Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta os quatro períodos ou fases do desenvolvimento humano, segundo Jean Piaget, corretamente nomeados e divididos.
1o período: Sensório concreto (0 a 2 anos); 2o período: Operatório (2 a 5 anos); 3o período: Operações concretas (5 a 14 ou 15 anos); 4o período: Operações formais (14 ou 15 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 2 anos); 2o período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3o período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 1 ano); 2o período: Operatório (2 a 7 anos); 3o período: Pósoperatório (7 a 11 ou 12 anos); 4o período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).
1o período: Sensório motor (0 a 4 anos); 2o período: Pré-operatório (4 a 7 anos); 3º período: Operações formais (7 a 11 ou 12 anos); 4º período: Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).
No intuito de lidar de maneira saudável com o processo de envelhecimento, o idoso deve
evitar que suas dificuldades comprometam a dinâmica familiar como um todo, a fim de que não se torne um problema para a própria família ou sociedade.
relacionar-se apenas com pessoas igualmente idosas, entendendo que, em um grupo relativamente homogêneo, é possível compartilhar experiências semelhantes acerca de doenças, lutos e dificuldades.
reduzir atividades que exijam esforços mental e físico expressivos, a fim de não se deparar com suas incapacidades e deficiências.
relacionar-se com outras pessoas e manter vínculos afetivos para que se sinta atendido e acolhido em suas dificuldades.
exercer atividades individualizadas para que possa entrar em contato com suas dificuldades e incapacidades e refletir sobre elas.
Pode-se começar dizendo que as estruturas caracteriológicas, os sintomas, as inibições e os estereótipos que configuram as diversas síndromes psicopatológicas resultam de um jogo dialético entre as relações objetais, as ansiedades e, para contra-arrestá-las, os tipos de mecanismos que são utilizados pelo ego. Pode-se dizer, psicanaliticamente falando, que fazer um diagnóstico clínico implica fazer uma análise sintática de como se articulam entre si as diferentes partes e níveis das várias subestruturas psíquicas (...). (ZIMERMAN, 1999, p. 197). A partir disso, responda as questões 31, 32 e 33.
Sobre a perversão é CORRETO afirmar:
Designa-se por perversão o conjunto de comportamento psicossexual que não acompanha atipias na obtenção do prazer sexual;
Pode-se dizer que existe perversão quando o orgasmo é obtido com outros objetos sexuais ou por outras zonas corporais e quando o orgasmo é subordinado de forma imperiosa a certas condições extrínsecas;
Chama-se perversão quando o orgasmo é obtido com objetos sexuais não usuais, desde que com uma pessoa do sexo oposto;
A neurose é uma perversão negativa, é o negativo da pulsão, ou seja, a perversão é a manifestação lapidada, não recalcada, da sexualidade infantil;
N.D.A.
Um importante princípio que tem marcado a Psicologia do Desenvolvimento na atualidade é o(a):
interesse exclusivo na compreensão daquilo que distingue o comportamento infantil em suas diferentes fases ou períodos.
necessidade de compreender o desenvolvimento humano no ciclo completo da vida (life-span), com ênfase para a plasticidade interindividual.
necessidade de compreender o desenvolvimento humano, tendo como referência o adulto, entendido como ponto de chegada no ciclo vital.
prioridade ao estudo das diferentes etapas evolutivas, buscando o entendimento da evolução psiconeurológica.
Em construção de escalas para medir variáveis, conceitos ou constructos teóricos não observáveis diretamente, como inteligência, personalidade etc., é fundamental que as medidas sejam precisas e capazes de medir o que se propõem medir, definições essas cujos conceitos, respectivamente, são
validade e fidedignidade.
exatidão e mensuração.
validade e compatibilidade.
fidedignidade e validade.
fidedignidade e precisão.
Pode-se começar dizendo que as estruturas caracteriológicas, os sintomas, as inibições e os estereótipos que configuram as diversas síndromes psicopatológicas resultam de um jogo dialético entre as relações objetais, as ansiedades e, para contra-arrestá-las, os tipos de mecanismos que são utilizados pelo ego. Pode-se dizer, psicanaliticamente falando, que fazer um diagnóstico clínico implica fazer uma análise sintática de como se articulam entre si as diferentes partes e níveis das várias subestruturas psíquicas (...). (ZIMERMAN, 1999, p. 197). A partir disso, responda as questões 31, 32 e 33.
Sobre a psicose é CORRETO afirmar:
O denominador comum das psicoses está, fundamentalmente, numa perturbação primária da relação libidinal com a realidade, onde a maioria dos sintomas manifestos são tentativas secundárias de restauração do laço objetal;
O denominador comum das psicoses está, fundamentalmente, numa perturbação secundária da relação de objeto com as fantasias, onde a maior parte dos sintomas manifestos são tentativas primárias de restauração do laço objetal;
O denominador comum das psicoses está, fundamentalmente, numa perturbação secundária da relação libidinal com a realidade, onde a maior parte dos sintomas manifestos são tentativas primárias de resparação do laço libidinal;
Na psicose o ego obedece as exigências da realidade recalcando as reivindicações pulsionais, enquanto o ego reconstrói uma nova realidade;
N.D.A.
