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Considerando o processo de desenvolvimento e seu estudo, observe as afirmações abaixo.
I. Para Vygotsky, o desenvolvimento da linguagem se caracteriza pela passagem da fala exterior para a fala egocêntrica e, posteriormente, para a fala interior. Nesta última, temos o momento em que o discurso, adquirindo uma função planejadora, serve ao pensamento, ou seja, permite ir além da experiência imediata e elaborar uma ação futura.
II. Uma criança diz: "Porque estou muito triste, mamãe atrasou". Considerando o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, diríamos que ela, não tendo adquirido a permanência de objeto e estando no pré-operatório, mostra um pensamento egocêntrico, o qual, dentre outras coisas, se caracteriza pela impossibilidade do sujeito de se colocar no lugar do outro.
III. Erickson focaliza o desenvolvimento, enquanto um processo de constituição da identidade, segundo uma sucessão de estágios psicossociais. Em relação ao adolescente, o conflito central está no binômio identidade versus confusão de papéis, o qual, dentre outras características, mostra a integração no self daquilo que o adolescente gostaria de ser e fazer no desempenho do seu papel sexual.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas
I, II e III.
Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivocomportamental da terceira idade.
Ao atender o idoso, o terapeuta cognitivo-comportamental não se detém aos acontecimentos que cercam o processo do envelhecer, considerando que o bom resultado da terapia, independentemente da fase da vida do paciente, está associado ao desempenho eficaz de duas técnicas fundamentais: persuasão verbal e modelação, que criam e fortalecem as expectativas de auto-eficácia, promovem o enfrentamento de situações e a ocorrência de ganhos de desempenho.
Em relação a determinado teste psicológico, é possível fazer as seguintes afirmações: i) caracteriza-se por ser um teste projetivo, ii) pressupõe que as crianças têm mais facilidade de se identificarem com personagens animais do que humanos, iii) permite a identificação do estágio de desenvolvimento infantil e a dinâmica das relações interpessoais e iv) compreende a elaboração de uma história a partir de uma cena presente na prancha. Assinale a alternativa que identifica corretamente o teste que, em uma de suas versões, apresenta esse conjunto de características.
CAT (Teste de Apercepção Temática Infantil).
Teste de Wartegg (Teste de Complementação de Desenhos).
Z-teste (Teste de Zulliger).
TAT (Teste de Apercepção Temática).
Bender.
Após um ano do processo de separação, um casal buscou uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar para a próxima fase do ensino fundamental.
Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.O terapeuta realizará sessões com a família substituta de Rui, recebendo, individualmente, cada membro, irmão, pai, madrasta e seu filho. Nessa situação, o terapeuta deverá considerar relevante trabalhar as dificuldades de ordem intrapsíquica individuais, para, em seguida, efetivar o trabalho direto com as necessidades da família e do meio ambiente. Dessa maneira, verificará como ela se constrói e se há a necessidade de se redefinirem papéis e tarefas de cada membro da família.
Sobre o processo de avaliação psicológica, é correto afirmar
Na aplicação de um teste, temos uma situação em que o sujeito é submetido a um conjunto de tarefas que são definidas e executadas situacionalmente, ou seja, conforme o rapport estabelecido entre o psicólogo e o cliente.
Quando necessário, em função do princípio de adaptabilidade, o qual orienta todo processo avaliativo, deve-se adequar as orientações de aplicação, por exemplo, as instruções e o tempo, à especificidade de cada situação de testagem.
Compreende um momento de devolução da avaliação ao cliente, sendo que neste são repassados os resultados aferidos, as interpretações feitas e as bases que fundamentam tais conclusões
Um processo avaliativo, por suas limitações teóricas, práticas e éticas, limita-se à formulação de um diagnóstico e prognóstico. Quando a avaliação é solicitada por outro profissional, por exemplo, um psiquiatra, caberá a este definir o processo de intervenção.
Após um ano do processo de separação, um casal buscou uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar para a próxima fase do ensino fundamental.
Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.O terapeuta realizará sessões com os avós paternos de Rui e seu pai, nas quais será abordada a questão da relação entre pai e filho nas gerações ali reunidas, visando reconstruir o significado da relação com o filho. Nessa situação, é correto afirmar que o terapeuta, como um especialista no processo, deve criar um contexto propiciador para uma conversação que promova a reconstrução dos significados da história de vida de cada cliente concernido no processo.
Observemos a seguinte citação adaptada de Aberastury e Knobel (2000) sobre a adolescência: "O pai que recrimina o seu filho para que estude, porque tem uma prova no outro dia, fica desconcertado frente à resposta do adolescente: Dá para estudar, a prova é só amanhã!". Como sublinham os autores, a adolescência é um momento do desenvolvimento em que a urgência é enorme, e a postergação, irracional. Desta forma, assinale a alternativa que identifica corretamente a característica da adolescência apontada pelos autores.
Necessidade de intelectualizar e fantasiar.
Atitude social reivindicatória.
Deslocalização temporal.
Flutuação de humor.
A tendência ao vínculo grupal.
Após um ano do processo de separação, um casal buscou uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar para a próxima fase do ensino fundamental.
Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.O terapeuta realizou sessões com a mãe, Rui e o irmão, com o intuito de verificar o vínculo entre Rui e sua mãe diante da concessão que fez para que os filhos fossem morar com o pai. Nessa situação, é correto afirmar que a terapia sistêmica adotada propõe que o paciente seja o especialista no que diz respeito ao conteúdo. Isso quer dizer que ele sabe sobre sua própria vida e sobre os motivos que o trouxeram para a terapia.
O desenvolvimento da linguagem, se considerarmos o ciclo vital do indivíduo, é extremamente acelerado, pois já nos primeiros anos de vida ocorre a aquisição da língua em sua estrutura fonética, morfológica, semântica e sintática. Um dos primeiros estágios dessa aquisição é aquele em que uma verbalização como "oné" pode significar "tira o boné". Neste contexto, assinale a alternativa que identifica corretamente o estágio do desenvolvimento da linguagem caracterizado nesse exemplo.
Após um ano do processo de separação, um casal buscou uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar para a próxima fase do ensino fundamental.
Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.O terapeuta realizou sessões com Rui e seu irmão, que configuram o subsistema fraterno, para trabalhar os aspectos de rivalidade e apego e para verificar o apoio que podem prestar um ao outro nessa fase de reorganização familiar após a separação dos pais. Nessa situação, é correto afirmar que, segundo o modelo sistêmico, Rui é o representante circunstancial da disfunção no sistema familiar, e, sendo ele o único a apresentar transtornos, a causa dos seus conflitos intra-psíquicos tem origem no próprio indivíduo, não sendo, portanto, decorrentes de sua nova situação familiar.
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