Questões sobre Psicologia Clínica

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René Kaës definiu vários princípios de análise para pensar as relações entre os diferentes espaços psíquicos incluídos no grupo. O princípio que explica a constância relativa da matéria psíquica nos três espaços psíquicos − o do grupo como entidade, o dos vínculos de grupo e o do sujeito singular no grupo −, corresponde ao princípio de constância e de

  • A.

    complexidade do substrato psíquico.

  • B.

    complementaridade de conteúdo psíquico.

  • C.

    plurifocalidade da representação psíquica.

  • D.

    incerteza dos significados psíquicos.

  • E.

    transversalidade da matéria psíquica.

A partir do momento em que a criança alcança o estágio das operações formais, são constituídas as operações hipotético-dedutivas, ou seja, a criança começa a raciocinar sobre hipóteses independentes do conteúdo. Piaget identificou essa nova estrutura com a estrutura de grupo matemático de Klein (grupo comutativo com quatro elementos). Esse grupo tem como elementos básicos quatro transformações, chamadas de: inversão ou negação, reciprocidade, correlatividade e identidade. Essas quatro transformações não incidem sobre as proposições simples, mas sim, incidem sobre as 16 combinações binárias resultantes do conjunto P(A), e são fechadas sobre tal conjunto. Essa estrutura, ou grupo de transformações, Piaget conceituou como:

  • A.

    Juízo sintético;

  • B.

    INRC;

  • C.

    Adaptação;

  • D.

    Egocentrismo;

  • E.

    Shifting.

Algumas perspectivas teóricas tentam demonstrar a forte possibilidade da transmissão intergeracional da violência. Uma dessas teorias é denominada aprendizagem social (Albert Bandura) que, dentre outras coisas, explica que

  • A.

    não se deve observar os modelos sociais para o gerenciamento das situações de violência.

  • B.

    filhos expostos a situações parentais violentas sempre desenvolvem resiliência.

  • C.

    as crianças expostas à violência desenvolvem o stress negativo.

  • D.

    a criança segue o modelo que lhe é apresentado diariamente como sendo verdadeiro e aceitável em termos de relacionamento.

  • E.

    a criança constrói sempre modelos de convivência opostos aos vivenciados com as figuras familiares.

Para que se possa falar em estágio, nos termos propostos por Piaget, são necessários alguns critérios. Sobre as exigências básicas para caracterizar os estágios no desenvolvimento cognitivo, analise as premissas abaixo:

I. A ordem das aquisições deve ser constante, trata-se de uma ordem sucessiva e não apenas cronológica, que depende da experiência do sujeito e não apenas de sua maturação ou do meio social.

II. Todo estágio tem de ser integrador, ou seja, as estruturas elaboradas em determinada etapa devem tornar-se parte integrante das estruturas das etapas seguintes.

III. Um estágio corresponde a uma estrutura de conjunto que se caracteriza por suas leis de totalidade, e não, pela justaposição de propriedades estranhas umas às outras.

IV. Um estágio compreende, ao mesmo tempo, um nível de preparação e um nível de acabamento.

V. É preciso distinguir, em cada sequência de estágios, o processo de formação ou gênese e as formas de equilíbrio final.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, II e V estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II, III e V estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e IV estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Segundo estudiosos do tema da Separação Conjugal, esta separação conjugal pode ser compreendida por um modelo de crise, ou seja, considerando que o sistema familiar atravessará um período de desorganização logo após o divórcio, seguido de uma

  • A.

    paralisia e da constituição de padrões permanentes de desequilíbrio.

  • B.

    estabilização de nova fase de desequilíbrio e retorno ao equilíbrio anterior.

  • C.

    recuperação, reorganização e eventualmente atingindo um novo padrão de equilíbrio.

  • D.

    cooperação mútua e posterior competição crônica a estilo do padrão conjugal anterior.

  • E.

    desestabilização continuada e posterior litígio interminável.

A Zona de desenvolvimento proximal, conceito elaborado por Vygotsky, denomina a distância entre:

  • A.

    O nível de desenvolvimento possível e o nível de desenvolvimento provável;

  • B.

    O nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento desejado;

  • C.

    O nível de desenvolvimento potencial e o nível de desenvolvimento cognitivo;

  • D.

    O nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial;

  • E.

    O nível de desenvolvimento eventual e o nível de desenvolvimento provocado.

A terapia sistêmica da família organizou-se em torno de alguns conceitos básicos, definidores dos sistemas. A noção de que todo e qualquer sistema comporta-se como um todo coeso, sendo que a mudança em uma parte do sistema provoca mudança em todas as outras partes e no sistema como um todo, corresponde ao conceito de

  • A.

    equifinalidade.

  • B.

    globalidade.

  • C.

    circularidade.

  • D.

    retroalimentação.

  • E.

    morfogênese.

Segundo Piaget, o significante é constituído pela acomodação, enquanto o significado é dado pela:

  • A.

    Adaptação;

  • B.

    Equilibração;

  • C.

    Assimilação;

  • D.

    Maturação;

  • E.

    Representação.

Segundo Barlow & Durand (2008), autores que se debruçaram ao estudo da Psicopatologia, de modo idêntico às anfetaminas, esta droga aumenta o estado de alerta, produz euforia, eleva a pressão sanguínea e o pulso e causa insônia e falta de apetite. O indivíduo pode referir uma sensação de ser poderoso e invencível, sentindo-se autoconfiante. Tal descrição corresponde ao efeito

  • A.

    do barbitúrico.

  • B.

    da maconha.

  • C.

    do LSD.

  • D.

    do ópio.

  • E.

    da cocaína.

A aquisição do conhecimento e seu acúmulo são garantidos por quatro fatores, que Piaget denominou de fatores do desenvolvimento mental. Assinale a alternativa que corresponde corretamente:

  • A.

    Maturação, experiência adquirida na ação efetuada, interações e transmissões sociais e equilibração;

  • B.

    Heteronomia, autonomia, moralidade e anomia;

  • C.

    Pré-operatório, operações concretas, sensório-motor e operações formais;

  • D.

    Crescimento orgânico; linguagem, percepções e reflexos;

  • E.

    Hereditariedade, assimilação, equilibração e acomodação.

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