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Uma criança, denominada R.T, que apresenta um comprometimento acentuado e geral do desenvolvimento, foi avaliada num Serviço de Psicologia. Neste contexto, considere as seguintes afirmações:
I. Acentuado comprometimento dos comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, postura corporal e gestos), que regulam a interação social.
II. Padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades (maneirismos motores repetitivos e estereotipados e preocupação persistente com as partes dos objetos).
III. Desaceleração do crescimento craniano e perda das habilidades manuais voluntárias.
IV. Severo e persistente prejuízo da interação social e desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Inexiste um atraso geral clinicamente significativo na linguagem, no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades de auto-ajuda.
V. Prejuízo na atividade comunicativa (acentuada dificuldade para iniciar ou desenvolver uma conversação e linguagem estereotipada). Considerando que a criança foi diagnosticada, segundo a hipótese de autismo, assinale a resposta correta.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II e III, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens III, IV e V, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens II, III e IV, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II e V, apenas.
A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II, III e V, apenas.
Julgue os itens a seguir, considerando a relação do indivíduo com a cultura e as subjetividades atuais, à luz da abordagem da psicologia social, institucional e psicanalítica.
Acerca da relação entre o indivíduo e a cultura, Freud evidencia a dessimetria das trocas entre ambos e o caráter repressivo da sociedade. Para ele, o mecanismo da sublimação permite que as forças de vida dos indivíduos sejam objetivadas e capturadas pelas diferentes expressões da cultura: produções científicas, artísticas e espirituais. O potencial de inibição, renúncia e tolerância embutidos na sublimação unem-se à repressão social imposta aos indivíduos, orientando-os a abdicar de seus reais desejos, a adaptar-se às frustrações de suas necessidades e a acomodar-se diante das imposições sociais, o que leva o indivíduo a sucumbir na autodepreciação e na culpabilização.
Dentre os transtornos psíquicos, um dos mais relevantes é a esquizofrenia. Assinale a alternativa cujo sintoma não é característico para a formulação do diagnóstico deste transtorno.
Agorofobia.
Alucinações.
Delírios.
Comportamento amplamente desorganizado ou catatônico.
Discurso desorganizado.
Em relação à abordagem psicanalítica no tratamento de adolescentes, julgue os itens que se seguem.
Dentro da psicose, a posição mais radical que o sujeito pode assumir é, certamente, a esquizofrenia, na qual encontra-se desprovido de qualquer discurso estabelecido. Falta-lhe também a dimensão do apelo, tão comum nas múltiplas formas de atuação dos adolescentes em busca de assistência.
Observe a seguinte definição sobre um mecanismo de defesa: "Comportamento ou idéia cuja manifestação é oposta a um desejo recalcado e que foi constituído em reação a este desejo". Assinale a alternativa que denomina corretamente este mecanismo.
Projeção.
Deslocamento.
Clivagem.
Formação Reativa.
Racionalização.
Em relação à abordagem psicanalítica no tratamento de adolescentes, julgue os itens que se seguem.
Em psicanálise, para todo atendimento ao adolescente, é fundamental o diagnóstico diferencial entre neurose e psicose. Deve-se distinguir aqueles sujeitos que têm recurso à função paterna, os psicóticos, daqueles que não o têm, os neuróticos.
Na análise do Rorschach, os determinantes das respostas são fatores relevantes para a sua interpretação. Dentre estes, temos o determinante Forma (F), que corresponde ao contorno utilizado para dar uma certa configuração, precisa ou imprecisa, ao borrão da lâmina. Assinale o item que identifica corretamente um aspecto possível de ser avaliado por este tipo de determinante.
A capacidade do ego para organizar, planejar e controlar o comportamento.
A atividade de pensamento, enquanto expressão da capacidade de síntese.
A atividade imaginativa criadora e o grau de maturidade e consciência da vida interior.
O grau de excitabilidade afetiva em relação à exteriorização das emoções.
O estado de angústia e/ou de ansiedade, enquanto correlato(s) do humor depressivo.
Em relação à abordagem psicanalítica no tratamento de adolescentes, julgue os itens que se seguem.
Na clínica psicanalítica com o adolescente, existe uma especificidade que visa à remissão dos sintomas no tratamento que aborda sua história, suas questões e suas dificuldades.
Considerando os diversos tipos de testes utilizados no psicodiagnóstico, observe o seguinte conjunto de afirmações:
I. O Rorschach, um dos testes projetivos mais utilizados, deve ser interpretado considerando-se, dentre outros aspectos, a localização da resposta, os determinantes das respostas (forma, cor, sombra e "movimento") e o conteúdo das respostas.
II. O Teste de Apercepção Temática (TAT), que também é um teste projetivo, baseia-se na análise do conteúdo de histórias elaboradas a partir de lâminas com desenhos vagos. Esses estímulos são ambíguos, mas, quando comparados com as manchas do Rorschach, mostram-se relativamente estruturados. Avalia, dentre outros aspectos, os conflitos subjacentes à organização da personalidade e os mecanismos de defesa do ego.
III. O Teste Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) fundamenta-se na existência de uma relação mensurável entre fatores da personalidade e o tônus muscular. Esta relação permite a avaliação clínica de características da personalidade como a agressividade e a tendência à inibição ou excitação.
IV. O Teste do Desenho da Casa, Árvore e Pessoa (HTP) compreende duas etapas de aplicação: uma gráfica, em que é solicitado o desenho das figuras que dão título ao teste, e uma verbal, na qual se requer, um comentário sobre cada figura ou as respostas a uma série de perguntas sobre estas. A figura da casa, em geral, informa as inter-relações familiares, a figura da árvore e da pessoa informam, dentre outros aspectos, a auto-imagem e o autoconceito. Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
II, apenas
I, II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Julgue os itens subseqüentes com relação à intervenção terapêutica da gestaltterapia no trabalho com mulheres gestantes.
Quando a mulher grávida sente-se amparada, compreendida, sem uma atitude judicativa do terapeuta, lentamente vai descobrindo que o seu sofrimento procede e pode ser dividido e compactuado com mais alguém. Os chavões típicos, os chamados ruídos sociais, passam a ser o fundo, enquanto as necessidades dessa mulher vêm à tona, como figura da sua existência. O terapeuta, considerando que algumas mulheres precisam priorizar-se nesse momento, deve fazer um trabalho de esclarecimento ao parceiro e(ou) à família.
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