Embora geralmente seja compreendido sob uma perspectiva global, o desenvolvimento humano, dependendo da teoria, é estudado com ênfase em um determinado aspecto.
Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento:
ambiental.
hereditário.
psicossexual.
psicossocial.
intelectual.
Ana, com vinte e dois anos de idade, internada há dois meses, aproximadamente, em hospital psiquiátrico, apresenta discurso desorganizado, anormalidade motora, perturbações no padrão do sono e, por vezes, recusa alimentação, com base em suas crenças delirantes. A paciente relata que, todas as noites, enquanto todos dormem, baratas aglomeram-se a sua volta com o objetivo de morder sua cabeça. Ana justifica a queda de cabelo, relatada pela família da paciente em entrevista inicial, com a ação noturna dos insetos. Ela passa boa parte do tempo sozinha e mostra-se, comumente, resistente aos esforços de mobilização. Exceção a esse comportamento se dá, apenas, em dois momentos: pela manhã, ao recolher flores no jardim para o seu próprio enterro e ao se aprontar e se perfumar, para aguardar a família que virá ao seu enterro. Ambos os comportamentos repetem-se todos os dias, no mesmo horário.
Com referência ao caso clínico hipotético acima apresentado, assinale a opção correta.Trata-se de caso de fobia específica, cujo objeto fóbico é a barata. O medo é acentuado e persistente, excessivo e irracional, em presença ou antecipação do objeto. No caso de Ana, é possível apontar comportamentos de esquiva ou antecipação ansiosa, além de sofrimento significativo com relação à situação temida.
O caso de Ana indica esquizofrenia catatônica, com base nos critérios diagnósticos de presença de delírios, discurso e comportamento desorganizado e ausência ou diminuição na reatividade ao ambiente.
O caso clínico em questão é compatível com esquizofrenia paranoide, diagnosticada com base na presença de discurso desorganizado, delírios e alucinações proeminentes, com relativa preservação do funcionamento cognitivo e do afeto.
O caso sugere o diagnóstico de transtorno da personalidade borderline, tendo em vista os sintomas de instabilidade de autoimagem e afetos, assim como comportamentos repetitivos e perturbação da identidade, associados aos delírios.
Apesar da presença de delírios, o caso corresponde ao transtorno de personalidade histriônica, pois Ana se coloca no centro das atenções com discurso intencionalmente desorganizado e excessivamente impressionista. Ao exibir teatralidade e expressão emocional exagerada, ela tenta convencer a terceiros de que precisa de atenção especial e de que seu caso é de gravidade relevante.
Pode-se começar dizendo que as estruturas caracteriológicas, os sintomas, as inibições e os estereótipos que configuram as diversas síndromes psicopatológicas resultam de um jogo dialético entre as relações objetais, as ansiedades e, para contra-arrestá-las, os tipos de mecanismos que são utilizados pelo ego. Pode-se dizer, psicanaliticamente falando, que fazer um diagnóstico clínico implica fazer uma análise sintática de como se articulam entre si as diferentes partes e níveis das várias subestruturas psíquicas (...). (ZIMERMAN, 1999, p. 197). A partir disso, responda as questões 31, 32 e 33.
Sobre a neurose, analise as proposições abaixo:
I. Afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico que tem raízes na história infantil do sujeito e constitui compromissos entre o desejo e a defesa.
II. Pode-se dizer que a fisionomia clínica das neuroses é caracterizada: por sintomas neuróticos (que relaciona-se a impossibilidade do ego encontrar na identificação do seu próprio personagem boas relações com os outros e um equilíbrio interior satisfatório) e por caráter neurótico do ego (que relaciona-se as perturbações dos comportamentos, sentimentos ou ideias que manifestam uma defesa contra a angústia).
III. A nosografia distingue neuroses, psicoses, perversões e afecções psicossomáticas, enquanto o estatuto nosográfico daquilo a que se chama neuroses atuais, neuroses traumáticas ou neuroses de caráter continua a ser discutido.
São CORRETAS:
I, II e III;
I e II;
II e III;
I e III;
N.D.A.
A teoria do desenvolvimento humano de Piaget é dividida em períodos ou fases, sendo cada uma delas caracterizada por:
aquilo que já está sedimentado no comportamento de desenvolvimento proximal.
aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.
aquisições novas e que pertencem a rigor à fase subsequente.
aquelas aprendizagens desenvolvidas nas fases anteriores.
reações afetivas, demonstrando a assimilação das condutas esperadas para a fase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...