Questões sobre Psicologia Clínica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ação preventiva dos atrasos ou distúrbios de desenvolvimento pode ser conduzida em três níveis, prevenção primária, secundária e terciária. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A prevenção primária tem como objetivo promover a melhoria na condição de vida da população por agências político/sociais, de forma a garantir saúde, educação, trabalho e moradia. Assim sendo, o objetivo é reduzir a incidência de novos casos.

  • B.

    As estratégias de prevenção primária podem ser aplicadas no nível pré-natal ou neonatal. A triagem neonatal inclui exames clínicos e bioquímicos capazes de oferecer diagnósticos preventivos e medidas imediatas, como, por exemplo, dietas específicas.

  • C.

    As estratégias secundárias de prevenção visam a limitar a progressão da deficiência intelectual. Essas medidas fornecem a identificação precoce da deficiência, seguida pelo tratamento e pela intervenção, a fim de minimizar o seu desenvolvimento.

  • D.

    Na Prevenção terciária, a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar as condições, desenvolvendo ações que resultem em maior independência e autonomia do indivíduo.

  • E.

    Na Prevenção terciária, a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar as condições, desenvolvendo ações que resultem em maior independência e autonomia do indivíduo.

Assinale a opção que apresenta a proposição INCORRETA.

  • A. A Psicologia Histórico-cultural tem sua gênese na compreensão da categoria atividade, reconhecendo-a como unidade das formas sensorial-prática e teórica, superando a dicotomia entre esses elementos presentes na ciência psicológica de base positivista.
  • B. Segundo a visão vigotskiana, os processos psíquicos humanos não se desenvolvem naturalmente, como se fossem estruturas internas amadurecendo com o passar do tempo. O tempo humano, a partir dessa teoria, deve ser compreendido como história concreta, como processo de desenvolvimento do homem e da sociedade, que se efetiva a partir da atividade produtiva, criadora e transformadora realizada por cada sujeito social. A atividade criadora do homem, ou seja, aquela que possibilita a transformação objetiva da natureza e, também, objetiva e subjetiva do próprio homem, tem como característica fundamental a mediação do instrumento, que se interpõe entre o sujeito e o objeto da atividade.
  • C. Para Vigotsky, o emprego de instrumentos materiais marca o início das possibilidades de desenvolvimento do gênero humano. Na ontogênese, a primeira utilização do signo marca o momento em que o sujeito se liberta de seus limites orgânicos e avança no sentido na construção simbólica da realidade.
  • D. A abordagem histórico-cultural, baseada na filosofia marxista, enfatiza a condição do sujeito produtor de conhecimento sobre o mundo através da linguagem, como tema central da Psicologia.
  • E. Partindo da construção histórico-social do psiquismo humano, Vigotsky enfatiza que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, próprias dos seres humanos, se estruturam inicialmente como função compartilhada com outros sujeitos (interpsíquicas) e posteriormente como função do próprio sujeito (intrapsíquica).

O sentimento que se desenvolve nesta etapa de desenvolvimento descrito por Erick Erickson é a vontade. À medida que suas capacidades físicas e intelectuais se desenvolvem ajudando-a na atividade exploratória, a criança tende a ter vontade de conhecer e explorar ainda mais. A fase conceituada acima é de:

  • A.

    Diligência X Inferioridad;

  • B.

    Autonomia X Vergonha e Dúvida;

  • C.

    Confiança Básica X Desconfiança Básica;

  • D.

    Iniciativa X Culpa;

  • E.

    Identidade X Confusão/Difusão.

A que se refere o fenômeno “fala holofrástica”?

  • A.

    Comunicação reflexiva e proposital;

  • B.

    Comunicação reflexiva e proposital;

  • C.

    Balbucio dos bebês;

  • D.

    Estilo de fala, comum entre mãe e bebê, que torna possível a cada um reconhecer o sinal do outro, antecipando sua própria resposta;

  • E.

    Uso de palavras isoladas para representar sentenças inteiras.

O fato de a criança combinar olhar, gesto e vocalização, para se comunicar, ilustra qual conceito da teoria de Piaget?

  • A.

    Acomodação;

  • B.

    Adaptação;

  • C.

    Reversabilidade;

  • D.

    Organização;

  • E.

    Assimilação.

Qual a primeira fase da aprendizagem por observação?

  • A.

    Retenção;

  • B.

    Discriminação;

  • C.

    Aquisição;

  • D.

    Desempenho;

  • E.

    Consequências.

Quando uma aprendizagem anterior tem uma influência negativa sobre a retenção de uma nova informação, dizemos que ocorreu uma interferência de aprendizagem chamada:

  • A.

    Proativa;

  • B.

    Retroativa;

  • C.

    Relacional;

  • D.

    Transferencial;

  • E.

    Icônica.

Para Winnicott, no decorrer do desenvolvimento psíquico normal, a adaptação ativa que a mãe propicia, procurando atender às necessidades que variam de acordo com as diferentes etapas do desenvolvimento, nutre o potencial criativo da criança. Isso origina uma prontidão para a alucinação. O amor e a compreensão proporcionam a identificação da mãe às necessidades do bebê, a ponto de ela fornecer-lhe algo além do alimento, que é a possibilidade de usar criativamente seu potencial para alucinar o seio provedor. A repetição dessa experiência desencadeia a habilidade do bebê em usar o recurso da ilusão, sem a qual é impossível o contato entre a psique e o meio ambiente. Isso permite que o bebê construa, nesse espaço de ilusão propiciado pela mãe, algo que o console e lhe dê conforto, chamado de:

  • A.

    Objeto significante;

  • B.

    Falso self;

  • C.

    Self verdadeiro;

  • D.

    Objeto transicional;

  • E.

    Enquadre de defesa.

Logo ao nascer, quando entra em contato com suas primeiras necessidades orgânicas, o bebê é dominado por um medo de desintegração, algo que Melanie Klein denomina de:

  • A.

    Mecanismo de defesa primário;

  • B.

    Pulsão desintegradora;

  • C.

    Holding ;

  • D.

    Ansiedade de morte;

  • E.

    Ansiedade primária.

A teoria de desenvolvimento de Wallon inicia já nos primeiros meses de vida do bebê. Considerando esse autor assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Esse processo de desenvolvimento está ancorado no desenvolvimento neurológico, como sua condição e limite. A maturação orgânica é considerada condição para o desenvolvimento e permite descrevê-lo em estágios sucessivos e integrados.

  • B.

    Nos primeiros meses é a dimensão motora que dá a condição inicial ao organismo para o desenvolvimento da dimensão afetiva.

  • C.

    A criança atua primeiro, não no mundo físico, mas no ambiente humano. A mobilização do outro se faz pela emoção. É da protoconsciência, emocional, subjetiva que vai-se desenvolver a consciência reflexiva. A vida psíquica é resultante do encontro da vida orgânica com o meio social.

  • D.

    Os primeiros meses de vida caracterizam-se por uma fusão total com o meio e pelo desenvolvimento rápido e completo dos automatismos emocionais responsáveis pela mobilização do meio humano, para a satisfação das necessidades dos bebês. Esses automatismos dependem de centros nervosos especiais e aparecem na criança como fato de maturação.

  • E.

    A interação mãe-criança é vista como uma unidade total. Dessa forma o estado físico e emocional da mãe e o ambiente pré-natal que ela proporciona ao feto são os únicos fatores determinantes no desenvolvimento, na saúde e ajustamento subsequentes da criança.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...