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No âmbito dos fundamentos teóricos que subsidiam o atendimento clínico à criança, temos o conceito de objeto transacional proposto Winnicott. Assim, observe as seguintes afirmações:
I. Para nós, o objeto transacional é oriundo do exterior, mas, do ponto de vista da criança, não o é. Para a criança, ele provém de dentro, é uma alucinação.
II. A mãe, sendo suficientemente boa, deve modificar o objeto transacional e, assim, permitir que a criança simbolize a experiência de perda, ou seja, de castração.
III. O objeto transacional, uma vez que é apreendido pela criança como um objeto amado, exclusivamente amado, permite o deslocamento do ódio e da culpa para a realidade externa, portanto, enquanto elementos controláveis pelo seu ego.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s).
I e II, apenas.
I e III, apenas
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
Julgue os próximos itens com relação à intervenção do terapeuta na psicoterapia de grupo.
O terapeuta, como membro do grupo, ao ver-se confrontado com os mesmos problemas dos participantes, pode fazer revelações pessoais sobre sua pessoa. Isso pode facilitar, como na psicoterapia individual, a obtenção de insight, além de uma visão, pelo grupo, do terapeuta como uma pessoa real e humana, o que contribui, conseqüentemente, para a melhor aceitação por parte do paciente da própria condição, ao ver que não é o único a vivenciar dificuldades.
Considere a seguinte situação: "João, de 7 anos, estava numa loja de brinquedos. Queria um carrinho, mas sua mãe, por não ter condições, disse que não compraria. João comportou-se de forma mal-criada: chorou, xingou e gritou com ela. Ao chegar em casa, a mãe, por estar com muita raiva, preferiu não abordar o acontecido, mas, dias depois, para que ele não repetisse o comportamento de mal-criação, conversou com ele e o colocou de castigo: ficou sem ver televisão por um dia. Alguns dias depois, indo a mesma loja, diante de um novo brinquedo que a mãe também não comprou, João novamente foi malcriado com ela: chorou, xingou e gritou".
Considerando os fundamentos teóricos do behaviorismo, identifique a alternativa que, tal qual a situação descrita, explica corretamente a repetição do comportamento de João.
O reforço utilizado pela mãe foi negativo, quando deveria ser positivo.
O comportamento de mal-criação de João era respondente, mas a mãe o abordou como se fosse operante.
A mãe agiu corretamente, mas houve uma generalização da resposta de mal-criação (chorar, xingar e gritar), o que impediu sua extinção.
O procedimento da mãe não permitiu o estabelecimento de uma relação de contigüidade entre o comportamento de mal- criação e o reforço utilizado (punição).
O esquema de reforçamento utilizado pela mãe diante do comportamento de mal-criação foi de razão variável, quando deveria ser de razão fixa.
Julgue os próximos itens com relação à intervenção do terapeuta na psicoterapia de grupo.
No grupo, paciente com intensa ansiedade pode desencadear desconforto nos demais participantes, que podem, inclusive, reagir, procurando livrar-se do mal-estar de diversas formas, seja oferecendo sugestões para que o assunto se encerre rapidamente, seja participando de maneira intelectual e distante, fazendo brincadeiras ou mudando o foco da conversa. Em momento oportuno, o terapeuta deve intervir para incentivar e convidar os participantes a avaliar e descobrir o sentido das reações.
Em relação aos fundamentos teóricos da Gestalt-Terapia, considere as seguintes afirmações:
I. O campo organismo/ambiente forma uma unidade inseparável, uma totalidade cujo significado emerge das inter e intra-relações entre as partes que formam um dado todo.
II. Contato é o processo psíquico ou comportamento pelo qual o indivíduo entra em relação consigo, com o outro e com o mundo em busca da diferenciação. É um processo ativo e consciente de ajustamento criativo e enfatiza o indivíduo como um ser relacional.
III. As formas como o organismo estabelece contato com seu meio e como o transforma podem ser mais ou menos saudáveis ou mais ou menos adoecedoras. A doença é uma perturbação no processo de formação- destruição-reforma de Gestalten, a qual interrompe o fluxo natural da experiência.
IV. É a dimensão do aqui-agora, com sua ênfase no sentir, nos afetos, nas sensações, no relacional, traz a possibilidade de transformação. Trata-se de valorizar o sentir acima do pensar; a experiência, acima do pensar sobre. É nesta perspectiva que se desconsidera a história de vida do indivíduo como relevante para compreensão de sua condição existencial.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas
I, II e III, apenas.
Julgue os próximos itens com relação à intervenção do terapeuta na psicoterapia de grupo.
Em casos de confronto entre dois participantes, o terapeuta deve adotar postura de neutralidade e contar com a colaboração dos demais membros. Se a sessão está cansativa e monótona, ou se determinado paciente interrompe demais a exposição do outro, o terapeuta deve interromper a sessão grupal, registrando a resistência em curso dos participantes.
Considere a seguinte descrição: "A teoria psicanalítica explica sua gênese em dois registros relativamente heterogêneos, quer vendo nele um aparelho adaptativo, diferenciado a partir do id em contato com a realidade exterior, quer definindo- o como o produto de identificações que levam a formação no seio da pessoa de um objeto de amor investido pelo id" (Laplanche & Pontalis, 1986).
Assinale o item que identifica corretamente o conceito descrito:
Ideal do ego.
Ego ideal
Ego
Narcisismo
Superego.
Julgue os próximos itens com relação à intervenção do terapeuta na psicoterapia de grupo.
Considere que um paciente não se engaje no grupo com facilidade, pois vivencia a experiência grupal como ameaçadora, principalmente se nunca teve relacionamento próximo ou se tende a guardar para si certos sentimentos, como raiva ou frustração. Nessa situação, o terapeuta deve oferecer apoio e treinamento, inclusive em sessão individual, para que o paciente consiga uma participação mais ativa, revelando-se mais, mostrando maior interesse pelos demais participantes e, assim, reduzindo sua postura defensiva.
Observe a seguinte afirmação: "Os pacientes com doenças psicossomáticas mostram uma marcante dificuldade para utilizar a linguagem para expressar e descrever seus sentimentos. Afastam as representações afetivas da mente, e as tensões físicas não encontram caminho para o psíquico. Essa característica também é encontrada em outros pacientes, todavia é bastante significativa naqueles que apresentam essas doenças, o que a torna um fator de vulnerabilidade psicossomática" (Adaptado de Silva e Cadeira, 1992)
Assinale a alternativa que identifica corretamente essa característica.
Eutimia
Mutismo acinético.
Alexitimia
Embotamento discursivo
Ecolalia.
Julgue os próximos itens com relação à intervenção do terapeuta na psicoterapia de grupo.
Se um paciente monopoliza o grupo durante longo período, descrevendo situações dolorosas de seu passado, o terapeuta não deve interrompê-lo e, somente ao final de sua exposição, deve questioná-lo sobre como se sente diante da reação dos demais participantes ao que acabou de revelar, para, então, convidar os demais a apresentarem suas experiências ou sentimentos. Isso justifica a necessidade do tempo variável das sessões com o grupo.
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