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A atenção pode ser definida como a concentração eletiva da atividade mental, que mantém todo o funcionamento psíquico num campo central de integração. A atenção é consciência clara dentro do estado da consciência global. (ARAÚJO, s.d., p. 34). Sobre os distúrbios da atenção, avalie as seguintes proposições:
I. A distração, um distúrbio qualitativo da atenção, diz respeito a tendência à diminuição da atenção com o componente de instabilidade, labilidade e flutuação.
II. A hiperprosexia, um distúrbio quantitativo da atenção, diz da tendência a obstinar-se, perseverar indefinidamente, com excesso de interesse, instabilidade e dispersão sem mostras de fadigabilidade, acompanhada frequentemente da correspondente agitação motora.
III. A aprosexia, um distúrbio quantitativo da atenção, diz da abolição total, desde o início do processo, de toda a capacidade de atenção. Há um embotamento da consciência, uma falta de interesse, qualquer que seja a estimulação.
Estão CORRETAS:
I e II;
I e III;
II e III;
I, II e III;
N.D.A.
Considere o trecho a seguir, relativo ao campo da psicopatologia da criança e do adolescente:
São os sistemas de classificação mais utilizados na atualidade, não tanto porque são os mais capazes de descrever os transtornos psicopatológicos ( ), mas porque fornecem uma linguagem comum, sem a qual a comunicação e a aquisição de conhecimentos são quase impossíveis, sobretudo em uma escala internacional.
Dumas, 2011.
Os sistemas referidos são:
CID-7 e DSP-III
CID-10 e DSM-IV
DSM-III e APA-II
DSM-IV e CID-IV.
DSP-III e CID-10
A diferença fundamental entre Piaget e a escola gestaltista é que:
para Piaget a razão precede a ação.
Piaget é adepto do Psicologismo.
para Piaget a ação precede a razão.
a escola gestaltista é adepta do Psicologismo.
Piaget é adepto do Logicismo.
O psiquismo é um todo unitário, em que a consciência é dentro dele uma síntese integral. De interesse didático, não obstante artificial, é a estruturação do campo da consciência em três planos de atividades funcionais, ou seja, o plano intelectivo, o afetivo e o volitivo. (ARAÚJO, s.d., p. 24). Sobre o campo da consciência e sua estruturação, analise as preposi- ções abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA:
I. Lucidez e claridade de consciência são expressões antônomas. Ter-se-á consciência lúcida quando o indivíduo tem uma percepção e valorização nítida de si mesmo, dos demais e das coisas que o rodeiam. E, ao contrário, ter-se-á consciência clara quando o indivíduo reconhecer de modo incipiente portanto, ininteligível - a percepção e valorização de si mesmo, dos demais e das coisas que o rodeiam
II. No plano intelectivo podemos considerar duas classes de atividades: atividades intelectuais elementares ou básicas (imaginação, pensamento, associação, ideação dentre outras) e atividades intelectuais superiores (percepção e memória).
III. No plano volitivo, inscreve-se toda uma série de fenômenos que começam na intenção e terminam na ação explicitada, integrando assim o conceito de vontade, atividade consciente e deliberada.
IV. No plano afetivo, temos os afetos que se distribuem sob a forma de emoções, sentimentos, inclinações e paixões e assim, toda a gama de nuances e variações, passíveis de identificação. S
ão VERDADEIRAS:
I, II e IV;
I, III e IV;
II, III e IV;
II e IV;
III e IV.
As respostas aos borrões do teste de Rorschach são indícios válidos sobre a vida interior do sujeito, porque:
são atraentes e intrigantes, assim como os estímulos dos borrões apresentados.
as cores são estímulos empregados para acessar as fantasias conscientes.
as percepções do sujeito são influenciadas por seus motivos e emoções.
sem estimulação externa não há manifestação expressiva da vida interior.
Dentre as diversas modalidades de psicoterapia, é imprescindível incluir aquela que tem uma dimensão grupalística, a qual, comprovadamente, tem revelado-se eficaz e de grande abrangência, porém que, no nosso meio brasileiro, ainda não encontrou um campo de aplicação clínico mais sistemático e consistente. (...) Uma importante recomendação de técnica grupalística consiste no estabelecimento de um enquadre e a necessidade de sua preserva- ção (ZIMERMAN, 1999, p. 437;444). Sobre o enquadre (setting) na psicoterapia de grupo, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. O enquadre pode ser conceituado como a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o funcionamento grupal, resultando de uma conjunção de regras, atitudes e combinações.
II. O enquadre, uma vez estabelecido, não sofre ameaça de vir a ser desvirtuado.
III. A atmosfera grupal diz respeito ao enquadre e ela depende basicamente da atitude afetiva interna do grupoterapeuta, do seu estilo pessoal de trabalhar, dos seus referenciais teórico-técnicos etc.
IV. O enquadre tem também a função de estabelecer uma necessária ampliação de papéis e de posições, de direitos e deveres, entre o que é desejável e o que é possível, o que permite o paciente ampliar também o equilíbrio entre a satisfação pessoal e as restrições sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
I e II;
II e III
IV e I;
I e III;
III e IV
Assinale a principal diferença entre os testes de aptidão e os testes de realização.
Finalidade.
Origem.
Referência.
Autoria.
Correção.
O grupo familiar exerce uma profunda e decisiva importância na estruturação do psiquismo da criança, logo, na formação da personalidade do adulto. O termo grupo familiar designa não unicamente a influência exercida pela mãe, mas também pelo pai, irmãos, os inter-relacionamentos, bem como, também, pelas demais pessoas que interagem diretamente com a criança, como babás, avós etc. (ZIMERMAN, 1999, p. 103). A família é um campo dinâmico no qual fatores conscientes e inconscientes agem e um fator importante a se considerar numa psicoterapia psicanalí- tica é o da transgeracionalidade, definida como:
Cada um dos genitores da criança mantém a racionalização de suas respectivas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos;
Cada um dos genitores da criança mantém a negação de suas respectivas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos;
Cada um dos genitores da criança mantém a internalização de suas respectivas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos;
Cada um dos genitores da criança mantém a racionalização de suas expectativas diante de suas famílias originais com os correspondentes valores, estereótipos e conflitos
Todas as alternativas estão corre
A generalização excessiva, em decorrência da qual os indivíduos desviantes perdem sua identidade pessoal, e só são reconhecidos pelo rótulo que lhes foi imputado, denomina-se:
byllying
efeito de difusão.
segregação.
classificação.
incapacitação.
A avaliação psicológica das famílias no contexto forense deve levar em conta algumas características que a diferem do modelo clínico. Dentre essas diferenças presentes entre um e outro modelo pode-se citar a
relação causa-efeito; pesquisa interativa; anamnese.
relação profissional-cliente; comunicação dos resultados; origem da demanda.
relação custo-benefício; comunicação das regras a serem cumpridas; dinâmica terapêutica.
relação crime-criminoso; apresentação de prognóstico; anamnese.
relação juiz-parte; apresentação da terapêutica; nexo causal.
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