Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a seguinte caracterização: "É uma perturbação que dura, pelo menos, 6 meses e inclui, pelo menos, 1 mês de sintomas da fase ativa, isto é, dois ou mais dos seguintes tipos: i) delírio, ii) alucinação, iii) discurso desorganizado, iv) comportamento amplamente desorganizado ou catatônico e v) sintomas negativos (embotamento afetivo, alogia e avolição)". Assinale o item que identifica corretamente o transtorno em questão.
Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Transtorno Bipolar.
Síndrome de Pânico.
Esquizofrenia.
Transtorno Conversivo.
A respeito do atendimento psicológico de crianças pequenas com perturbação de comportamento, julgue os itens subseqüentes.
Quando a causa dos distúrbios de comportamento da criança pequena não é a personalidade dos pais, outros motivos podem estar na origem do problema: o nascimento de um irmão, a separação da criança pequena de sua mãe ou distúrbios ligados ao desenvolvimento. Nesses casos, é possível remediar o distúrbio e também tomar medidas preventivas no sentido de evitar sua reincidência ou conseqüências nas fases posteriores do desenvolvimento.
Observe a seguinte definição: "Trata-se da vivência de percepção de um objeto, de forma clara e definida (voz, ruído, imagem), sem o estímulo sensorial respectivo, ou seja, sem a presença real do objeto" (Souza, Guimarães & Balone, 2004). Assinale o item que identifica corretamente essa alteração psicopatológica.
Delírio.
Neologismo.
Perseveração.
Estado oniróide.
Alucinação.
A respeito do atendimento psicológico de crianças pequenas com perturbação de comportamento, julgue os itens subseqüentes.
Circunstâncias acidentais que acarretam traumas são situações de perturbação no comportamento da criança pequena, como a morte de um parente, uma separação, uma doença grave e dolorosa, notadamente quando ataca a integridade corporal. Nesses casos, a intervenção terapêutica, para atenuar os efeitos do traumatismo, consiste na perfeita compreensão do problema da criança.
Considerando o processo de gravidez, observe as afirmações abaixo e identifique a alternativa incorreta.
Na primeira ou segunda semana do puerpério, quando a mãe configura um quadro clínico com a manifestação de delírios e alucinações, temos a Depressão Pós-Parto ou Tristeza Materna (Maternity Blues).
É um momento de transição que, sendo vivido como uma crise, exige da mulher, no âmbito psíquico, a mobilização de mecanismos defensivos e adaptativos.
A náusea e o enjôo podem ter uma origem psicogênica e, como tal, serem a expressão, consciente ou inconsciente, de um sentimento de rejeição da mãe em relação ao filho.
O puerpério caracteriza-se, dentre outros aspectos, por uma labilidade emocional marcada por vivências eufóricas e depressivas, especialmente na primeira semana.
O contato precoce da mãe com o bebê é uma condição necessária para o desenvolvimento deste último, sendo a privação do contato epidérmico uma possível causa de distúrbios físicos e emocionais.
A respeito do atendimento psicológico de crianças pequenas com perturbação de comportamento, julgue os itens subseqüentes.
A experiência das orientações infantis revela que os casos graves de distúrbios do comportamento na criança pequena têm por origem uma perturbação do vínculo afetivo desta com os pais, sobretudo com a mãe. Na grande maioria dos casos, os distúrbios de personalidade de um dos pais, ou dos dois a um só tempo, são manifestamente a causa do comportamento anormal da criança. Essas patologias configuram a necessidade de intervenções terapêuticas de longa duração como únicas medidas eficazes.
Em visita a uma família na comunidade onde trabalha, a psicóloga foi procurada pela mãe e pela tia de F.A., uma criança de 5 anos de idade, e tomou conhecimento de que ela tem-se masturbado ocasionalmente, em casa e na escola, durante o recreio, tem chamado os colegas para fazer "aquelas brincadeiras de homem e mulher". A mãe e a tia, durante a conversa com a psicóloga, também forneceram outras informações sobre F.A. e seu comportamento sócio-emocional:
I. Mostra um grande comprometimento da aprendizagem escolar, estando suas notas muito baixas.
II. Tem apresentado muitos pesadelos e uma certa aversão e desconfiança em relação às pessoas, principalmente aos adultos.
III. Em certas ocasiões, fica puxando seus cabelos, até doer e chorar.
IV. Parece, em algumas situações, agir como um bebê (chora/birra), voltando, inclusive, a fazer "xixi" na roupa e na cama.
Considerando que a psicóloga levantou a suspeita de F.A. estar sendo vítima de abuso sexual, assinale a alternativa que identifica corretamente os itens que atestam a formulação de tal suspeita.
I, II e III, apenas
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas
II e IV, apenas
I, II, III e IV.
Julgue os próximos itens, referentes ao exercício do psicólogo em uma perícia forense.
É dever do psicólogo, quando solicitado pelo examinado, fornecer-lhe as informações que foram encaminhadas ao solicitante e, também, orientá-lo em função dos resultados obtidos, esclarecendo as dúvidas sobre o laudo, antes de esse laudo tornar-se público em audiência com o juiz.
Observe o seguinte relato: "Vivíamos uma situação econômica difícil. Um dia, briguei com meu irmão, e ele começou a gritar. Meu pai chegou e bateu nele, mas ele correu. Depois me bateu e dizia: chora, seu vagabundo, chora. Ele batia mais e foi batendo com a correia e sua fivela, depois com as mãos e depois com os pés, gritando: chora seu desgraçado, chora coisa ruim, tu num vai ser nada na vida. Isso não foi uma ou duas vezes, isso foi toda a minha infância". Em função deste relato e dos fundamentos teóricos sobre a violência contra a criança, assinale a alternativa correta.
Descreve um ato de violência física e de violência por negligência.
A situação não pode ser caracterizada como um ato de violência contra a criança, mas como o exercício do poder disciplinador paterno.
Descreve um ato de violência física e de violência psicológica.
Descreve, apenas, um ato de violência física
A situação não pode ser caracterizada como um ato de violência contra a criança, pois decorre das condições estruturais oriundas da desigualdade social, a qual está submetida a família mencionada (Vivíamos uma situação econômica difícil).
Julgue os próximos itens, referentes ao exercício do psicólogo em uma perícia forense.
O psicólogo estará mais bem qualificado para ser perito de uma pessoa que ele já acompanha em atendimento psicoterápico, porém lhe é vedado valer-se do cargo que exerce, de laços de parentesco ou amizade com autoridade administrativa ou judiciária para pleitear ser nomeado perito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...