acesso ao mundo interno de pacientes adolescentes. Entre essas técnicas, sobressai

  • A. a participação em comunidade terapêutica, para favorecer o fortalecimento da auto-imagem do adolescente e provocar mudanças.
  • B. o uso de dramatizações, visando a obtenção de um maior insight sobre as motivações inconscientes das situações críticas emergentes no grupo, através de sua representação vivenciada.
  • C. o trabalho em psicoterapia em grupos pequenos, com no máximo 5 participantes, para o melhor fortalecimento do vínculo entre os membros e destes com o terapeuta, colocando o grupo em um lugar estável de continência e apoio.
  • D. a participação em grupos paralelos, que incluem procedimentos de auto-ajuda, adquirindo o estilo de grupo operativo, de reflexão, de aprendizagem ou psicoeducacional.
  • E. o laboratório terapêutico, também conhecido como maratona, laboratório de relações humanas, considerado como uma experiência importante para o desenvolvimento pessoal.

Os psicólogos humanistas enfatizam que o homem é não só responsável pela sua individuação, mas também tem um impulso positivo e a necessidade de fazê-lo. Acreditam que o homem

  • A. é capaz de escolha e de crescimento.
  • B. é orientado para a segurança.
  • C. é uma criatura que busca a homeostase.
  • D. não é responsável pelo seu devir.
  • E. não tem o seu destino em suas mãos.

Jeremy D. Safran aponta três tipos de expressão emocional que podem ser identificadas na avaliação afetiva em terapia comportamental cognitiva: emoção primária, emoção secundária e emoção instrumental. A emoção instrumental corresponde

  • A. à avaliação afetiva inicial que o indivíduo realiza da situação, antes de uma atividade conceitual mais complexa.
  • B. a padrões emocionais que as pessoas aprendem para influenciar os outros.
  • C. ao comportamento adaptativo que proporciona informações implícitas a respeito do significado dos eventos para o indivíduo.
  • D. à expressão emocional que resulta da resposta interna secundária do indivíduo à avaliação emocional primária.
  • E. à reação emocional secundária para um sentimento de vulnerabilidade.

Segundo David E. Zimerman, o processo de resistência no decorrer de um tratamento analítico corresponde a tudo que se opõe (atos, palavras e atitudes do analisando) ao acesso deste ao seu inconsciente, sendo que as formas de manifestações resistenciais mais comuns, quer da parte dos indivíduos isoladamente, ou da totalidade grupal no caso de uma grupoanálise, costumam ser as seguintes:

  • A. surgimento de um líder fortalecido e leal, sabotagem por grande parte do grupo, ausências com justificativas.
  • B. necessidade de actings por parte do terapeuta, excessiva manipulação, um acordo consciente, por parte de todos, em não abordar determinados assuntos.
  • C. presenças alternadas, ausência de intelectualização, colaboração com a comunicação verbal através de silêncios abusivos.
  • D. manutenção de segredos, excessiva intelectualização, atrasos e faltas reiteradas.
  • E. complicações com pagamento e horários eventuais, tentativa de inclusão de elementos novos, silêncios esporádicos.

O processo que define papéis e funções, respectivamente por parte do psicanalista, do analisando e da vincularidade entre ambos, corresponde ao

  • A. diagnóstico.
  • B. estabelecimento do vínculo.
  • C. contrato.
  • D. plano de tratamento.
  • E. processo de transferência.

Segundo Nédio Seminotti, o psicodrama é uma psicoterapia de

  • A. nvestigação.
  • B. sugestão.
  • C. compreensão.
  • D. insight.
  • E. sociodrama.

Segundo Janine Puget, no trabalho em um enquadramento psicanalítico com casais, faz-se necessário levar em conta o que acontece, quando se toma como eixo a idéia de dois ou mais egos conectados entre si, em uma relação na qual a extraterritorialidade de um e de outro é fundamental. A unidade de dois ou mais egos conectados é denominada de

  • A. relacionamento.
  • B. agrupamento.
  • C. inter-egos.
  • D. vínculo.
  • E. rede.

Segundo Decio Garfinkel, são marcas do toxicômano a

  • A. a frustração para lidar com temas recorrentes na comunicação com a figura paterna.
  • B. tolerância a situações de espera e certa inatividade.
  • C. incapacidade de esperar e a intolerância à frustração.
  • D. idealização do mundo e maneirismos maníacos.
  • E. obstinação por um objetivo e a inconformidade com as regras.

O complexo de Édipo, sob o ponto de vista interpretativo de Erich Fromm, retrata

  • A. a necessidade da criança de invejar o poder que a figura paterna exerce sobre a família a que pertence.
  • B. o desejo incondicional que a criança demonstra pela figura materna.
  • C. o desejo incondicional que a criança demonstra pelas figuras parentais.
  • D. a necessidade da criança em manifestar sensações antagônicas de amor e ódio para com a figura do pai.
  • E. o esforço da criança para libertar-se de sua dependência infantil e tornar-se indivíduo.
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