Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a transtorno psicótico breve, julgue os itens que se seguem.
Indivíduos com transtorno psicótico breve costumam experimentar confusão, mas não apresentam oscilações intensas de afeto.
A que se referem os dois modelos de terapia abaixo:
I Terapia do comportamento utilizada para reduzir as respostas fóbicas dos clientes.
II Terapia que utiliza o condicionamento clássico para criar uma resposta negativa a um estímulo que provocou um comportamento problemático.
Terapia cognitiva e terapia da aversão.
Terapia da aversão e terapia operante.
Terapia comportamental e terapia de dessenbilização sistemática.
Terapia da dessensibilização sistemática e terapia da aversão.
Terapia da aversão e terapia comportamental.
Com relação a transtorno psicótico breve, julgue os itens que se seguem.
Esse tipo de transtorno pode acontecer sem estressor acentuado e com início no pós-parto.
Acerca da teoria holístico-dinâmica, julgue os itens a seguir.
Necessidades instintoides são necessidades humanas inatas, mas que podem ser modificadas pelo aprendizado.
Acerca da teoria holístico-dinâmica, julgue os itens a seguir.
O comportamento de ajustamento demanda esforços, requer aprendizado e demanda tentativas individuais de ajustar-se ao ambiente, sendo sempre motivado por alguma necessidade deficitária.
Fromm examinou documentos históricos para esboçar um retrato psicológico de uma pessoa de destaque, uma técnica denominada psico-história ou psicobiografia. O objeto do estudo psicobiográfico mais completo de Fromm foi Freud, mas ele também escreveu um extenso texto sobre a vida de Adolf Hitler. Fromm referia-se a Hitler como o exemplo mais notável de pessoa com síndrome
de desconexão.
da decomposição.
do narcisismo.
da alienação.
da falta de rigor.
Segundo Vygotski, o desenvolvimento e a aprendizagem
mantêm uma relação hierárquica entre si, na medida em que é o nível de maturação biológica que expande, consideravelmente, a capacidade de aprender.
são fenômenos isolados: aprendizagem segue o desenvolvimento, pois não se pode ensinar algo sem que haja o nível de desenvolvimento necessário para tal.
são processos equivalentes: sempre que se ensina algo para alguém e esse alguém aprende, é possível dizer que ocorreram, também, processos de desenvolvimento.
mantêm relações descontínuas entre si, pois em determinados momentos a predominância é do desenvolvimento e, em outros, da aprendizagem.
mantêm entre si relações recíprocas e contínuas: aprendizagem converte-se em desenvolvimento, o qual, por sua vez, cria novos patamares de aprendizagem.
O vetor − ou a direção − do desenvolvimento vai, para Vygotski,
do real para o proximal.
da periferia para o centro.
do social para o individual.
do centro para a periferia.
do individual para o social.
Na perspectiva vygotskiana, as funções psicológicas superiores são:
sígnicas, filogenéticas e discordantes.
instrumentais, biológicas e consensuais.
imediatas, biológicas e involuntárias.
mediadas, sociais e voluntárias.
peculiares, idiossincráticas e multiculturais.
As principais funções da linguagem, de acordo com Vygotski, são:
intercâmbio social, mediação e dialogia interativa.
socialização, expressão motriz e denotação conotativa.
comunicação, planejamento e autorregulação da conduta.
representação, sentidos orais e significados escritos.
interpretação, formação de conceitos e organização mental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...