Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ação preventiva dos atrasos ou distúrbios de desenvolvimento pode ser conduzida em três níveis, prevenção primária, secundária e terciária. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:
A prevenção primária tem como objetivo promover a melhoria na condição de vida da população por agências político/sociais, de forma a garantir saúde, educação, trabalho e moradia. Assim sendo, o objetivo é reduzir a incidência de novos casos.
As estratégias de prevenção primária podem ser aplicadas no nível pré-natal ou neonatal. A triagem neonatal inclui exames clínicos e bioquímicos capazes de oferecer diagnósticos preventivos e medidas imediatas, como, por exemplo, dietas específicas.
As estratégias secundárias de prevenção visam a limitar a progressão da deficiência intelectual. Essas medidas fornecem a identificação precoce da deficiência, seguida pelo tratamento e pela intervenção, a fim de minimizar o seu desenvolvimento.
Na Prevenção terciária, a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar as condições, desenvolvendo ações que resultem em maior independência e autonomia do indivíduo.
Na Prevenção terciária, a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar as condições, desenvolvendo ações que resultem em maior independência e autonomia do indivíduo.
Assinale a opção que apresenta a proposição INCORRETA.
O sentimento que se desenvolve nesta etapa de desenvolvimento descrito por Erick Erickson é a vontade. À medida que suas capacidades físicas e intelectuais se desenvolvem ajudando-a na atividade exploratória, a criança tende a ter vontade de conhecer e explorar ainda mais. A fase conceituada acima é de:
Diligência X Inferioridad;
Autonomia X Vergonha e Dúvida;
Confiança Básica X Desconfiança Básica;
Iniciativa X Culpa;
Identidade X Confusão/Difusão.
A que se refere o fenômeno fala holofrástica?
Comunicação reflexiva e proposital;
Comunicação reflexiva e proposital;
Balbucio dos bebês;
Estilo de fala, comum entre mãe e bebê, que torna possível a cada um reconhecer o sinal do outro, antecipando sua própria resposta;
Uso de palavras isoladas para representar sentenças inteiras.
O fato de a criança combinar olhar, gesto e vocalização, para se comunicar, ilustra qual conceito da teoria de Piaget?
Acomodação;
Adaptação;
Reversabilidade;
Organização;
Assimilação.
Qual a primeira fase da aprendizagem por observação?
Retenção;
Discriminação;
Aquisição;
Desempenho;
Consequências.
Quando uma aprendizagem anterior tem uma influência negativa sobre a retenção de uma nova informação, dizemos que ocorreu uma interferência de aprendizagem chamada:
Proativa;
Retroativa;
Relacional;
Transferencial;
Icônica.
Para Winnicott, no decorrer do desenvolvimento psíquico normal, a adaptação ativa que a mãe propicia, procurando atender às necessidades que variam de acordo com as diferentes etapas do desenvolvimento, nutre o potencial criativo da criança. Isso origina uma prontidão para a alucinação. O amor e a compreensão proporcionam a identificação da mãe às necessidades do bebê, a ponto de ela fornecer-lhe algo além do alimento, que é a possibilidade de usar criativamente seu potencial para alucinar o seio provedor. A repetição dessa experiência desencadeia a habilidade do bebê em usar o recurso da ilusão, sem a qual é impossível o contato entre a psique e o meio ambiente. Isso permite que o bebê construa, nesse espaço de ilusão propiciado pela mãe, algo que o console e lhe dê conforto, chamado de:
Objeto significante;
Falso self;
Self verdadeiro;
Objeto transicional;
Enquadre de defesa.
Logo ao nascer, quando entra em contato com suas primeiras necessidades orgânicas, o bebê é dominado por um medo de desintegração, algo que Melanie Klein denomina de:
Mecanismo de defesa primário;
Pulsão desintegradora;
Holding ;
Ansiedade de morte;
Ansiedade primária.
A teoria de desenvolvimento de Wallon inicia já nos primeiros meses de vida do bebê. Considerando esse autor assinale a alternativa incorreta:
Esse processo de desenvolvimento está ancorado no desenvolvimento neurológico, como sua condição e limite. A maturação orgânica é considerada condição para o desenvolvimento e permite descrevê-lo em estágios sucessivos e integrados.
Nos primeiros meses é a dimensão motora que dá a condição inicial ao organismo para o desenvolvimento da dimensão afetiva.
A criança atua primeiro, não no mundo físico, mas no ambiente humano. A mobilização do outro se faz pela emoção. É da protoconsciência, emocional, subjetiva que vai-se desenvolver a consciência reflexiva. A vida psíquica é resultante do encontro da vida orgânica com o meio social.
Os primeiros meses de vida caracterizam-se por uma fusão total com o meio e pelo desenvolvimento rápido e completo dos automatismos emocionais responsáveis pela mobilização do meio humano, para a satisfação das necessidades dos bebês. Esses automatismos dependem de centros nervosos especiais e aparecem na criança como fato de maturação.
A interação mãe-criança é vista como uma unidade total. Dessa forma o estado físico e emocional da mãe e o ambiente pré-natal que ela proporciona ao feto são os únicos fatores determinantes no desenvolvimento, na saúde e ajustamento subsequentes da criança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...