Questões sobre Psicologia Clínica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estudo da justiça, bem familiar à teoria piagentiana, é apresentado e discutido no encerramento de seu ensaio sobre a moralidade infantil. Ele considera a justiça a mais racional de todas as noções morais. Qual opção abaixo está correta?

  • A.

    A justiça se cumpre enquanto que um dever se faz.

  • B.

    Os deveres são ideais enquanto que a justiça é um imperativo a ser obedecido.

  • C.

    A justiça deve, a cada momento, decidir como alcançar seu intento.

  • D.

    A justiça, para a criança pequena, não se confunde com a lei e com a autoridade.

  • E.

    Piaget encontrou evidências de autonomia que antecede a heteronomia.

Caracteriza-se como um período do desenvolvimento humano onde ocorrem de modo marcante a evolução das capacidades mentais como memória, inteligência, linguagem e aprendizagem, e também das habilidades motoras, inclusive aquelas de natureza mais refinada como atar os sapatos, fechar botões ou comer sozinha, além do aprendizado da própria higiene oral e corporal.

Esse período corresponde aproximadamente à faixa etária dos:

  • A.

    seis meses a oito meses aos dois anos, comumente chamado de sensório motor.

  • B.

    doze a quinze meses aos dois anos, denominado comumente de primeira infância.

  • C.

    dezoito a vinte meses aos três anos, denominado comumente de percepto mental.

  • D.

    dois a três anos aos seis anos, denominado por alguns autores de segunda infância.

  • E.

    dois a três anos aos nove anos, chamado comumente de terceira infância.

A perspectiva piagetiana propõe que o universo moral certamente ocorre por meio da aprendizagem de diversos deveres impostos pelos adultos. Qual opção abaixo não está correta?

  • A.

    A imposição é possível na fase de autonomia da criança.

  • B.

    Se a criança aceita bem as regras do jogo, provavelmente aceitará as regras morais.

  • C.

    Se a criança deformava as regras do jogo, desrespeitando as na prática, e, desconhecendo a origem contratual delas, provavelmente deformará as regras morais.

  • D.

    Podemos considerar exemplos de deveres impostos à criança: não mentir, não pegar as coisas dos outros, não ofender as outras pessoas, não bater nas outras crianças.

  • E.

    As concepções morais infantis em relação ao dever foram estudadas por Piaget. As crianças eram pequenos juízes que deveriam posicionar-se sobre diversos dilemas morais.

Considere o texto abaixo:

O texto se refere à violência que sofrem crianças e adolescentes na forma especificamente de abuso:

  • A.

    social

  • B.

    sexual.

  • C.

    moral.

  • D.

    volitivo.

  • E.

    perceptivo.

Os inventários de traços e de ajustamento são técnicas de exame psicológico. Qual opção abaixo não caracteriza estes inventários?

  • A.

    São questionários de personalidade padronizados.

  • B.

    São geralmente autoadministrados.

  • C.

    São entrevistas coordenadas pelo examinador.

  • D.

    São medidas das diferenças individuais dentro da faixa da normalidade e também de psiconeurose.

  • E.

    São perguntas sobre reações individuais em relação aos desejos, interesses, gostos, crenças e atitudes.

Analise a frase abaixo, a respeito de um dos períodos do desenvolvimento concebidos por Piaget.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto:

  • A.

    percepção ; linguagem ; afeto

  • B.

    cognição ; percepção ; corpo

  • C.

    linguagem ; linguagem ; ego

  • D.

    linguagem ; linguagem ; pensamento

  • E.

    linguagem ; consciência ; pensamento

Dadas as afirmativas, segundo os paradigmas teóricos da Psicologia,

I. O Modelo Psicanalítico apresenta como elemento básico os conflitos inconscientes. O tipo de tratamento é a Psicanálise e a Psicoterapia Psicodinâmica.

II. O Modelo Comportamental apresenta como elemento básico os aspectos conscientes e sua mensuração sistemática. O tipo de tratamento é a Terapia de modificação do comportamento desadaptado.

III. O Modelo Humanístico tem como base os valores humanos e as experiências subjetivas em sua existência. O tipo de tratamento é a Terapia Centrada no Cliente.

IV. O Modelo Cognitivo tem por base a atividade interna natural dos processos mentais. A Terapia Cognitiva centrada na mudança de crenças e de atitudes do paciente é o tipo de tratamento.

V. O Modelo Biológico baseia-se na análise fisiológica dos eventos relacionados ao comportamento. Propõe como tratamento a Terapia com medicação.

verifica-se que estão corretas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, III, IV e V.

  • C.

    I, II e V, apenas.

  • D.

    III, IV e V, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

A personalidade, enquanto objeto de estudo da Psicologia, refere-se de modo específico à(ao):

  • A.

    modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo.

  • B.

    forma pela qual diferentes indivíduos reagem diante de distintas situações a partir de suas percepções.

  • C.

    conjunto de percepções e sentimentos que permitem ao indivíduo desenvolver sua socialização e identificação social.

  • D.

    modo relativamente variável de sentir e agir no mundo, demonstrando o grau de plasticidade atingido pelo indivíduo.

  • E.

    manejo adequado de situações cotidianas com as quais o indivíduo se confronta, demonstrando seu controle de ansiedade.

Os testes ou provas de conhecimentos ou de capacidade classificam-se quanto à

  • A.

    validade.

  • B.

    organização.

  • C.

    forma de elaboração.

  • D.

    avaliação.

  • E.

    precisão.

“A metáfora paterna é uma escrita pela qual Lacan, em seus primeiros anos de ensino, propôs uma concepção da função do pai no complexo de Édipo que permitisse evitar certo número de dificuldades que o próprio Freud e seus seguidores não tinham deixado de encontrar.” (KAUFMANN, 1996, p. 334). Sobre a metáfora paterna, é CORRETO afirmar que Lacan:

  • A.

    Propõe a explicação da função paterna como instauradora da lei imaginária, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;

  • B.

    Propõe a explicação da função paterna como instauradora da lei real, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;

  • C.

    Propõe a explicação da função paterna como instauradora da lei simbólica, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;

  • D.

    Propõe a explicação da função paterna como instauradora das leis simbólica, imaginária e real, por uma escrita significante fundada na escrita da metáfora;

  • E.

    N.D.A.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...