Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em foco o processo de avaliação psicológica e suas características, assinale a alternativa incorreta.
Os testes projetivos são fundamentados no princípio de que estímulos não-estruturados, portanto, vagos e ambíguos, favorecem a projeção de aspectos da personalidade, sejam estes conscientes ou inconscientes.
Numa avaliação psicológica, o estabelecimento de um bom rapport refere o conjunto de motivações e esforços do testando para adequar-se às condições de aplicação do teste, ou seja, o conjunto de iniciativas que, oriundas dele, evidencia e efetiva seu interesse e cooperação para um bom desempenho face a realização do teste.
O psicodiagnóstico, considerando os testes e as informações sobre a história de vida e a história clínica do sujeito, pode ter, dentre outros objetivos, a classificação nosológica e/ou o diagnóstico diferencial.
Em geral, as etapas de um psicodiagnóstico são as seguintes: i) contato inicial para marcação de entrevista inicial, ii) realização de entrevista inicial para a averiguação do motivo, a definição de hipóteses e o estabelecimento do objetivo da avaliação, iii) planejamento, seleção e aplicação dos instrumentos de avaliação, iv) levantamento, análise, interpretação e integração dos dados coletados (quantitativos e qualitativos) e v) comunicação dos resultados e encerramento do processo.
A entrevista de devolução deve ser estabelecida durante as entrevistas iniciais, quando se define o enquadre do processo de psicodiagnóstico. Nela, observa-se a comunicação dos resultados, a qual deve ser feita de forma clara e com especial atenção à abordagem da ansiedade mobilizada no examinando, pelo resultado. É, também, um momento para orientação e encaminhamento terapêutico.
Julgue os itens subseqüentes com relação à intervenção terapêutica da gestaltterapia no trabalho com mulheres gestantes.
A gestaltterapia desenvolveu três princípios fundamentais para um trabalho terapêutico especificamente com mulheres gestantes: a singularidade da experiência, o processo de aceitação da ambigüidade e o suporte para o conflito existencial. Fundamentado nesses princípios, o terapeuta cria uma especificidade na terapia com a cliente gestante, oferecendo-lhe o suporte necessário ao conflito causado por essa experiência repleta de emoções causadas pelas perdas e pelos ganhos.
Observe a seguinte afirmação: "Configura-se uma situação terapêutica em que a relação interpessoal do analista com o analisante é marcada pela atualização dos desejos inconscientes do segundo no primeiro. Trata-se, em sua forma positiva ou negativa, de uma resistência à rememoração do material recalcado". Assinale a alternativa que identifica corretamente o conceito descrito nessa afirmação.
Transferência.
Resistência.
Contratransferência.
Deslocamento.
Inibição.
Acerca das teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens a seguir.
A terapia sistêmica apresenta conceitos bem definidos, o que proporciona maior segurança aos terapeutas que atuam nesse modelo. A vertente gestáltica está ancorada em pressupostos filosóficos e teóricos fenomenológicoexistenciais, que destacam a importância da experiência presente. A gestaltterapia propõe-se a ser mais aberta, para dar lugar ao potencial criativo do homem, o que pressupõe facilitar, por exemplo, em um trabalho com a família, que as pessoas experimentem no setting terapêutico suas possibilidades e seus entraves.
Admita a seguinte situação: "Uma mulher, a Sra. G.C., que foi seguidas vezes agredida pelo marido, resolveu procurar a psicóloga que trabalha na comunidade com o seguinte questionamento: devo ou não denunciar meu marido?". Considerando que a psicóloga, a partir da teoria formulada por Rogers, prestou um aconselhamento psicológico à Sra. G.C., observe as afirmações abaixo.
I. Procurou observar as percepções e as vivências da Sra. G.C., pois é em função destas que ela reage e reagirá à situação.
II. Interveio mediante o envio de mensagens que reforçassem positivamente determinadas respostas do domínio da consciência da Sra.G.C., para, assim, operar a modelagem de um comportamento adequado à situação.
III. Valorizou todo o domínio de experiência que a Sra. G.C. tem em sua consciência, ou seja, seu quadro de referência interno (sentimentos, percepções e lembranças), já que este é o melhor parâmetro para sua auto-observação.
IV. Pautou o aconselhamento em função da observação do autoconceito da Sra G.C., já que a imagem que ela tem de si, positiva ou negativa, ou seja, do seu eu, é que regula seu comportamento.
Assinale a alternativa que identifica corretamente os itens associados à concepção de Rogers.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas
I, II, III e IV.
Acerca das teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens a seguir.
O behaviorismo radical e a terapia comportamental cognitiva são práticas diferentes porque partem de pressupostos diferentes, em que a própria definição de comportamento é distinta. O cognitivismo atribui ao mental uma força causadora, iniciadora de outros comportamentos, o que não coincide com a maneira como o behaviorismo radical conceitua e trabalha o comportamento. O behaviorismo promove a pessoa integral, incluindo seu mundo interno, comportamentos e sentimentos, e aquilo que ela expressa publicamente.
No âmbito da teoria psicanalítica, o ego é a instância psíquica responsável pela solução dos conflitos inconscientes. Observe a seguinte descrição: "Operação pela qual o ego localiza em outro - uma pessoa, animal ou objeto - qualidades, sentimentos que desdenha ou recusa em si" (Laplanche & Pontalis, 2003). Assinale a alternativa que identifica corretamente esse mecanismo de defesa utilizado pelo ego.
Recusa.
Negação.
Foraclusão.
Projeção.
Formação reativa.
Acerca das teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens a seguir.
A psicologia clínica, embasada no behaviorismo radical, trabalha no sentido de fazer que as contingências modelem os comportamentos dos pacientes. Sendo a contingência a possibilidade de modificar o próprio comportamento, e também o dos outros, observa-se, nessa prática clínica, que tal mudança é possível para um grande grupo de pessoas. O behaviorismo concebe que o ser humano, ao se comportar, possui grandes possibilidades de intervenção no seu destino e no alcance dos objetivos almejados.
Sobre o uso de entrevista no âmbito da psicologia, é incorreto afirmar que
dentre os tipos de entrevistas utilizadas, temos a livre ou aberta e a semi-estruturada.
dependendo do objetivo, ou seja, se a entrevista é de avaliação ou terapêutica, teremos uma relação simétrica ou assimétrica.
a relação entre o psicólogo e o cliente configura um tipo de relação interpessoal caracterizada por fenômenos, como, por exemplo, transferência, rapport e empatia.
numa entrevista, tanto devemos considerar a linguagem verbal como a não-verbal (postura, vestimenta, olhar, expressão facial etc.).
uma entrevista psicológica, em termos gerais, visa obter informações que permitam realizar uma recomendação, um encaminhamento ou uma intervenção que propicie benefício ao entrevistado.
Considerando a abordagem das psicoterapias dinâmicas breves, julgue os próximos itens.
Na prática psicoterápica breve, a interpretação da transferência, em geral, a interpretação do vínculo entre os sentimentos transferenciais e a relação com os pais, em particular, são causadores de ineficácia do tratamento. Na técnica breve, evitar a neurose de transferência é comprovadamente o que possibilita a obtenção do resultado almejado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...