Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os eixos norteadores das terapias cognitivas, podem ser listados:
I. O ser humano é um sistema auto-organizado.
II. A construção da personalidade acontece até o fim da vida adulta.
III. A cognição pode ser acompanhada, investigada, avaliada e medida.
IV. Os esquemas cognitivos possuem permeabilidade, amplitude, flexibilidade e carga emocional.
V. O ser humano não é dissociado do seu contexto sócio-histórico.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
Apenas as afirmativas I, III, IV e V.
Apenas as afirmativas II, III, e V.
Apenas as afirmativas II, III, e V.
Apenas as afirmativas I, II, III e V.
O distúrbio do humor mais comum é a depressão, um estado em que a pessoa se sente dominada pela tristeza. Em relação aos conceitos descritivos da depressão, afirma-se:
I. Alteração específica no humor: tristeza, solidão, apatia.
II. Autoconceito negativo associado à autorrecriminações e autoacusações.
III. Desejos regressivos e autopunitivos: desejos de fugir e esconder-se ou morrer.
IV. Alterações vegetativas: anorexia, insônia e perda da libido.
V. Alterações no nível de atividade: retardo psicomotor ou agitação.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II, IV e V.
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas II, III, IV e V.
Apenas as afirmativas I, II, III e V.
Apenas as afirmativas I, III, IV e V.
Um dos transtornos de ansiedade é caracterizado por episódios recorrentes de um medo ou pavor repentino, imprevisível e incontrolável, acompanhados por sentimentos de fracasso iminente, dor no peito, tontura ou desmaio, sudorese ou medo de perder o controle ou morrer. Como se classifica esse distúrbio?
Síndrome do pânico.
Fobia
Fobia social.
Agorafobia.
Distúrbio obsessivo-compulsivo.
Psicodinâmica significa o estudo da energia psíquica e de sua transformação e manifestação no comportamento. As teorias psicodinâmicas da personalidade vêem o comportamento como o produto de forças psicológicas que interagem dentro do indivíduo, frequentemente fora de seu estado de consciência.
Qual dos autores abaixo é um dos representantes da teoria psicodinâmica?
Carl Rogers.
Jaylene Smith.
Fred Keller.
Karen Horney.
Albert Bandura.
O mecanismo de enfrentamento empregado por indivíduos corretamente diagnosticados como perversos é denominado
repressão.
repressão.
rejeição.
renegação.
recalque.
São mecanismos de defesa do adolescente, segundo Anna Freud:
Fantasia e racionalização;
Confiança e desconfiança;
Ascetismo e intelectualização;
Ateísmo e misticismo;
Sublimação e identificação.
Levisky e Blos (1998) afirmam que, apesar das diferenças marcantes entre a experiência de meninos e meninas durante a puberdade, ambos têm seu ego invadido pela emergência pulsional, e, não podendo administrá-la suficientemente, acabam deparando-se com o transbordamento de afetos e comportamentos, os quais serão mais, ou menos, controlados pelo superego. A pulsão pede descarga, mas o superego não pode permiti-la. Frente a esse conflito, o ego lança mão de uma nova defesa que surge com a pré adolescência que permite que possam ser satisfeitas as necessidades de pulsão, dando vazão aos desejos, e, ao mesmo tempo, faz com que um superego desaprovador possa ser amenizado. Essa nova defesa é chamada pelos autores de:
Moratória social;
Formação reativa;
Defesa homossexual;
Socialização da culpa;
Racionalização.
A respeito da leitura Piagetiana da afetividade nas relações professor/aluno, analise as premissas abaixo:
I. O interesse, para Piaget, é o elemento poderoso e comum de afetividade que, por sua vez, influencia nossa seleção de atividades intelectuais, ou seja, a seleção não é provocada pelas atividades cognitivas, mas pela afetividade, o que Piaget chama de interesse.
II. Para Piaget, o desenvolvimento do raciocínio moral é uma consequência do desenvolvimento cognitivo o afetivo e, durante o estágio operatório formal, o raciocínio moral é visto como pré normativo.
III. Pela reciprocidade, ocorre a descentração afetiva, que leva aos sentimentos e à vida moral. Se não houver, por parte do professor, respeito aos valores sociais que vão diferenciar aluno para aluno, dificilmente haverá respeito ou qualquer outra forma de relação que possa colaborar com o desenvolvimento da aprendizagem.
IV. A utilização de muitos elogios pode estabelecer uma falsa confiança do adulto diante da capacidade de a criança vir a compreender verdadeiramente o que aprende, reforçando ainda mais sua insegurança. Nesse caso, quando acontece a aprendizagem, esta é superficial e mecânica, a criança passa a realizar suas atividades em função da recompensa que poderá receber.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas II e III estão corretas;
Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;
Somente as alternativas I e IV estão corretas;
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
Para Carl Rogers, as crianças nascem com uma necessidade básica de aceitação e aprovação dos outros, e é essa necessidade, a principal força socializadora por trás de seu comportamento, que as faz obedientes aos pais e professores. Essa necessidade é chamada pelo autor de:
Congruência;
Centro do eu;
Construtos amplos;
Self verdadeiro;
Apreciação positiva.
Sobre a inclusão escolar de portadores de Transtornos Globais do Desenvolvimento analise as premissas abaixo:
I. Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam facilidade de comunicação, geralmente pela necessidade de atrair atenção para conseguir satisfação de seus desejos imediatos, mas demonstram grande dificuldade de concentração e abstração, que dificulta a aprendizagem e, muitas vezes, interfere na aprendizagem dos demais alunos.
II. Crianças com Transtornos de Desenvolvimento Global apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.
III. Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.
IV. Apresentação das atividades do currículo visualmente ajuda no processo de aprendizagem dos alunos com TGD. Também é importante que o professor identifique os potenciais dos alunos e invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;
Somente as alternativas II e IIII estão corretas;
Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
Somente a alternativa IV está correta;
Todas as alternativas estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...